Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Como calcular a quantidade de bebidas sem álcool do casamento

Que não falte e nem sobre bebidas na festa do casamento! E isso não vale apenas para os coquetéis alcóolicos. Saibam como calcular a quantidade de bebidas sem álcool para o seu casamento. E não faltam opções originais para oferecer aos convidados!

Ainda sem o buffet do casamento? 🍽
Peça informações e preços a negócios de Buffet perto de você

Liquid Coquetéis

Por mais que os drinques alcoólicos sejam os preferidos das festas e dominem o open bar dos casamentos, nem sempre são os únicos protagonistas no cardápio de bebidas. Há que se pensar que as opções sem álcool também são pedidas nas recepções e, algumas vezes, são as estrelas, já que alguns casais optam por não servir álcool, seja por sua religião ou outras convicções. O menu da recepção, da comida e das bebidas que serão servidas, está entre as decisões prioriárias na organização de um evento, e aqui iremos ajudá-los(as) a entender como calcular a quantidade de bebidas para o casamento sem álcool, pensando nas alternativas que podem ser oferecidas aos convidados. Para garantir uma recepção de sucesso e, claro, onde não falte e nem sobre bebidas, evitando desperdícios desnecessários, temos dicas valiosas, vamos a elas. 

Fotógrafa Tânia Bauer

Primeiro passo: lista de convidados

O grande aliado do casal é um bom planejamento de cada detalhe. O primeiro passo para definir quais bebidas querem servir e as quantidades, é preciso ter a lista de convidados completa. É a partir dela que vocês irão estipular quais são as melhores opções de bebidas e os volumes a serem encomendados, afinal vocês conhecem o perfil dos convidados melhor do que a assessoria. Criem uma lista própria do que não pode faltar em termos de bebidas sem álcool no casamento, para depois entrarem em contato com as empresas, já que muitas trabalham com bebidas consignadas, e poderão auxiliar também. E, para que saibam mais sobre o cálculo, explicamos o que devem ter em mente.

Cardápio adaptado ao estilo da refeição servida no casamento

  • Café da manhã e brunch: água aromatizada, água de coco, café, leite e chás, sucos naturais, smoothies;
  • Almoço ou jantar: além dos itens acima, podem acrescentar cervejas sem álcool, vinhos espumantes e coquetéis sem álcool 

Como calcular a quantidade de bebidas sem álcool

Uma festa de casamento pode durar, em média, 3 horas (desde o final da cerimônia, coquetel e recepção). E a intenção é que o open bar esteja sempre abastecido, para que não falte nada do que os convidados pedirem. A estimativa a seguir mostra como fazer o cálculo geral. E, no caso de crianças, o cálculo deve ser feito contando cada 2 crianças como 1 convidado adulto.

  • 500 ml de água/água aromatizada  por convidado;
  • 700 ml de refrigerante para cada convidado;
  • 500 ml de suco (sabores variados) para cada convidado;
  • 600 ml de coquetel de frutas por convidado;
  • 700 ml de cerveja sem álcool por convidado;
  • 1 coco por convidado, ou 300 ml de água de coco por convidado,
  • 2 coquetéis por por convidado

D' Cavalcanti Buffet e Recepções

Drinques sem álcool em alta

Ao organizar o menu da recepção, sempre deve-se considerar que haverá um número considerável de pessoas que preferem abrir mão das bebidinhas alcóolicas. Mas isso não significa deixar de lado a criatividade dos barmen. Os profissionais reponsáveis pelos coquetéis estão arrasando em originalidade, com combinações perfeitas com frutas, xaropes, refrigerantes, água com gás e água tônica, e outras receitas, sem o uso de álcool, onde figuram outros itens deliciosos, como canela, gengibre e cravo da índia. E acreditem: diante dos sabores, não fará falta. Inclusive há coquetéis clássicos que já têm seus equivalentes sem álcool, como o famoso Sex on the Beach e o Moscow Mule.

Cristal Bartender

Mocktail: uma tendência

A personalização dos drinques é uma tendência absoluta. E com esses coquetéis de autor, chegam também os mocktails, exatamente o nome que se dá aos drinques sem álcool, que serão parte imprescindível das festas de casamento, com um apelo visual incrível, bem instragramáveis. As receitas são mais trabalhadas, e os ingredientes esbanjam tanto sabor quanto originalidade.

Cerveja, espumante e até gin sem álcool!

A cerveja sem álcool já é conhecida há um tempo, mas agora outras bebidas, muito apreciadas, seguem essa corrente. É  o caso do espumante sem álcool que substitui o tradicional champanhe no momento do brinde de casais que não bebem álcool.

E uma novidade tem sacudido o mercado: o gin sem álcool. É engarrafado na Suécia, chamado de Cedere’s, feito a partir de gin clássico, plantas exóticas sul-africanas e água sueca, que se convertem-se numa bebida igual ao gin, mas que não tem álcool nem açúcar. Com ele é possível fazer a margarita, gin sour e muitos outros drinques estimulantes. 

Mas, além disso, podemos perceber que muitas vinícolas já dispõe de vinhos sem álcool, que passam longe de ser confundidos com sucos de uva. Enquanto o suco é feito através do cozimento da uva com água, o vinho é feito através de um processo da fermentação da uva, sem adição de água, que após esse preparo o álcool é retirado. Perfeito para deixar o jantar completo e a decoração das mesas do casamento ainda mais incrível com as taças. 

Drink UP Bartender

Smoothies

Refrescantes e deliciosos, os smoothies são perfeitos para os casamentos em estações mais quentes. A textura cremosa é conseguida por meio de uma base feita de batida de frutas, combinadas com leite natural, leite de coco, de aveia ou de amêndoas, e por isso também são a grande sensação entre as bebidas consideradas saudáveis para os eventos. Mas é possível torná-las "menos" saudábeis e mais apetitosas, substituindo os variados tipos de leite por sorvetes ou iogurtes.

Algumas empresas também oferecem smoothies feitos com chás ou sucos. As combinações são inúmeras e se a proposta do seu dia for pé na areia, podem ainda criar um quiosque ou uma ilha gastronômica de smoothis, atração perfeita para divertir e refrescar os convidados. 

Golden Bartender

Os fornecedores de bebidas do portal sabem como adaptar seus serviços a cada casamento, de acordo com as necessidades que os casais apresentam. Ainda assim, é importante que vocês saibam como podem fazer este cálculo. Casais que não querem investir em bebidas alcóolicas podem ter mais ideias de coquetéis, e tenham em mente que, mesmo em casamentos onde irão servir drinques alcóolicos, é fundamental pensar nos seus amigos e familiares que irão consumir, incluindo as crianças! 

Ainda sem o buffet do casamento? 🍽
Peça informações e preços a negócios de Buffet perto de você