Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Guia completo para as flores do casamento: saiba como escolher segundo a estação no Brasil

O que considerar na decisão sobre as espécies que integrarão o grande dia? Mais do que uma questão de custo, a escolha por essa ou aquela espécie ajuda a contar muito sobre a própria história e identidade do casal!

Ainda sem as flores para o casamento? 🌻
Peça informações e preços a negócios de Flores e Decoração perto de você

Your Dream Decorações e Eventos

Nós, do universo nupcial, conhecemos bem os muitos questionamentos que surgem quando pensamos na escolha das flores para casamento. “Quais tipos combinam melhor com a nossa paleta de cores?”, “devo embarcar nas flores da moda ou optar pelas variedades mais tradicionais?” e “quais seriam as ideais para os arranjos e quais ficam melhor no buquê?” são algumas delas. Frente a tantas possibilidades, é mais do que compreensível que os casais se sintam intimidados com tanto a considerar. Por isso, preparamos este abrangente guia de flores de casamento, que procura orientar para as melhores opções de acordo com a região do país e a estação marcada para a celebração.

Por mais que as tendências atuais e o estilo visual ajudem na construção da identidade da festa, não há como não considerar as flores em maior sintonia com o clima local. Num país com biodiversidade tão rica e vasta, o que não falta são belezuras pelas quais se apaixonar. Considerar isso para integrar a decoração costuma ser um golaço e tanto que, ainda por cima, ajuda a baratear os custos. Aprender mais sobre as flores para a cerimônia ainda representa a chance perfeita para se inspirar e compor uma decoração mais genuína, sustentável e gentil com o seu bolso. Vamos juntos então?

KF Decorações

Por que a estação é tão importante?

Quando se fala em produtos naturais como flores, é evidente que o local de onde se fala e a época do ano escolhida são fatores determinantes por uma só questão: disponibilidade. Os diversos climas são adequados para o cultivo de diferentes espécies, o que as torna economicamente mais acessíveis na estação mais propícia. O preço é uma das vantagens de investir nas flores da época. Celebrar a flora regional também significa valorizar a cultura e a produção local, garantindo a autenticidade e personalidade na ocasião. Além disso, considerar a contribuição ambiental que podemos deixar ao planeta também é uma tendência em alta. Reduzir as emissões necessárias para o transporte e conservação dos tipos para o seu casamento é investir na qualidade do futuro da própria família que se forma.

Quando recorrer a flores importadas

Compor uma decoração exclusivamente com produtos locais, no entanto, pode não ser uma possibilidade para todos. É perfeitamente possível que a época disponível para a celebração não bata com a estação ideal para a flor dos sonhos do par apaixonado. O gosto pessoal é um motivo forte e válido, mas há ainda diversos outros. Estar na presença de flores da terra dos seus antepassados, por exemplo, é celebrar a herança cultural, homenagear os que vieram antes e fazer surpresa aos familiares queridos. Da mesma forma, o simbolismo de determinadas variedades é algo valorizado em inúmeras religiões e, por isso, também deve ser algo a ser colocado na balança da decisão.

Os melhores arranjos de flores

Jader Morais Fotografia

As flores da estação - Primavera

Impossível não começar pela sempre popular estação das flores. Seja pelo clima de esperança que toma conta, as temperaturas agradáveis ou a variedade de cores e cheiros, tudo nesta época parece ser inspirador para o casamento. O período é ideal para promover cerimônias em contato com o meio ambiente, seja no campo, na praia ou no jardim. Também é uma das épocas mais abundantes em espécies, o que facilita a missão de florir a cerimônia e a festa. Dica: use e abuse de cores básicas para compor uma estética romântica e alegre. 

Apaixonante e inconfundível, a estrela da estação é a rosa. Em suas diversas cores e tamanhos, são cultivadas pelo país todo e são super versáteis na decoração nupcial. Sua variante mini, também chamada de rosa spray, é uma escolha adorável nas mãos das daminhas, nas coroas e nas guirlandas. Buquês de flores do campo aparecem muito também, compostos por margaridas, petúnias e gipsofilas. Esta última, popularmente conhecida como mosquitinho, é excelente para dar volume aos arranjos. A primavera também é a estação ideal para colheita dos integrantes da família Orchidaceae, incluindo a cattleya e a orquídea-bambu. Perfumados e exuberantes, lírios e callas são mais duas das opções disponíveis em abundante escala na temporada.

