Estúdio Letícia BarbetoEstúdio Letícia Barbeto

A prova do menu é importantíssima para garantir o sucesso do seu evento. Por se tratar de uma parte essencial, é preciso ter paciência, e dedicar-se com carinho a esta parte da organização. A decoração do casamento é fundamental para que a recepção tenha o estilo escolhido, para que as mesas estejam impecáveis, mas o que será servido é aquilo que realmente ficará na memória dos convidados!

Prestem atenção às alternativas, ouçam opiniões de profissionais que entendem e provem muitas opções de menus, para terem certeza sobre as suas escolhas. Atualmente o mercado oferece uma grande variedade de opções, e o seu empenho na procura é fundamental. A pesquisa será sua grande aliada para adequar o seu gosto ao seu orçamento. A organização também é fundamental, então recomendamos que façam uma planilha com todas as possibilidades para o cardápio e comecem o seu tour gastronômico. Para conseguirem elaborar um menu perfeito, vejam bem o que devem e o que não devem fazer na sua degustação para o buffet.

Fernando Fernandes FotografiaFernando Fernandes Fotografia

O que não é indicado fazer

  • Deixar que apenas uma pessoa do casal faça a degustação

A presença do casal, de ambos, é fundamental para a degustação. As alternativas de menu também devem agradar aos dois, e por isso é imprescindível que vocês participem juntos ativamente, para escolher opções que mostrem a essência dos dois. É fundamental também porque cada um saber melhor sobre as escolhas e gostos dos familiares e amigos, e isso deve ser levado em consideração no cardápio.

  • Permitir que o fornecedor os influencie em tudo  

Claro que o fornecedor irá ajudá-los com ideias incríveis, baseadas em sua experiência trabajando com enlaces, ele irá orientá-los bem e é fundamental, mas é preciso entender que profissionais podem aperfeiçoar a ideia do casal e não impor as suas, especialmente porque, às vezes, o que está em jogo são os valores cobrados por cada prato ou menu. Fiquem atentos, e montem um menu com o auxílio de uma boa empresa, mas onde prevaleça os seus gostos.

  • Fazer apenas uma degustação antes de decidir 

Se vocês se encantaram com a comida do primeiro fornecedor, atenção: não é a hora de fecharem o contrato de imediato. Deixe-o de reserva e façam, pelo menos, mais duas ou três degustações. Isso é essencial para ter ideia se aquela é mesmo a melhor opção para o seu casamento.

  • Não perguntar sobre possíveis trocas de pratos 

Perguntar sobre possíveis trocas de pratos ou algum outro item é fundamental para não ter um custo extra. Muitas vezes, depois de ter fechado o contrato, se vocês quiserem alterar uma entrada ou um petisco, por exemplo, podem ter que pagar, já que alguns locais cobram uma taxa.

La Casa Bella BuffetLa Casa Bella Buffet

O que é recomendável que façam

  • Provar todos os pratos disponíveis  

A desgustação é o momento em que o buffet disponibilizará ao caasl todas as suas melhores opçãoes de entradas, pratos principais, saladas, sobremesas etc. Tentem degustar o máximo de pratos possível. Muitas vezes, fechados em opções que queriam, podem perder a oportunidade de conhecer sabores novos, e colocar algo incrível no seu menu. Às vezes um prato bárbaro pode ficar de fora, não deixem isso acontecer!

  • Degustar os pratos e os ingredientesda estação

 Existem uma limitação que será uma vantagem para vocês: tentem provar apenas os pratos que combinam com a estação do seu casamento. Não adianta provar uma variedade de sopas se for se casar no verão.

  • Pensar em um menu com a sua essência, mas que inclua opções especiais

Pensem em um cardápio que tenha tudo a ver com vocês, com os seus gostos e com o estilo do casamento, isso é fundamental para ter sucesso. Mas não se esqueçam de incluir opções vegetarianas, veganas, sem glúten ou sem lactose. Cada vez mais pessoas desenvolvem intolerância a determinados ingredientes, e os convidados irão agradecer se puderem experimentar tudo sem problemas.

  • Fotografar os pratos escolhidos 

Isso é um cuidado extra para que vocês tenham a certeza que de que o buffet manterá tanto a qualidade quanto a apresentação dos pratos que propuseram na degustação. Peçam autorização aos profissionais para fotografarem, e também podem anotar os detalhes dos pratos.

  • Provem os pratos na ordem em que serão servidos

Vocês devem provar a sequência de pratos exatamente como serão servidos no dia. Não experimentem o prato quente antes da entrada, por exemplo, isso poderá atrapalhar a ordem e confundir os sabores, o que vale para todo o menu.

Elaine Coelho FotografiaElaine Coelho Fotografia

Quando acabar a degustação...

  • Façam questão de conhecer as louças do buffet 

Toda louça, incluindo os  talheres e os acessórios, deve estar à altura do evento que desejam, em harmonia com a decoração das mesas do casamento e com a identidade visual do dia. Ainda que pareça um detalhe, isso fará muita diferença no conjunto final. Antes de fechar o contrato verifiquem o material e o estado das louças e dos acessórios disponibilizados pela empresa. 

  • Saibam a duração dos serviço de cada etapa 

Não deixem de perguntar quanto tempo haverá para o coquetel, quanto tempo durará o jantar e o tempo da sobremesa, tudo isso deverá ser conversado antes. Normalmente a média são 90 minutos de coquetel, 90 minutos jantar em seguida a sobremesa deve ser servida antes ou junto com os doces e o bolo decorado do casamento.

Juliano Sousa FotografiaJuliano Sousa Fotografia

O cardápio é o deleite dos convidados e, ainda que eles estejam felizes simplesmente pelo fato de poderem estar presentes neste dia, dançando as músicas de casamento com vocês e celebrando o seu amor, é importante fazer o possível para acertar nas escolhas do menu, oferecendo um cardápio à altura da festa. Isso também ficará marcado na memória de todos!