Libérée GastronomiaLibérée Gastronomia

Ao planejar uma festa de casamento se espera que, além dos noivos, os convidados possam se divertir e aproveitar aquele dia. Não é à toa que se gasta tempo pensando desde o que escrever no convite de casamento até detalhes que ganham muita importância, como escolher o modelo dos noivinhos para bolo de casamento. Pensando nisso, que tal ao escolher o buffet da festa incluir também alimentos para aqueles amigos que tem restrições alimentares, como é o caso dos celíacos, que não podem ingerir o glúten?

Preparamos uma série de sugestões de comidinhas básicas que vocês podem incluir no cardápio da recepção. Assim como ocorre com as músicas do casamento, nem tudo agradará a todos, mas a partir daqui os noivos podem ter uma ideia de que delícias sem glúten existem, e vão deixar seus convidados celíacos eternamente agradecidos.

Privilège BuffetPrivilège Buffet

Entendam essa restrição alimentar

A doença celíaca é uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte. O corpo de quem tem o problema não possui uma enzima responsável por quebrar o glúten. Como a proteína não é processada direito, o sistema imune reage ao seu acúmulo e ataca a mucosa do intestino delgado. Isso causa lesões e prejudica o funcionamento do órgão, fazendo com que os celíacos possam sofrer desnutrição mesmo se alimentando, além de outros sintomas.

Para a sorte dos brasileiros, a gastronomia do país conta com alternativas incríveis, como a tapioca e a mandioca (conhecida em algumas regiões como aipim ou macaxeira), com a qual se produz uma farinha que pode e deve ser usada como substituta do glúten, já que também acrescenta um sabor maravilhoso aos pratos.

Espaço L'artiste EventosEspaço L'artiste Eventos

Finger Food

Comidinhas para se servir no início da festa, para ir preparando o apetite e não deixar seus convidados celíacos loucos para saberem se haverá algo para eles no jantar. Sugestão: plaquinhas discretas na bandeja avisando que o alimento é gluten free (livre de glúten):

  • Salgadinhos 

Feitos com farinhas especiais, como a farinha de madioca e a de amêndoa, e uma sugestão são as bolinhas de queijo e coxinha de frango

  • Brusqueta sem glúten

Feita em padarias especiais, elas são sem glúten e sem lactose, e podem ser servidas recheadas de tomate, pesto, damasco, camarão e diversas outras combinações

  • Chips de milho 

Belisquete gostoso e que pode ser acompanhado com molhos variados, como guacamole, cebola caramelizada e até um molho mais picante para os convidados mais atrevidos

  • Batatinhas  

Quase um símbolo mundial. Unem veganos, vegetarianos e celíacos. Podem ser servidas de diversas formas, como rosti com creme de funghi, souté passadas no azeite e no orégano, recheadas com queijo sem lactose e muitas outras formas

W GourmetW Gourmet

Ilhas exclusivas

Ter uma ilha exclusiva de produtos sem glúten é uma excelente opção para seus convidados. É possível pedir ao buffet que decore a mesa e a identifique com prismas, e para dar um ar leve podem até usar arranjos com as flores de casamento do décor, para ressaltar o cardápio que deverá estar exposto. As opções de ilhas podem ser:

  • Massas

Feita à base de outras farinhas que não a de trigo, como a de arroz, por exemplo. São deliciosas e podem ter vários tipos de molhos, e os ingredientes podem ser escolhidos na hora pelos convidado. 

  • Crepes

Com uma massa também feita sem farinha de trigo, possibilita recheios saborosos como ricota, espinafres, frango, carne e tem ainda a opção de doces, que pode ser desde o tradicional chocolate até os feitos de caldas de frutas

Buffet especial 

Consiste em servir um jantar completo, de modo americano, também chamado de self-service, com todas as opções sem glúten, desde as entradas até as sobremesas. Nele as possibilidades são amplas, contemplando até o bolo decorado de casamento, só é preciso analisar se é viável economicamente colocar um buffet a mais (caso pensem em seguir com um buffet sem retrições), e se todos os ingredientes serão mesmo gluten free, em especial os molhos das carnes, massas e saladas.

Sobremesas

Para adoçar o dia C, não pensem que terão muitas dificuldades com os celíacos, é possível encontrar sobremesas deliciosas e preparar uma mesa à altura de toda a celebração, combinando o bolo com os clássicos docinhos.

  • Bolo de casamento 

Se você ainda não experimentou um bolo feito sem glúten, não sabe o que está perdendo! A massa é leve, delicada, em suma, uma delícia. Os recheios são diversos e serão uma opção que agradaria a todos os convidados. Vale participar de uma degustação e deixar o preconceito de lado.

  • Maquete de bolo

Usar uma maquete de bolo para tirar fotos e já ter na cozinha os bolos com e sem glúten para serem servidos aos convidados. Neste caso a sugestão é que os deixem já separados e envoltos em papel manteiga ou papel alumínio separado por cores, para que os garçons não se confundam e acabem oferecendo um bolo com glúten a um celíaco.

  • Docinhos

Têm as mesmas regras dos bolos. Quando feito por uma confeiteira de qualidade, não é possível diferenciar um doce com glúten de um sem. Também é recomendável participar de uma degustação e, caso os noivos optem por tê-los na festa, uma dica é os deixarem separados na cozinha e pedir para que sejam servidos junto com o bolo. Isso evita que eles se misturem com os outros doces da mesa que podem conter glúten.

Dica importante

O celíaco não pode comer nenhum alimento que tenha sequer encostado em outro com glúten, para que não haja a chamada contaminação cruzada, que ocorre quando o alimento não é feito de glúten, mas contém traços dele. A dica é separar a cozinha que vai servir os pratos para os celíacos.

Depois de "baterem o martelo" sobre as opções sem glúten, é hora de pensar nas possibilidades para deixar a proposta mais atrativa. Como, por exemplo, uma mesa com plaquinhas que irá deixar a decoração de casamento ainda mais exclusiva e inovadora. Os seus convidados agradecerão e o buffet não perderá em nada o seu sabor.