Feliz Cetim Artigos

Não nos esqueçamos das delicadas peônias, umas das mais procuradas por quem quer espécies exclusivas. Costumam aparecer mais no buquê da noiva por ter alto custo, sendo encontradas principalmente nas regiões Sul e Sudeste. O clima por ali também é perfeito para a colheita das angélicas, flores claras encantadoras nos casamentos ao ar livre. Outra alternativa elegante é o lisianthus, cujas variantes mais raras exibem pétalas nas cores azul, roxo e rosa. É uma espécie estrangeira cultivada por todo o Brasil, que exige plantio em ambiente controlado.

E que tal ir além das flores de corte e incluir vegetação viva na decoração? São inúmeras as oportunidades de trazer frescor e leveza, em vasos, floreiras ou canteiros. O clima permite inovar nos buquês e arranjos, abrindo espaço para ramos e folhas. Se o local permitir, tire proveito de espécies nativas que florescem nesta época como o ipê, o flamboyant, a quaresmeira e o jacarandá. É difícil superar o romantismo de se casar sobre tapete natural de pétalas debaixo de uma copa de árvore repleta.

Crear Fotografia

As flores da estação - Verão

Casamentos durante a alta temporada são ocasiões festivas e divertidas, onde a descontração e a ousadia tomam o lugar da formalidade. O clima quente pede um vestuário mais fresco, que aparece com tecidos leves e fendas sensuais. Fibras vegetais aparecem muito na ambientação, que se destaca por paletas de cores vivas e contrastantes nos dias com mais horas de sol. É a época em que mais brilha a beleza de um país tropical como o nosso, comportamento muito a presença das frutas e flores da vez.

O casamento no verão representa a grande chance de apostar num buquê exótico, em formato desconstruído ou em cascata. O período mais luminoso do ano parece quase pedir as espécies mais extravagantes que a nossa flora tem a oferecer. A estrelícia ou ave-do-paraíso é um dos exemplos mais emblemáticos: suas pétalas lembram asas e variam entre as cores laranja, vermelho, amarelo e azul. O clima também é perfeito para as helicônias, botões imponentes em tons vibrantes que roubam a cena nas mãos e arranjos. Já o antúrio, com seu chamativo botão floral, exala confiança e sensualidade.

Lu Peônia

Mesmo quem deseja opções fora da temática tropical vai encontrar tipos que ficam lindas entre dezembro e março. Esses são os meses ideais para a colheita do alegre e caloroso girassol. O áster, um pequeno parente das margaridas, é uma opção popular nos arranjos grandes e portais floridos. Outra safra disponível de norte a sul é o tango. Suas delicadas pétalas amarelas crescem em ramos longos, perfeitos para centros de mesa e buquês.

Uma sugestão criativa para a época é incorporar as flores também no cardápio. Perfeitas para lidar com o calor, as saladas e bebidas ganham personalidade com a adição daquelas que são comestíveis. As entradas com folhas da estação ficam encantadoras com a beleza e o sabor levemente picante da capuchinha. A flor de abobrinha vai surpreender a todos, podendo ser servida frita ou recheada em receitas muito saborosas. Já para refrescar os convidados com chás e drinks, o hibisco é um ingrediente muito popular que agrega aroma e cor inconfundíveis aos entusiastas.

Flores de Levy

Também pode ser do seu interesse:

As flores da estação - Outono

As folhas caem no quintal, porém, ao contrário do que diz a canção, no outono não é sempre igual. A estação traz consigo uma bela variedade de tons e materiais que inspiram os mais diferentes estilos de celebração. O clima aconchegante possibilita ocasiões intimistas e charmosas iluminadas à luz de velas. Mas as temperaturas amenas também são agradáveis para grandiosas festas no parque ou na fazenda. Quem curte a estética rústica, empregando materiais como madeira e argila, tem a chance de investir pesado na decoração com paleta quente e terrosa.

Com um nome irresistível, o amor-perfeito é uma das colheitas mais acessíveis entre março e junho. Parente da violeta, destaca-se pela mescla de cores claras e escuras nas suas pétalas. O crisântemo, originário da China, é comumente associado às datas comemorativas do outono no hemisfério norte. Por aqui, cresce em climas temperados e agrega cor e movimento naquilo que é empregado. Mais uma flor asiática que faz sucesso desse lado da Terra é a camélia. Ela gosta especialmente dos dias mais frios e seu formato transmite inocência e romance.

