A fenda surgiu nos palcos de tango, na Argentina. Com coreografias intensas e cheias de sensualidade, as bailarinas desse baile típico que seguia uma cadência envolvente necessitavam uma abertura nos vestidos para que pudessem ter mais liberdade de movimentação, já que se trata de uma dança em que o movimento das pernas tem extrema importância. Dos palcos para o tapete vermelho, a fenda – esse corte que pode ser lateral ou frontal nas saias, e que deixa as pernas levemente expostas ao caminhar – ganhou não apenas o mundo da moda convencional, mas também caiu no gosto daquelas que estão prestes a subir no altar, e as últimas tendências da moda nupcial deixam claro que o elemento não é passageiro.

A fenda é, muitas vezes, o toque final que transforma vestidos de noiva simples em algo muito mais glamouroso, e pode estar presente nas mais variadas silhuetas, desde uma saia volumosa em um vestido de noiva princesa, até em vestidos que já transbordam sensualidade, como é o caso do modelo sereia. Entre os 101 vestidos da nossa galeria, algum terá o seu estilo: inspirem-se. 

Versatilidade de acordo com o estilo da noiva

Por estar muito associada a modelos de vestido de festa luxuosos, como os vistos no tapete vermelho a cada premiação, a fenda por muito tempo esteve associada a enlaces igualmente sofisticados e formais. Porém, apesar de parecer um item que evoca suntuosidade, ela não precisa, necessariamente, ser usada apenas em contextos imponentes.

Uma fenda pode estar presente em vestidos de renda leves, em saias de tule ou cetim pouco estruturadas, modelos que remetem a casamentos mais despojados, em ambientes como o campo o a praia. E o frescor de uma peça que dança à medida que a noiva caminha será ideal para todos os ambientes

Fluidez x Estrutura

Os corpetes e os tecidos das saias serão a chave do estilo que cada noiva busca. Para casamentos à luz do dia e ao ar livre, a fluidez do vestido de noiva é essencial. Vestidos evasé, retos ou com corte império são ideais para estas ocasiões, já que podem ser compostos por saias fluidas e esvoaçantes, combinadas tanto a corpetes ajustados ao corpo ou mais amplos. Esse estilo remete à leveza, ainda que tenham elementos mais arrojados, como rendas e pedrarias discretas na extensão do vestido.

Ainda assim, as noivas que não abrem mão de vestidos majostosos, onde aparecem texturas e aplicações, também podem valer-se de uma fenda e, para as saias mais volumosas, a abertura só será visível durante o seu caminhar, algo que acrescenta charme à peça.

Equilibrando o modelo

A fenda já é, por si só, um item que traz sensualidade a todos os vestidos, e por isso é necessário ter um cuidado extra quando se trata de um vestido nupcial. Nada impede noiva de ousar em suas escolhas fashion para o dia do "sim", mas é preciso ter em mente que, quanto mais profunda a fenda, é recomendável que mais discreto seja o vestido, para que os elementos combinados não poluam o conjunto final.

É importante que o seu modelo consiga ser sexy sem que pareça vulgar e, para isso, é preciso equilibrar o tipo de fenda e de decote. Se optar por uma fenda lateral mais cavada, por exemplo, busque um modelo de decote que não exponha muito o busto, como o ilusão ou um ombro a ombro, ou invista em mangas 3/4 ou mais longas, de renda, tule, seda ou outro tecido transparente e fluido, em modelos como a manga bufante, manga presunto ou boca de sino.

Questões de... estatura

A estatura da noiva não importa para apostar por uma fenda, tanto mulheres altas quanto baixas podem investir nesse corte na saia. No caso das baixinhas, a fenda alonga a sua silhueta, e dá impressão de serem mais altas, especialmente quando combinadas a um belo salto alto (agulha, de preferência). E as noivas que já são têm maior altura podem até apostar na fenda frontal pouco cavada, que dará sofisticação e um toque diferente.

Esse efeito que surgiu nos palcos argentinos foi importado com sucesso para os modelos de festa e modelos nupciais. Caminhar até o altar com um vestido de noiva que parece fazer parte de uma coreografia com certeza renderá passos mais empoderados à noiva. Preparada para o seu "tango em direção ao sim"? Nossa galeria tem 101 ideias para você.