Kekkon Produções
Kekkon Produções

Por mais que os drinques alcoólicos dominem as comemorações, nem sempre são os protagonistas. Em muitas situações, as bebidas sem álcool são as preferidas no open bar e, algumas vezes, são as estrelas das celebrações. Para muitas casais a decoração da festa do casamento está no topo da lista de prioridades do planejamento, mas é o cardápio e a carta de bebidas que costuma tirar o sono dos noivos que desejam receber muito bem seus convidados.

Para isso, empenham-se por meses em degustar opções de menu para que possam oferecer o que há de melhor, dentro de suas possibilidades, a todos que estão prestigiando o momento. Se querem garantir uma recepção de sucesso, sem escassez e sem desperdício, mostramos como calcular as bebidas não alcoólicas para que sejam suficientes até o momento de cortar o bolo do casamento.

Fotógrafa Tânia Bauer
Fotógrafa Tânia Bauer

Organizando a compra

O grande aliado do casal é um bom planejamento de cada detalhe, desde uma estimativa atenciosa ao número de convites do casamento diferentes que serão distribuídos, aos convidados que garantam a presença. O primeiro passo é definir quais bebidas querem servir, afinal vocês conhecem o perfil dos convidados melhor do que a assessoria, assim é fundamental estipular quais são as melhores opções para sua recepção.

Façam uma lista de cada item e marquem as quantidades necessárias ao lado, lembrando que muitas empresas trabalham com bebidas consignadas e permitem que não falte e nem haja sobra desnecessária.

D' Cavalcanti Buffet e Recepções
D' Cavalcanti Buffet e Recepções

Drinques sem álcool em alta

Seja por alternativa de qualidade de vida, problemas de saúde ou por motivos religiosos, sempre há um número considerável de pessoas que preferem abrir mão das bebidinhas, por isso muitos barmans estão criando combinações perfeitas com frutas, xaropes, refrigerante de limão, guaraná, água com gás e água tônica, sem o uso de álcool. E acreditem: diante dos sabores, não fará falta.

Além disso, os drinques são complementados com leite condensado, leite de coco, canela, gengibre e cravo da índia, trazendo uma picância e sensação de um drinque alcoólico. 

Casa da Dona Diquinha
Casa da Dona Diquinha

Novidades no segmento

A cerveja sem álcool já é conhecida há um tempo, mas agora outras bebidas, muito apreciadas, seguem o segmento, é o caso do espumante sem álcool que substitui o tradicional champanhe no momento do brinde ao cortar o bolo decorado de casamento.

Mas, além disso, podemos perceber que muitas vinícolas já dispõe de vinhos sem álcool, que passam longe de ser confundidos com sucos de uva. Enquanto o suco é feito através do cozimento da uva com água, o vinho é feito através de um processo da fermentação da uva, sem adição de água, que após esse preparo o álcool é retirado. Perfeito para deixar o jantar completo e a decoração das mesas do casamento ainda mais incrível com as taças. 

Drink UP Bartender
Drink UP Bartender

Mocktail

As bebidas destiladas em versões sem álcool estão surgindo, e cada vez sendo mais apreciadas e consumidas por quem deseja manter um estilo de vida saudável, é o caso dos “mocktail”,  releituras dos coquetéis clássicos só que sem álcool.

E uma novidade tem sacudido o mercado: o gin sem álcool. É engarrafado na Suécia, chamado de Cedere’s, feito a partir de gin clássico, plantas exóticas sul-africanas e água sueca, que se convertem-se numa bebida igual ao gin, mas que não tem álcool nem açúcar. Com ele é possível fazer a margarita, gin sour e muitos outros drinques estimulantes. 

Gift Bar
Gift Bar

Smoothies

Muito refrescante e delicioso, os smoothies são a grande sensação entre bebidas saudáveis para os dias quentes e são ideais para incluí-los caso a data tenha sido marcada para o verão.

Feitos a base de frutas combinadas, com leite natural, leite condensado, de coco, de aveia ou de amêndoas, sorvetes, chás, iogurtes e outros ingredientes naturais. As combinações são inúmeras e se a proposta do seu dia for pé na areia, podem ainda criar um quiosque para serví-lo, uma atração perfeita para divertir e refrescar os convidados de forma deliciosa. 

Golden Bartender
Golden Bartender

Criar a carta de bebidas perfeita

Se a ideia é não servir bebidas alcoólicas, vocês devem fazer uma seleção de bebidas (sem álcool) o mais completa possível, e claro que sempre em concordância com o horário e o estilo de cerimônia. 

  • Café da manhã e brunch: café, leite e chás, sucos naturais, águas aromatizadas e água de coco;
  • Almoço ou jantar: além dos itens acima podem acrescentar cervejas sem álcool, vinhos espumantes e coquetéis sem álcool 

HR Coquetelaria
HR Coquetelaria

Como calcular

Normalmente o evento dura em média 6 horas, e se a intenção é o open bar deve estar bem abastecido, priorizando abundância. Façam a estimativa a seguir. No caso de crianças o cálculo deve ser feito contando cada 2 crianças como 1 convidado adulto.

  • 500 ml de água  por convidado;
  • 600 ml de refrigerante para cada convidado;
  • 400 ml de suco (sabores variados) para cada convidado;
  • 500 ml de coquetel de frutas por convidado;
  • 600 ml de cerveja sem álcool por convidado;
  • 1 coco por convidado, ou 300 ml de água de coco por convidado,
  • Vinho e espumante: meia garrafa por convidado

Nomangue Eventos
Nomangue Eventos

Tão importante quanto a paleta de cores, a quantidade ideal de cada elemento se torna essencial para um bom resultado final. Desde a quantidade de comida, bebidas, doces e até com as flores do casamento precisam ser muito bem planejadas para arrasarem em cada pormenor. Por isso, antes mesmo de pensar nas frases dos convites do casamento comecem a planejar o dia mais importante de suas vidas, com os detalhes que realmente farão diferença para os seus convidados.