Villa Boa Vista
Villa Boa Vista

Distribuir os convidados na festa pode ser mais prático do que se imagina. As longas e retangulares mesas imperiais são ótimas para comportar os doces e o bolo de casamento e vão além disso. Por acomodarem dezenas pessoas, são também uma ótima forma de poupar espaço no salão e de suscitar mais conversas entre os presentes. Ainda facilita a vida dos noivos na hora de marcar os lugares daqueles para quem enviaram os convites de casamento.    

Pode parecer contraditório, mas as mesas imperiais são sinônimo de glamour e descontração. Isto porque as largas dimensões garantem um ar de produção digna de banquete da realeza de Luís XV e, ao mesmo tempo, deixam tudo mais descontraído por agregar um maior número de amigos em torno do casal. Outro ganho é com relação à versatilidade da proposta, já que elas são uma ótima escolha para qualquer que seja o estilo da festa, servindo bem o rústico, o vintage, o boho chic e o estilo clássico, entre tantos outros possíveis.

Decorart Flores & Decorações
Decorart Flores & Decorações

Disposição nos ambientes

Nesta disposição, até 40 pessoas conseguem comer e beber juntas as delícias do buffet e do bar. Há também o ganho com relação à decoração de festa de casamento, já que a grande superfície favorece e dá um efeito especial aos adornos de mesa, sejam eles estolas de flores, castiçais, vasinhos ou pequenas velas soltas. Tudo passa a ter um lugar de destaque, como num grande palco. Até escolhas minimalistas ganham alguma opulência.

Outro aspecto bem legal das mesas imperiais é a possibilidade de agrupar várias delas em um layout no salão ainda mais agregador, em forma de U. Nada impede também que elas sejam combinadas com mesas menores pelo salão para que aqueles que não estejam nelas não acabem segregados nos cantos muito distantes ao centro.  

Faby Flores e Eventos
Faby Flores e Eventos

Assim, se tivermos que enumerar os prós:

  • 1. Impacto visual
  • 2. Fácil organização dos convidados
  • 3. Maior integração e sofisticação
  • 4. Maior destaque à decoração

Mas ainda que a distribuição dos convidados seja facilitada, algumas regras devem ser respeitadas para facilitar a socialização e evitar “saias justas” na disposição deles.

La Casa Bella Buffet
La Casa Bella Buffet

Casal sempre unido

Tome o cuidado para que casais nunca fiquem separados. Um deve ficar em frente do outro ou imediatamente ao lado. Isso evitará desentendimentos e dores de cabeça desnecessárias, além de não ser de bom tom.  

Prole próxima

Crianças devem se sentar junto aos pais já que precisam de supervisão e ajuda constante deles. Com os menores sempre à vista, os progenitores servirão de freio para que eles não cismam em querer mexer nos noivinhos para bolo de casamento, por exemplo.  

Felicíssima
Felicíssima

Distrações próximas

Isso muda no caso de crianças mais velhas, que podem se sentar próximas às outras. Uma se encarregará de ser entretenimento a outra, e dará certa autonomia aos pais nas conversas.

Necessidades especiais

Pais com crianças pequenas devem se sentar mais próximos às saídas, o que facilitará também as constantes idas ao banheiro para trocas de fralda e de roupa que se façam necessárias. Cadeirantes também precisarão de lugares mais acessíveis para as vezes que precisarão se ausentar do salão.

Espaço Canto das Heras
Espaço Canto das Heras

Grupos afins

Procure reunir membros de uma mesma família juntos, assim como os colegas de trabalho e grupos de amigos. Eles terão o que conversar e não terão que ficar se deslocando ou berrando para falarem uns com os outros.

Zona de conforto

A princípio, todo convidado deve se sentar próximo a alguém que ele conhece. Assim, fica muito mais fácil puxar um assunto quando os noivos não estiverem próximos. Para isso, tente agrupar os convidados também de acordo com a faixa etária ou possíveis interesses comuns para promover o melhor conhecimento e convívio. Melhor do que o papo ficar restrito ao trânsito, ao clima ou às flores do casamento.

Julia Albuquerque Eventos
Julia Albuquerque Eventos

Casamenteiro, não

Com relação aos amigos e familiares solteiros, procure distribuí-los perto de pessoas em que acha que conseguirá interagir de maneira mais fluida, sem forçar “encontros”. Promover um segmento inteiro de mesa somente com solteiros não é simpático. Fica forçado, é deselegante e gera constrangimentos desnecessários.

Centro de Eventos Roda d'Água
Centro de Eventos Roda d'Água

Puxadores de papo

Procure misturar os convidados mais extrovertidos ao longo da mesa. Eles certamente serão ótimos puxadores de conversa e irão incentivar a troca de ideias e de histórias. Geralmente, são ótimas fontes de “causos” e saberão entreter quem estiver ao seu redor.

Integre os desgarrados

Jamais faça um presente se sentir menos querido, segregando-o para a ponta da mesa, sobretudo se ele estiver solitário e não pertencer a nenhum outro núcleo. Integre-o entre grupos maiores e falantes. 

Ana Polo Decorações
Ana Polo Decorações

Agora sabendo das possibilidades que a mesa imperial incorpora à comemoração, procure adequar o móvel ao espaço contratado e às suas prioridades para a festa. É possível dispor de algumas paralelas, no estilo casas de Hogwarts, como na saga Harry Potter, em U ou uma única, como na imagem icônica da Santa Ceia. A decisão ficará por conta do casal, que deve levar em conta o número de convidados e o interesse em promover a conversa entre diferentes grupos.

De qualquer forma, as fotos ficarão um arraso por conta do destaque da decoração de casamento. Difícil vai ser segurar o impulso dos amigos e familiares em fazerem as milhares de selfies com um pano de fundo tão propício aos registros.