Ananda Zanini Fotografias

O local onde vai celebrar o seu casamento é essencial para definir todos os outros preparativos. Essa decisão influencia diretamente a escolha do estilo da decoração de casamento e todos os elementos que refletem essa eleição, como as flores para casamento que se colocará no local, ou até mesmo o estilo do vestido de noiva que se pretende usar. Já que é uma definição mais que importante, todo o cuidado é preciso nessa hora. Será necessário muita pesquisa, comparações e reflexão antes de bater o martelo. Para te ajudar a organizar os passos até encontrar o local ideal que esteja de acordo com tudo o que deseja, separamos as dicas mais essenciais para te ajudar.

Antecedência

Está com o anel de noivado na mão e o com as fotos de vestido de noiva guardados como inspiração? Então já é o momento de buscar pelo local ideal. Vocês sabem como se manter no orçamento é importante, por isso a busca antecipada é essencial. Dará a vocês margem de tempo para negociar e para conseguir as datas em que pretendem realizar o evento. Só quem encontrou o local ideal sem data disponível sabe como é frustrante a sensação. Por isso comecem o quanto antes a sua pesquisa e não percam tempo em comparar as opções disponíveis.

Thiago Bertulino Fotografia

Um local idílico

Como já falamos, ele deve estar de acordo com o tipo de casamento que pretende celebrar. Não é o mesmo buscar um restaurante de luxo quando o que se pretende é incluir uma decoração de casamento rústica. O ambiente deve estar de acordo com todos os elementos. Vá eliminando da sua lista todos aqueles que não condizem com o estilo que buscavam, assim já terá mais limitadas suas opções.

Espaço suficiente

Ainda pensando em limitar a sua lista de opções, você deve eliminar todas aquelas em que o espaço não condiz com o número de convidados. Se sua lista é extensa, decida antes se irá servir um jantar com mesas e lugares para cada um se sentar. Um jantar tradicional necessita de mais espaço, já que, além de alocar as mesas, deve pensar no espaço de circulação do salão. Do contrário, se pensa em um mini wedding, com decoração de casamento simples, um lugar muito grande deixará o ambiente sem intimidade, perdendo todo o charme que você buscava. Calculem muito bem e já risquem da lista os incompatíveis.

Brezan Fotografia

Últimos detalhes

Já estão quase decididos? Agora é a hora de comprovar os últimos detalhes, se o lugar possui todas as instalações e aspectos práticos. No dia da visita veja se o local possui:

  • Climatização necessária para a época do ano
  • Se possui funcionários para trabalhar no dia ou se terá que terceirizar o serviço
  • Disponibilidade de ambientes: locais cobertos para seu plano B caso realize o evento ao ar livre, banheiros equipados e em bom estado para o número de convidados, espaço preparado para bar e banquete
  • Conservação da estrutura

Agora que já tomou todos os cuidados necessários e comprovou todos os serviços que oferecem, pode seguir sua intuição. Do mesmo jeito que o coração bate mais forte quando você encontra o sapato de noiva, também acontece com o local para celebração do casamento. Agora já pode começar a pensar nos convites de casamento e enviar para os convidados reservarem a data do grande dia.