A Bordo Fotografia
A Bordo Fotografia

A cada ano o Pantone Color Institute (Instituto de Cor Pantone) define e desenvolve tendências de cores, trabalhando junto a empresas do mundo inteiro para criar e inspirar tonalidades. Depois do ultravioleta, cor forte e intensa escolhida no último ano, em 2019 a cor apontada pelo instituto é o Living Coral (Pantone 16-1546 Living Coral), que lembra o tom "salmão". Ainda que se trate de uma tonalidade suave, é também uma cor vibrante, com inspiração em elementos da natureza. 

Para os enlaces deste ano não faltará inspiração para que os noivos a utilizem, desde a decoração de casamento até detalhes de seus trajes, passando por acessórios indispensáveis para do dia do "sim", como o buquê de flores levado pelas noivas. Vejam como podem acrescentá-la ao seu enlace mantendo todo o conceito que sempre desejaram.

Trabalhando a paleta de forma interessante

O melhor conselho é sempre equilibrar a quantidade de elementos com a cor protagonista do evento, e deixar que ela seja vista nos detalhes, algo que dará destaque ao tom de forma mais elegante. Por ter muita luz, o living coral pede tons profundos por perto e, entre aqueles que podem ser perfeitamente harmonizadas, estão o azul marinho, o roxo e o verde escuro, para dar um contraste incrível, especialmente se o casal escolher uma decoração de casamento simples e elegante, com toques de sofisticação. 

Meu Abrigo Fotografia
Meu Abrigo Fotografia

Mas nem apenas de contrastes fortes é feita uma paleta de casamento com o living coral. É possível também investir em tons pastéis com essa tonalidade, algo que se encaixa perfeitamente em casamentos que ocorrem na praia ou no campo, onde as próprias cores do cenário pedem mais leveza e intensidade. Sendo uma cor tirada diretamente de elementos naturais, será fantástico colocá-la ao lado de tons já encontrados nas plantas, como verde pastel, rosa seco, laranja clarinho e lilás.  

Dande Porto Fotografia
Dande Porto Fotografia

Acessórios da noivos

O buquê

Partindo do conselho de usar o Coral Living nos detalhes, o buquê da noiva pode jogar com várias tonalidades, e usar o tom como destaque, utilizando espécies maiores, como o lírio ou a gérbera. É possível combiná-las a folhas secas ou ramos de trigo e lavanda, de forma discreta, o que daria um belo buquê de flores do campo

Cris Santoro
Cris Santoro

O boutonnière

Seguindo a linha do buquê, um dos acessórios mais tradicionais para complementar o traje dos noivos, o boutonnière, também pode ter essa cor. O arranjo pode ser feito com uma pequena rosa ou uma pequena flor antúrio; ou, quem sabe, como muitas mulheres que optam por buquês de noiva artificiais, também existem lapelas feitas com adornos não-naturais, e o resultado é igualmente belíssimo. Para os noivos que se casam em ambientes mais descontraídos e à luz do dia, a gravata coral também é uma boa alternativa.

O bolo 

Protagonista da mesa de doces, o bolo decorado de casamento também pode ganhar elementos decorativos Living Color, sem que isso interfira no sabor ou mesmo no estilo que os noivos tinham em mente. O bolo de pasta americana pode ser ornamentado com flores de açúcar na tonalidade, em contraste com o branco. Uma bela pedida para enlaces tradicionais.

Leo França Fotografia
Leo França Fotografia

E, caso sempre tenham pensado em um naked cake para o dia C, perfeito para acompanhar uma decoração de casamento rústica, terão ainda mais liberdade para ousar com a cor, já que podem usar frutas e flores mais exóticas em toda a sua extensão. 

Cris Santoro
Cris Santoro

Convites

Conseguir uma coerência estética entre todos os itens que compõem a papelaria do enlace é sempre um desafio, por isso, além de terem claro qual será a cor principal do evento, busquem uma gráfica para convites de casamento que garanta que tudo terá a tonalidade que realmente imaginaram, e façam provas antes. 

O living coral é uma cor estimulante, bastante presente na natureza, mas que também é uma tonalidade que tem uma presença bem constante nos meios online, e é possível encontrar muitas variantes possíveis. Vocês podem investir tanto na tipografia dos convites desenhadas com essa cor como também podem optar por convites clássicos e acrescentar detalhes coral, como uma fita ou mesmo os envelopes para convite de casamento.

Tutu Convites
Tutu Convites

No traje dos convidados

Ainda que hoje em dia seja muito mais comum ver casais que se desfazem das cores mais tradicionais para os seus trajes nupciais – como o branco para as noivas e um paletó escurto para os noivos –, é inegável que os convidados tenham muito mais liberdade para serem originais quando se trata de cores para usar em um enlace.

As coleções de vestidos de festa 2019 estão recheadas de exemplares na tonalidade do ano. Por ser bastante viva, pode-se optar por tecidos que equilibrem a intensidade do tom com leveza, como o cetim, a renda e seda.

St. Patrick
St. Patrick

Madrinhas e padrinhos

Se vocês têm claro que o living coral é a cor do casamento, não se esqueçam de avisar aos convidados caso essa seja a cor dos vestidos das madrinhas e gravatas dos padrinhos. Os amigos especiais escolhidos para essas funções têm prioridade e, sendo os únicos a usarem essa cor, terão o destaque que cabe aos padrinhos na festa.

Fazenda Dumont Eventos
Fazenda Dumont Eventos

Estão convencidos a usarem a cor do ano selecionada pelo Instituto Pantone? Além de linda, ela é versátil, como podem perceber pelas sugestões e dicas de harmonização. Mas ainda que já possam imaginar uma decoração de mesa para casamento nesse tom, a primeira pergunta a ser feita é se ela realmente combina com o estilo do casal, e se vocês dois (duas) estão de acordo. Se a resposta for sim, apostem no living coral e tenham um enlace dos sonhos e dentro das tendências!