Não são poucas as mulheres que resolvem dar o devido destaque às madeixas soltas em seus penteados para casamento. Bem cuidados e produzidos, elas são mais do que suficientes para emoldurar os sorrisos radiantes que acompanham os vestidos de noiva. Seja qual for o tipo de cabelo, usar a favor a textura e o aspecto natural dele ajuda a obter um look mais espontâneo, descomplicado, realista e menos editado como resultado.

Por isso, as uniões ao ar livre (no campo, na fazenda ou na praia) ou sob um tema mais despreocupado e informal costumam preferir esta linguagem dos modelos de penteados para casamento soltos. Ela está intimamente ligada a uma beleza real, que tem tudo a ver com os cenários escolhidos. Entre as vantagens, está a de que toda a preparação se torna potencialmente mais rápida e menos tensa. O que talvez explique a razão para que as celebrações noturnas e mais tradicionais encontrem também parcela significativa das adeptas dos fios livres. Fato é que este é um estilo lindo, que merece ser analisado em suas múltiplas possibilidades. 

Babyliss

O babyliss é um dos melhores amigos das noivas com cabelos soltos. Bem marcado, ele cria ondas que dão movimento ao visual. A utilização de acessórios como arco e diadema de flores, contribui bastante para o aspecto fada, algo que é a cara do estilo boho chic. Nos cabelos lisos e muito longos, que cobrem boa parte do colo, esse tipo de penteado fica mais interessantes quando usado em conjunto com vestido de noiva tomara que caia ou os modelos que deixam pescoço e clavícula à mostra.    

De um lado só

Os fios podem ser todos jogados para somente um lado com a ajuda de um fixador ou pequenos grampos, com as ondulações pendendo apenas sobre um dos ombros. Este tipo de configuração alonga o pescoço e dá maior destaque ao brinco e ao colar. Fica lindo em todos os tipos de cabelo e é uma mostra que um belo penteado simples para casamento bem pensado e executado está longe de ser classificado como simplório. 

Com franja

A ingenuidade e candura de uma franja bem cortada e ajustada para o tipo de rosto pode ser o “pulo do gato” que a noiva está esperando para arrasar num look mais romântico. Ela pode ser utilizada volumosa centralizada sobre os olhos, abertas como cortinas nas laterais ou toda para um só lado; solta, presa, fluida ou esticada; longa, curta ou com comprimento desigual. O importante é que ela esteja bem cuidada, assim como o restante dos cabelos. 

Acessórios

Pontos de luz e flores (naturais e artificiais) são combinações em alta para a noiva que pretende festejar livre, leve e solta com suas madeiras. Coroas, arcos e diademas, como já citado anteriormente, também são amigos de toda a proposta. Eles trazem charme e uma certa ordem para a cabeça já que o ideal é não pesar mão nos sprays e cremes nos fios. Esse tipo de produto usado em demasia pesa a imagem da noiva e acabam com o aspecto fluido da cabeleira.

Com véu 

Sim, é possível prender o véu nos cabelos soltos. O recomendável é que madeixas compridas sejam acompanhadass por um véu médio ou longo, e o cabelo curto, por véus curtos e médios. O uso de acessórios costuma ajudar na aplicação já que o véu impõe algum peso e desafio na fixação.

Topete

Um leve topete ajuda a dar volume aos cabelos lisos e levemente ondulados. Com cabelos compridos e curtos, ele passa uma sensação de afinação do rosto com a melhora da proporção. As regiões da testa, maçã e olhos recebem maior destaque, o que acaba por beneficiar a maquiagem.  

Volume

Cabelos crespos, cacheados e ondulados podem – e devem! – ter o volume de seus fios intensificados. Com a ajuda de uma escovação adequada e de alguns produtos que definem a curvatura do fio, é possível se chegar a um resultado chique com ar levemente desarrumado.

Felizmente, a moda dos cabelos naturais e livres de química chegou para ficar. Penteados para cabelos cacheados de casamento que assumem o volume tem como resultado um visual lindo no aspecto de coroa ou aréola na noiva ao altar.   

No entanto, antes de se decidir pelos fios soltos ou meio soltos vistos nos casamentos boho chic, averigue a temperatura prevista para a data. O calor e o suor são os inimigos dos cabelos e podem inviabilizar a magia pretendia. Além disso, os penteados do dia C irão se valer da saúde dos cabelos, sendo fundamental um cronograma de hidratação e de outros cuidados com eles. A maciez, o brilho e a integridade dos fios dependem disto. Uma ida ao cabeleireiro para ajeitar o corte e eliminar as pontas duplas, dias antes de dançar com o seu par as músicas do casamento, também é importante e dará mais brilho ao seu conjunto.