Parque Lage Escola de Artes Visuais
Parque Lage Escola de Artes Visuais

Recheado de endereços de arrancar o fôlego, o Rio de Janeiro é um excelente pano de fundo para histórias de amor. Não há decoração de casamento que não seja beneficiada pela natureza ou história da cidade, ex-capital federal do país. Deixar-se envolver pelas emoções que surjam ao som das músicas do casamento não será tarefa difícil para os seus convidados sob o olhar do Cristo Redentor. O próprio monumento, inclusive, pode ser cenário para a troca de alianças. Traremos neste artigo alguns dos locais para a união que fará o casal ter a certeza de estar vivendo um conto de fadas graças ao ar único da Cidade Maravilhosa.

Alguns são óbvios, outros nem tanto. Mas todos têm em comum uma estreita ligação com a própria história e desenvolvimento local, dando uma prova que o Rio de Janeiro costura relações duradouras com os corações sonhadores. Parece o cenário ideal para o início de uma vida a dois. E para vocês?

Parque Lage Escola de Artes Visuais
Parque Lage Escola de Artes Visuais

1. Parque Lage

Localizado na área nobre da cidade, com um entorno de 52 hectares de vegetação exuberante pertencente ao Parque Nacional da Tijuca, o “palazzo romano” onde funciona a Escola de Artes Visuais do Parque Lage pode ser alugado para casamentos, um cenário idílico que consegue mesclar a sofisticação da renascença italiana impressa em sua arquitetura com o ar tropical do Rio.

O endereço é usado constantemente como locação para filmes, séries, novelas e eventos por conta do jardim no estilo romântico, nos moldes das quintas europeias, e do palacete, que data do início do século passado.

Neste refúgio de beleza, até os caminhos que levam à mansão são um charme à parte. Cercados por palmeiras imperiais, eles conduzem os convidados até o casarão, construído em torno de uma piscina, um dos destaques de sua área interna. O lugar é devidamente decorado com azulejos e ladrilhos vindos da Itália, terra do arquiteto que o projetou, Mário Vodrel, além do mármore e das pinturas nos salões. Para a realização dos eventos, que incluem enlaces fascinantes, estão disponíveis o palacete, o platô, o salão nobre e a área externa. 

Parque Lage Escola de Artes Visuais
Parque Lage Escola de Artes Visuais

2. Corcovado

Que tal trocar frases curtas de amor aos pés do Cristo Redentor, com toda a Cidade Maravilhosa aos seus pés? O sonho é possível desde que sejam seguidas algumas exigências da Igreja Católica, como o curso de noivos. O preço também não é proibitivo: cerca de R$ 3 mil. Para quem não sabe, o Corcovado é um santuário e dispõe de uma capela dedicada à Nossa Senhora Aparecida, com capacidade para 30 pessoas, além da área externa onde pode ser realizada a união. Pessoas de qualquer parte do país e do mundo podem dar entrada no pedido para se casar no local, através de cadastro do santuário pelo site oficial. Orienta-se também que o casal inicie o processo para viabilizar o casamento dando entrada na documentação na paróquia mais próxima. 

Pinnola Fotografia
Pinnola Fotografia

3. JW Marriott Hotel Rio de Janeiro

De cara para a praia de Copacabana, o Marriott é conhecido por ser um dos melhores hotéis da cidade e prepara serviço customizado para o tamanho do sonho do casal, recebendo confortavelmente festas em seus salões com capacidade para 20 a 250 pessoas. Recepções ainda maiores são possíveis com a integração de mais espaços. O pacote do aluguel inclui serviço de bufê e bebidas e ainda a possibilidade de um cardápio kosher. É a escolha ideal para quem quer aliar luxo a conforto, concentrando da cerimônia à lua de mel em um só endereço, reconhecido internacionalmente pela qualidade dos seus serviços.

JW Marriott Hotel Rio de Janeiro
JW Marriott Hotel Rio de Janeiro

4. Zéfiro Eventos

As praias do Rio podem até ser mais famosas, mas as de Niterói não deixam nada a desejar. O Zéfiro Eventos se aproveita de todo o encanto da praia de Jurujuba, tendo a Cidade Maravilhosa como fundo, para encher de encanto o momento do sim. Possui capacidade para até 350 convidados e amplas janelas de vidro para que nada atrapalhe a visão do pôr do sol aos convidados. Conta também com uma área externa de frente para o mar que pode ser utilizada como extensão da festa, e alguns casais até optam por uma cerimônia ao ar livre no espaço. O bufê já está incluído no pacote.

Zéfiro Eventos
Zéfiro Eventos

5. Confeitaria Colombo

Palco de numerosos banquetes, a Confeitaria Colombo, no Centro, é um dos lugares mais icônicos da cidade. Centenária, era foi frequentada por figuras históricas como Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac e Villa-Lobos e oferece a sensação de viagem no tempo. Possui três salões refrigerados: o Bar Jardim, com capacidade de 150 pessoas, o Cristóvão, de 250 pessoas, e o Espaço Memória, para até 40 pessoas, que podem ser alugados com o serviço de bufê (doces e bolo inclusos no pacote).

