Camatti Eventos
Camatti Eventos

Existem tantas opções e expectativas na hora de definir onde realizar o casamento que a missão pode parecer exaustiva. Mais do que o sonho de replicar o design salvo no Pinterest, deve haver preocupações de ordem prática que garantam o conforto dos convidados, bem como a segurança e a saúde deles. Há ainda a necessidade de dar à festa a personalidade do casal, para que se torne única e emocionante. Os limites do orçamento também não devem ser ignorados, sob o risco do sonho virar um verdadeiro pesadelo. São tantas as variantes que devem ser averiguadas na escolha do espaço para o casamento que resolvemos enumerar alguns conselhos importantes neste artigo.  

Vila dos Araçás
Vila dos Araçás

1. Chamem um cerimonial

Esses profissionais estão muito mais familiarizados e aptos a checar todas as características e recursos essenciais, aqueles que não podem faltar na comemoração. No estudo sobre a viabilidade dos locais, vão considerar o layout, o tema da festa, a acessibilidade e os itens necessários na ambientação, entre outras questões.

Graças ao know how adquirido, saberão identificar incompatibilidades das ideias do casal com os pontos avaliados e possíveis gastos extras na adequação. Contar com esse tipo de consultoria poupará tempo, dinheiro e dores de cabeça., e aqui no portal vocês encontram os melhores. 

Casarão La Villa
Casarão La Villa

2. Alinhem o tema ao lugar 

Pode parecer óbvio, mas a busca deve se concentrar nos locais que mais se encaixem à estética desejada. Um casamento moderno funciona bem em galerias de arte, restaurantes e armazéns. Já as celebrações amantes dos elementos naturais devem procurar endereços ao ar livre, como parques e fazendas. A escolha ideal irá baratear os custos com a decoração e conectará os convidados à vibe da festa. 

Ravena Garden Buffet
Ravena Garden Buffet

3. Considerem a lista de convidados

Saber quantos convidados irão chamar antes de levantar os lugares facilitará o processo. Não raro, casais subestimam quantas pessoas gostariam de ter consigo no grande dia. Por isso, o risco de escolher um espaço muito pequeno acaba sendo grande, colocando o casal em uma situação difícil. Lembrem-se sempre que, no atual cenário, quanto mais ampla a área, melhor

4. Lembrem do orçamento

É preciso considerar mais do que o valor do aluguel. Ter em mente o orçamento total e quanto custará a execução do projeto é crucial. Se o custo estourar, é hora de pensar em soluções mais acessíveis. Dividir o orçamento geral por categoria, priorizando os fundos disponíveis para fornecedores de maior prioridade, ajuda a ter um panorama mais claro.

Sítio da Figueira
Sítio da Figueira

5. Pensem na experiência dos convidados

Se estão convidando muitas pessoas de fora da cidade ou vão realizar o casamento longe, procurem um local que seja próximo a um hotel ou que já tenha hospedagem no pacote. Lembrem-se do conforto na festa também. A capacidade máxima de uma sala nem sempre é a quantidade confortável. Avalie os parâmetros permitidos de forma a garantir as condições mínimas de segurança e saúde.

Neste item também avaliem as instalações:

  • Se elas possuem boa ventilação e se contam com climatização;
  • Verifiquem a quantidade de banheiros e a localização deles;
  • Vejam se disponiblizam locais cobertos para um plano B caso realize o evento ao ar livre;
  • Perguntem sobre o sinal da internet (essencial tanto para vocês quanto para os convidados)
  • O tamanho do estacionamento e se ele possui sistema de segurança.  

Villa Sansu
Villa Sansu

6. Verifiquem o que está incluído

Antes de escolher entre locais que ofereçam serviço completo e onde se permita levar os seus próprios fornecedores, definam o preço de tudo. 

  • Há locais cujo serviço de buffet cobra o preço por prato, informem-se bem;
  • A decoração e os arranjos das flores para casamento também elevam os gastos;
  • É necessário saber se o espaço possui funcionários para trabalhar no dia ou se terá que terceirizar o serviço;
  • Um lugar com mesas, cadeiras e toalhas de mesa incluídos pode parecer caro no início e se provar um bom negócio no comparativo depois;
  • Os itens incluídos geralmente são mais básicos (louça, talheres padrão, etc.), então se preferem algo mais requintado, também precisam colocar na ponta do lápis. 

Luciana e Hérlon - Foto e Filme
Luciana e Hérlon - Foto e Filme

7. Pensem na acessibilidade 

A acessibilidade também deve ser assegurada, por isso veja se o espaço possui rampas e pisos apropriados para garantir o fluxo fácil de cadeirantes e convidados com outras necessidades especiais. E vejam também como é o grau de dificuldade para que os convidados cheguem até o local (de carro ou outros meios de transporte).

8. Sejam fiéis aos seus gostos

Com a crescente busca por inspirações no Pinterest, muitos casais pleiteiam na íntegra o estilo de casamento que viram online. Mas é importante se perguntar o que é o mais autêntico para vocês. O espaço e o design devem, antes de tudo, representá-los. Simplesmente pegar os parâmetros escolhidos por outras pessoas pode tornar tudo frio e sem charme.

Ravena Garden Buffet
Ravena Garden Buffet

São esses tipos de cuidados que garantirão que o casal faça a melhor escolha do lugar para casamento. Acesso, conforto, beleza, localização, segurança e custo são tópicos igualmente importantes no planejamento da celebração. Caso queira, pode desenvolver uma espécie de ficha de entrevista com os fornecedores, destrinchando assim os prós e contras dos espaços para a melhor visualização de tudo que neles é oferecido. É uma forma bacana de conseguir bater o martelo sobre onde fazer a festa de casamento com convicção.