Ronaldo Costa Luna - Fotografia

Quando os noivos acabam definindo a lista de convidados e, após enviados os convites de casamento, as confirmações de presença vão definindo os números definitivos da festa. É com base nesses números que as decisões mais importantes vão tomando forma e os valores vão aparecendo, já que isso limitará o número de lembrancinhas de casamento necessárias, o número de mesa e os arranjos de decoração de casamento para cada uma, e claro, o valor do buffet.

Como já devem saber, esse último tópico é, muitas vezes, o responsável por fazer os valores do orçamento aumentarem. Antes de contratarem um fornecedor, é interessante saber a quantidade de comida que seria necessária no seu caso. Com essa informação e base você sentirá mais confiança na hora de negociar valores. Saiba quais fatores influenciarão na quantidade de comida ideal para a sua festa, para que os convidados saiam satisfeitos do evento.

SRP Fotografia

Duração da festa

Comece definindo quanto tempo irá durar a festa. Se você já encontrou o local onde vai realizá-la, provavelmente já sabe até que horas pode durar o evento. Definir esse ponto é importante para todos os serviços que irá contratar, desde o DJ que irá tocar as músicas para festa de casamento, até o buffet, já que, dependendo da hora, determinará o número de refeições que deve servir para garantir o bem-estar dos seus convidados. Para eventos longos, o normal é que seja servido aperitivo na recepção, os pratos principais, o coquetel com uma boa quantidade de finger foods, e petiscos no decorrer da festa e na pista.

Conhecendo seus convidados

Agora que já sabe o número de refeições necessárias, parta para a análise de seus convidados. É muito importante saber quem são eles, o sexo e faixa de idade da maioria. Além de determinar também outros itens, como os modelos de lembrancinhas de casamento, te dará uma ideia de quantidade de comida. Lembrem-se de que, de maneira geral, adultos consomem mais que crianças e idosos, e mulheres consomem menos que homens. Tenha calculado o número de convidados por sexo e faixa etária para atribuir valor ao seu orçamento.

Classe A Studio

Estilo da festa

Assim como o estilo da festa definirá qual o modelo de vestido de noiva é o mais adequado, ele também influenciará na quantidade de comida. Se pretendem realizar uma festa mais informal, com apenas um coquetel e quem sabe uma decoração de casamento rústica, podem limitar o número de refeições, sempre levando em conta o ponto anterior da duração da festa. Eventos que servem buffet onde cada convidado se serve a quantidade que quiser são mais imprevisíveis, e obrigam os noivos a calcularem com um teto maior. Já nos pratos servidos prontos, o casal terá a quantidade definida pelo número de convidados.

O buffet é dos pontos mais trabalhosos na hora de organizar um casamento. Se já passaram por essa tarefa, as próximas decisões serão muito mais simples e prazerosas, como a busca pelo penteado de casamento ideal, que transmita a sua personalidade e que combine com o vestido de noiva, isso sim fará você suspirar!