Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

6 Vantagens de optar por uma recepção com cardápio vegetariano

Cada vez mais as pessoas aderem ao consumo de comidas sem carne e os fornecedores estão atentos à tendência para oferecer menus variados, mais saudáveis e deliciosos. Confiram os benefícios.

Ajudamos a encontrar um buffet delicioso para seu casamento 🍽
Peça informações e preços a negócios de Buffet e Gastronomia perto de você

recepção com cardápio vegetariano

Após decidir sobre o estilo da festa, os casais já começam a ver os preparativos de outros detalhes cruciais para o sucesso do dia C, como o que vão servir no bufê do casamento. O universo dos casórios sempre se reinventa e segue com o que está em alta, o que vale para a alimentação, cujo enfoque é servir opções saborosas e que agradam a todos. Seja pelo aumento da conscientização sobre o meio ambiente, pela preocupação com a proteção dos animais, por manter ou começar a ter uma vida mais saudável, ou porque não gostam de carne, muitas pessoas tem priorizado alimentos de origem vegetal, se adaptando à gastronomia vegetariana.

Esse regime de alimentos que exclui o consumo de todos os tipos de carne, seja a vermelha, branca ou frutos-do-mar (e dentro da dieta existem outras classificações para os que utilizam ovos e/ou leite e/ou laticínios, e os que não utilizam nenhum produto de origem animal). Pensando no seu buffet de casamento, vejam as vantagens que um cardápio sem carne pode proporcionar.

Índice de Conteúdo

1. Ter pratos mais saudáveis
2. Apresentação e sabor
3. É para todos e para todas! 
4. Economiza no orçamento
5. Há profissionais especializados
6. Uma comida leve para a festa

Não perca nenhuma novidade!

recepção com cardápio vegetariano

1. Ter pratos mais saudáveis

Para compensar as proteínas da carne no organismo, essa dieta se enfoca no consumo de grãos, frutas, verduras e legumes, que previnem o envelhecimento precoce, fornecem fibras que melhoram o funcionamento do intestino e ajudam no controle do açúcar no sangue. Não ingerir gordura saturada de origem animal diminui o risco de doenças cardiovasculares, digestivas e os níveis do colesterol ruim, além de regular a pressão arterial e melhorar o sono. Ao optarem por oferecer pratos vegetarianos na recepção, podem ter certeza de que estão possibilitando esses benefícios aos convidados naquele dia.

Lembrando que a mudança alimentar é opcional. Se a ideia é se tornar vegetariano em médio e longo prazo, recomendamos consultar nutricionistas para a substituição gradual das proteínas ser feita com responsabilidade. A Sociedade Vegetariana Brasileira 1 também orienta e é uma fonte de informações.

recepção com cardápio vegetariano

Encontre o buffet ideal para o seu casamento

2. Apresentação e sabor

Seja um coquetel volante, um almoço, jantar ou um delicioso brunch, a gastronomia vegetariana apresenta alternativas de dar água na boca e encher os olhos. Legumes, frutas, grãos e vegetais são coloridos e bem preparados para entradinhas e pratos principais para celebrações mais variadas, desde as rústicas até as mais formais e sofisticadas.

Quanto aos doces, fica ao critério de vocês se quiserem uma porção deles sem lactose. Há possibilidade, inclusive, de encomendar bolos que atendem aos princípios do vegetarianismo, tendo as frutas como protagonistas, por exemplo.

recepção com cardápio vegetariano

Uma estratégia muito usada para que o cardápio vegetariano seja uma das opções e não a única é a ilha gastronômica. Com isso, os convidados ficam à vontade para se servirem no ponto fixo da festa e experimentarem as iguarias diferentes do que normalmente comem em seu dia a dia, e podem até se encantar e seguir com a proposta sem carne.

recepção com cardápio vegetariano

3. É para todos e para todas!

Vocês podem optar pelo cardápio vegetariano mesmo se alguns ou a maioria dos convidados não for vegetarianos. Propor refeições mais saudáveis é uma maneira de pensar no bem-estar de todos porque, como vimos, os benefícios à saúde são muitos e as receitas podem agradar até os paladares mais exigentes. O propósito não é excluir quem come carne e sim, incluir os convidados nessa proposta em que todos podem aproveitar o buffet.

recepção com cardápio vegetariano

Leia também: 

4. Economiza no orçamento

Sabemos que os preços das carnes tendem a subir e são os alimentos mais caros do cardápio porque são servidas peças de primeira qualidade, ainda mais em uma festa tradicionalmente requintada como um casamento. Os peixes e frutos-do-mar têm um custo maior, como salmão, camarão e lagosta, seguidos das carnes bovinas e das carnes brancas de frango e de porco.

Escolher as refeições vegetarianas como carro-chefe do enlace garante um melhor custo-benefício, sem afetar a qualidade do buffet. É uma questão a ser considerada porque vocês terão outros gastos maiores.

recepção com cardápio vegetariano

5. Há profissionais especializados

Procurem um buffet que trabalhe com esta linha de alimentação para elaborar um menu adequado às necessidades do dia C de vocês. Como a gastronomia vegetariana é crescente no mundo, muitos profissionais estão se especializando na área e criando receitas para atender os gostos e substituir produtos de origem animal pelo vegetal. Ainda vale a pena incluir alimentos sem glúten e lactose para ter um menu bem inclusivo e versátil.

recepção com cardápio vegetariano

Promoções para o bufê!

6. Uma comida leve para a festa

Uma festa de casamento é sinônimo de muita animação e energia. Geralmente, os pratos vegetarianos são mais leves, mais frescos, o que deixam as pessoas convidadas alimentadas sem dar aquela sensação de barriga cheia que muitas vezes impede curtir a festa. Se o casamento é no verão ou na primavera, vale a pena pensar em um cardápio vegetariano, pensando no bem-estar de todas as pessoas presentes. 

recepção com cardápio vegetariano

As pessoas convidadas não irão se esquecer do "sim" e dos momentos cruciais, mas ter um bufê caprichado, com requinte e alimentos bem preparados, faz toda a diferença na memória afetiva de quem recebeu o convite. Por isso, sugerimos que reflitam com carinho sobre eleger o cardápio vegetariano como único, principal ou secundário na recepção de vocês, será uma agradável surpresa. Se tiverem dúvidas, além de conversar com os fornecedores, peçam ajuda pela Comunidade do Portal para casais que já tiveram essa experiência e que recebem elogios até hoje.

Referências

  1. Sociedade Vegetariana Brasileira www.svb.org.br/
Ajudamos a encontrar um buffet delicioso para seu casamento 🍽
Peça informações e preços a negócios de Buffet e Gastronomia perto de você