Cada mulher é um universo diferente e, para todos os estilos, existem modelos de vestidos de noiva que se encaixam perfeitamente no que desejam para o seu dia C. Se o branco é a característica mais tradicional de um traje nupcial feminino, é nos detalhes que cada vestido de noiva se destaca, e torna um exemplar único. Um desses pormenores, a fenda – uma abertura na saia que deixa as pernas levemente expostas ao caminhar – tem caído no gosto daquelas que estão prestes a subir no altar.

Trata-se de um elemento que surgiu nos palcos de tango, dança típica argentina e logo ganhou entusiastas no mundo da moda, e da moda nupcial. Com coreografias intensas e cheias de sensualidade, as bailarinas de tango necessitavam essa abertura para terem mais liberdade de movimentos, e hoje em dia esse detalhe é o toque final que transforma muitos vestidos de noivas simples em algo muito mais glamouroso. Vejam a galeria de vestidos com fendas da temporada 2019, e inspirem-se para o seu dia. 

De acordo com o estilo 

Por estar muito associada a modelos de vestido de festa bem luxuosos, visto no tapete vermelho, a fenda pode ficar associada apenas a enlaces formais, que seguem todos os protocolos, e com uma atmosfera mais conservadora. Porém, apesar de parecer um item que evoca sofisticação, ela não precisa, necessariamente, ser usada apenas em contextos imponentes. Ela pode ser adaptada a vários ambientes, tudo depende do modelo de vestido que se escolha para subir ao altar.

Os modelos que fazem parte da coleção 2019 das marcas Demetrios e Justin Alexander, por exemplo, são perfeitos para casamentos à luz do dia, em ambientes mais descontraídos, que incluem o campo ou a praia. Por contarem com saias fluidas e esvoaçantes, combinadas a corpetes com alças, eles remetem à leveza, ainda que tenham elementos mais arrojados, como rendas e pedrarias discretas.

Já os exemplares lisos, com tecidos mais estruturados, como é o caso de alguns modelos Rosa Clará, são recomendados para cerimônias mais formais, ou para casamentos brunch, que unem elegância e luz do sol. 

Equilibrando o modelo

A fenda já é, por si só, um item que traz sensualidade a todos os vestido. Por isso é necessário ter um cuidado extra, especialmente quando se é uma noiva prestes a subir ao altar e declarar frases curtas de amor durante os votos, diante de toda a família e os amigos. Tenha em mente que, quanto mais profunda a fenda, mais discreto deve ser o vestido.

É importante que o seu modelo não pareça vulgar e, para isso, é preciso equilibrar o tipo de fenda e de decote. Se optar por uma fenda lateral mais cavada, busque um modelo de decote ilusão que não exponha muito o busto, ou invista em mangas de renda em um decote ombro a ombro, como muitos modelos apresentados por Aire Barcelona e Jarice para 2019.

A estatura da noiva não importa, se você for uma noiva alta ou baixa pode investir em um vestido assim. No caso das baixinhas, a fenda alonga a sua silhueta, e dá impressão de serem mais altas. E as noivas que já são têm maior altura podem, inclusive, apostar na fenda frontal pouco cavada, que dá a ela sofisticação e um toque diferente.

Seja com um vestido de noiva de renda arrojado ou com um modelo reto, fluido e mais simples, a decisão de usar uma fenda deve partir de cada mulher. Afinal, é o seu dia, e você saberá exatamente o que a fará brilhar com toda confiança. E depois de escolher o vestido, não se esqueça de buscar um sapato de noiva de preferência alto, que te dê firmeza, e destaque a fenda com delicadeza, enquanto você caminha em direção ao "sim".