O serviço também inclui iluminação e sonorização profissional, com a confeitaria dispondo de parcerias para a decoração. Patrimônio cultural e artístico do Rio de Janeiro, é um cenário pronto para contar uma história de amor de forma clássica e glamourosa, que pode inspirar também a escolha das letras para convite de casamento.

Pequenos Detalhes Noivas
Pequenos Detalhes Noivas

6. Museu de Arte Moderna

Casar-se no Museu de Arte Moderna, no Flamengo, é casar-se com vista para a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, a Marina da Glória e os jardins de Burle Marx. A construção data de 1948 e recebe anualmente grandes exposições, além de desempenhar importante função historicamente na divulgação da vanguarda artística brasileira. O MAM fica ao lado do aeroporto Santos Dumont e a dez minutos da Zona Sul, contando com fácil acesso e estacionamento próprio. O espaço possui salão fechado e climatizado de 450 metros quadrados e área externa de 545 metros quadrados para a realização de eventos. Um dos diferenciais do local é contar com a equipe e bufê do restaurante Laguiole.

7. Sheraton Rio Hotel & Resort

Para um casamento impecável com a sensação de praia exclusiva, o Sheraton é a opção ideal. Situado entre a Barra da Tijuca e a famosa praia de Ipanema, o hotel fica quase dentro da praia do Leblon. Nenhum outro na cidade é tão perto da faixa de areia. Atende recepções para 10 a 1000 pessoas, com bufê incluído e possibilidade de hospedagem para os convidados. A vista de tirar o fôlego o torna perfeito para uniões com uma vibe mais tropical. E se tudo isso não foi suficiente para encher os olhos do par, os serviços de spa disponíveis no hotel podem contribuir na decisão.  

Sheraton Rio Hotel & Resort
Sheraton Rio Hotel & Resort

8. Belmond Copacabana Palace

É impossível pensar em Rio de Janeiro sem pensar no Copacabana Palace, “o Copa”, para os cariocas. A construção de 1923 possui arquitetura clássica e 13 salões para a locação. Seus detalhes em mármore e lustres de cristal são dignos dos reis e rainhas que já se hospedaram no hotel, além das centenas de estrelas de todo o mundo. O hotel conta com equipe que ajuda o casal a pensar em toda a organização para uma grande festa ou uma pequena recepção mais intimista, da decoração, até a escolha das atrações e dos pratos. Tudo isso a poucos passos da areia e do mar da praia de Copacabana e da igualmente famosa piscina do hotel, cercada pelos três restaurantes de renome internacional, que têm o Copa como endereço (dois deles reconhecidos com estrela Michelin).

9. Sant Martre

Já pensou em se casar em um dos bairros com a vida cultural mais pulsante da cidade? Localizado em Santa Teresa, o Sant Martre possui o charme deste canto do Rio. Se seu sonho é casar ao ar livre tendo a cidade aos seus pés, é melhor considerar seriamente esta dica. Possui uma ampla zona ajardinada, pista de dança e uma bela piscina com vista panorâmica, comportando muitíssimo bem eventos diurnos e vespertinos. O bufê, no entanto, deve ser contratado à parte já que não está incluído no pacote para a locação.

V Cruz Vinte Filmes Foto e Filmagem
V Cruz Vinte Filmes Foto e Filmagem

10. Museu Histórico Nacional

Dedicado à história do Brasil através dos mais de 250 mil itens de seu acervo e localizado na Praça XV, no Centro, o Museu Histórico Nacional é um capítulo a parte. O museu ocupa todo o complexo arquitetônico da Ponta do Calabouço e tornou-se o mais importante museu de história do país, reunindo um acervo com cerca de 258 mil itens. São 9 mil metros quadrados de área aberta ao público. O espaço reservado para casamentos possui capacidade para até 500 convidados, que ficarão embasbacados com a arquitetura neocolonial de seus arcos e pátios de pedra enfeitados e iluminados pelas flores para casamento.

Sidney Nascimento
Sidney Nascimento

11. Jockey Club Brasileiro

Fundado em 1932, o Jockey Club Brasileiro é o tradicional palco do turfe da cidade e sedia o maior evento de corridas de cavalo do país, o Grande Prêmio Brasil. Entre o Cristo Redentor, Jardim Botânico, Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jockey tem quatro ambientes para eventos, devidamente climatizados: o Salão Nobre, com entrada pela Lagoa, as Tribunas B e C e o Pião do Prado com entrada pela Gávea. A área externa também pode ser alugada, estendendo a capacidade para convidados. Sofisticação garantida.

Karina Lemos Eventos
Karina Lemos Eventos

Cortar o bolo de casamento em qualquer que seja um destes cenários dará ao casal a certeza de ter iniciado a jornada juntos com o pé direito. Por isso, é provável que até os convidados se esmerem mais na escolha de seus trajes e vestidos de festa para estar à altura de um dia permeado pelo romance, estilo e glamour na celebração.