Villa Giardini Ecoparque

O chá foi descoberto por acaso. Em 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nung fervia água em um ambiente externo, quando percebeu que caíam em sua jarra folhas de uma planta chamada Camellia Sinensis – que conhecemos como chá-da-índia. Elas deixavam a bebida castanha. Ele experimentou essa nova "composição", gostou do que a água havia se tornado, e a bebida ganhou o mundo, chegando ao Brasil somente em 1814. Desde lá o chá foi ganhando mais e mais espaço no país, e chegou também ao universo dos enlaces, e não apenas como um substituto do café. Que tal levar essa bebida ancestral para a sua festa?

É isso mesmo, aliado a uma decoração de casamento que siga a tendência escolhida pelos noivos, junto a outros itens relevantes para a cerimônia, como toda a papelaria do enlace e o buquê de flores, é inovador, elegante e faz com que este dia seja personalizado e inesquecível. Existem várias maneiras de servir esta bebida milenar, e selecionamos cinco diferentes formas para os noivos se inspirarem.

Buffet Doce Arte

1. Aperitivo

Uma bebida aperitiva são aquelas que abrem o apetite, e elas são ideais para serem servidas no início da festa, quando os amigos estão buscando sua mesa com uma leve música instrumental de casamento ao fundo. Os convidados já começam brindando a cerimônia da qual acabaram de participar e estão ansiosos para a festa que está começando. Em um dia de calor, temos duas opções geladas: o coquetal feito à base de Aperol, gim e chá de hibisco ou um outro coquetal com espumante e chá de limão siciliano. Além de refrescantes são bebidas deliciosas!

Dieffs Bartenders Open Bar

2. Saquinhos de chá e bebidas

Uma nova moda surgiu entre os amantes de bebedas na Austrália, e tudo indica que tem tido êxito. A novidade consiste na combinação de saquinhos de chás para potencializar o sabor das bebidas alcoólicas. Os chás foram criados para serem servidos junto com bebidas específicas, como vinho, whisky e gim. Se quiserem realmente incrementar o seu open bar, que tal disponibilizar esses sachês especiais ou oferecer algumas opções no coquetel volante?

É importante deixar seus convidados usarem a criatividade para fazerem escolhas aleatórias. Se preferirem, optem por um mini-cardápio e faça sugestões. Aqui vão algumas combinações que fazem sucesso: martini com chá de lavanda; espumante e chá de hortelã, whisky e chá de gengibre, vodka e chá verde entre outros. Mas lembre-se, as bebidas devem estar geladas.

3. Quentão

Nem só em festas juninas é servido o quentão. Se a sua cerimônia vai ocorrer em uma época um pouco mais fria, por que não servir essa bebida tão comum em nosso país? Além das opções tradicionais de cachaça com gengibre e vinho com canela, há também a versão do quetão de cachaça com chá de erva-cidreira. Além de saborosa, a bebida irá esquentar e animar os convidados. E claro, se vocês optarem por uma decoração de casamento rústica, essa bebida irá harmonizar bem com o ambiente, e podem até ousar na forma de servir, como garrafinhas enfeitadas com renda ou ramas de flores, e podem acrescentar canudos de papel, uma sugestão de mexedor ecológico e que podem ser encomendados da cor que desejarem. Mas nada os impede também de ser usarem copos especiais em um casamento mais formal.

Raiz Forte

4. Lembrancinhas de casamento

Há muitos fornecedores no portal que personalizam os saquinhos de chá com as iniciais, o nome do casal ou a data do seu dia C, e vocês podem ir além e personalizar o próprio chá, encomendando uma mistura de ervas saborosas e que podem ser usadas para presentear os convidados no fim da festa. Uma ideia é usar uma caixinha com a foto do casal ou réplicas dos noivinhos do bolo de casamento, e dentro dela colocar um saquinho das ervas pré-preparadas. Para os padrinhos, a caixa pode ser maior e podem até acrescentar um infusor de chá. É uma lembrancinha de casamento diferente e que vai estar presente no dia a dia dos convidados.

Didarts Artesanato

5. Mesa de chá 

Tradicional em muitos casamentos, ela fica disponível para os convidados que costumam frequentá-la no fim da festa. Servir um chá digestivo é uma excelente opção. Hortelã, alecrim, camomila, gengibre, sálvia, são ervas frescas que agradam. Chás de frutas, como morango, pera, maçã com canela, também agradam aos paladares. E por que não servir o chá aos convidados depois que os noivos cortarem o bolo decorado de casamento? É intimista e será uma maneira delicada de já ir anunciando o fim do dia.

Leôncio Costa Fotografias

Existem formas muito originais para server essa bebida com tantos sabores e tipos diferentes, chá verde, chá branco, chá preto. O importante é encontrar aquela que fique em harmonia com a prosposta que desejam para as festa, para que tudo esteja em sintonia, desde as músicas do casamento até o que é servido no buffet, incluino as bebidas. Se originalidade é um item importante para o casal, por que não inovar com uma bebida que é tida como monótona, dando aos seus convidados suas versões mais modernas e divertidas para provar?