Diego & Flávia


A tulipa, por sua vez, é uma das referências mais icônicas deste período do ano. Seu formato elegante fica mais impactante se exibido em vasos e cristais, e suas cores marcantes trazem um toque de nobreza para a decoração. Esta é também uma das melhores épocas para a colheita das hortênsias. As pétalas em cores suaves são muito desejadas em eventos de estética vintage em tons pastéis. A flor-de-maio é mais uma variação que dá as caras nos casamentos. Trata-se de um cacto natural do Estado do Rio de Janeiro que combina perfeitamente com buquês, tipo cascata.

Outra boa pedida para incluir a estação na temática dos festejos é incentivar os entes queridos a lembrar dos aromas e cores da celebração depois do evento. Isto porque as espécies da decoração podem ser oferecidas em lembrancinhas para os convidados. Afinal, as folhas e flores secas são duráveis e ficam lindas em cartões, quadros e pequenos brindes. Os sachês aromáticos são mais uma forma encantadora de preservar a memória sensorial do grande dia. Velas personalizadas e perfumadas com as fragrâncias da festa são outra sugestão para manter viva a magia do casamento, tanto quanto qualquer vídeo ou foto produzida.

Missis Flores e Suculentas

Encontre a sua decoração com flores

As flores da estação - Inverno

A temporada pode ser a mais fria do ano, mas os casamentos da estação definitivamente são calorosos. O clima pede um vestuário mais fechado e sóbrio, o que sugere eventos mais formais e sofisticados. Para receber os convidados com mais conforto, espaços internos são mais valorizados para estas celebrações. Por esse motivo, as espécies de flores têm aqui o papel fundamental de trazer vitalidade à decoração. Assim, as paletas de cores frias ou neutras trazem a oportunidade de utilizar as flores como pontos de destaque no ambiente.

No Brasil, o período das temperaturas mais baixas se torna propício para as espécies importadas. Especialmente nas regiões sul e sudeste, dá margem para o cultivo de plantas originárias da África do Sul, Europa e Ásia. Popularmente associada à cultura japonesa, a flor de cerejeira desabrocha por aqui nos meses mais frios, por exemplo. Mesmo para quem não tiver a rara oportunidade de se casar sob as pétalas de Sakura, a espécie rende arranjos delicados de beleza única. A beleza suave também destaca o copo de leite, com sua cor branca e forma características. Esta flor, que melhor simboliza a pureza, pode enriquecer uma estética minimalista ou contrapor com tons quentes como bordô ou marsala, sempre tão populares.

Déborah Decorações

Para quem busca aroma e conforto na decoração, é a temporada perfeita para a mediterrânea lavanda. Outra alternativa graciosa é a boca de leão com suas cores que vão do branco ao roxo. Ela cresce em finas hastes ideais para os espaços amplos. Já para adornar tetos, arcos ou gazebos, a encantadora glicínia é a melhor recomendação para essa estação. Trata-se de uma trepadeira com pétalas perfumadas que mais parecem cascatas em tons frios, uma maravilha da natureza.

Longe do que diz o senso comum, o inverno é muito bem servido de flores decorativas. Mas para enriquecer ainda mais o visual da cerimônia, é possível combiná-las com outros componentes vegetais da estação. Arranjos e centros de mesa ganham um toque único e regional com a adição de pinhas, ramos ou até mesmo lenha. Elementos da culinária como nozes e canela em pau também trazem um caráter acolhedor e são muito bem-vindos. A ideia aqui é aquecer visualmente os ambientes e contrabalançar o tom sério.

Como podemos ver, cada um dos períodos do ano traz oportunidades únicas de uniões belas, perfumadas e com personalidade. Logo, uma grande dica é encarar o processo de escolha das flores para casamento como oportunidade de conhecer mais sobre essas verdadeiras joias da natureza. E, quem sabe, incluir cada uma dessas preciosidades na própria composição do lar após o grande dia. É como ter em casa um fino lembrete do dia mais importante do casal, cheio de cor, fragrância e vida.

Ivan Guedes Decoração

Ainda sem as flores para o casamento? 🌻
Peça informações e preços a negócios de Flores e Decoração perto de você