Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Paleta de cores do casamento: um guia completo para escolher a sua

A identidade visual do casamento começa nas cores escolhidas de acordo com o estilo. Saibam mais sobre as melhores combinações para o dia C, e acertem em cada tonalidade. E, claro, se inspirem com as fotos de casamento que separamos!

Ajudamos a encontrar as flores mais bonitas para o seu casamento 🌻
Peça informações e preços a negócios de Flores e Decoração perto de você

Thiago Viana Fotos

Uma vez que a data do enlace esteja marcada, é chegada a hora de tomar outras decisões a respeito do grande dia. Afinal, qual paleta de cores para o casamento o casal vai escolher? Preferem seguir as tendências da moda ou abraçar a cor favorita? Mais do que uma preferência pessoal, essa decisão costuma refletir a personalidade do par ao altar, tais como o ponto de vista do que espera da união.

A estética escolhida estará presente na celebração das escolhas do material impresso aos arranjos florais, colocando sua marca em tudo para unificar e dar o tom da festa. Assim, um guia se faz necessário para ajudar a achar o caminho certo para os esquemas de cor, construindo as melhores combinações de acordo com a época do ano e o clima do casamento. Vem com a gente para aprender a construir sua própria harmonização a partir dos tons! 

Flor da Luz

Tudo no lugar certo

Observe que os melhores exemplos de decoração têm um ponto em comum: a busca pelo melhor aproveitamento do espaço e a sensação visual tão harmônica confortável para o que se espera. Naturalmente, parte do mérito vai para a escolha do esquema de cores. Celebrações realizadas à beira do mar ou junto a um jardim vistoso, por exemplo, apresentam planos de fundo bem diferentes, que funcionam melhor com determinadas paletas.

O princípio vale também para ambientes internos, é claro. Uma parede de tijolos aparentes oferece um forte elemento terracota que pode e deve dialogar com os tons da decoração. Por outro lado, grandes superfícies cimentadas ou cinzentas inspiram o contraste com tons quentes. Pense também nas dimensões dos ambientes: cores escuras tendem a encolher visualmente o espaço, enquanto as claras ampliam.

Amanda Francelino

Paleta do casamento X Estação do ano

Para o casal que deseja uma estética em equilíbrio com o ambiente, uma boa pedida é embarcar no clima que cada estação do ano traz consigo. Nossa natureza é rica em referências para inspirar a decoração e dar um caráter autêntico à sua celebração. Pense na época para qual está agendado o grande dia, e brinque à vontade com a paleta de cores de casamento para a temporada.

Primavera

Na primavera, o desabrochar das flores é a referência, logicamente. Assim, a presença deste elemento é indispensável na decoração de casamento. As flores sugerem uma ambiência jovial, colorida e delicada por si só. Paletas que sejam centradas no rosa, amarelo e laranja trazem justamente esse frescor e alegria para o evento. O clima permite também a contraposição com outros elementos vegetais em tons mais escuros, valorizando ainda mais a luminosidade da época.

Decore Momentos

Verão

Já o verão traz consigo não apenas o calor, mas também a intensidade e a paixão. Pense na riqueza da nossa biodiversidade, nas frutas e paisagens que só nós temos. É uma estação que pede tons vibrantes como vermelho, coral e turquesa. O contraste é mais do que bem vindo, em especial com variações de verde e azul. Aproveite o clima e se jogue nas cores mais saturadas.

Francisco Contê Fotografia

Outono

No outono, os ânimos começam a suavizar e isso se reflete na estética. As folhas das árvores assumem tons de vermelho a laranja, e as cores quentes passam a fazer mais sentido na decoração. Os tons terrosos ajudam a receber os convidados com mais conforto no tempo mais ameno. A estética calorosa e acolhedora é a oportunidade perfeita para investir numa paleta de cores de casamento marsala ou bordô.

Inverno

Já o inverno carrega consigo um tom de sobriedade, mesmo que não tenhamos a neve dos climas temperados. Cores neutras como nude e marrom ajudam a aquecer os ambientes de forma elegante, enquanto destaques em violeta e vinho trazem vida para as composições. Tons frios de azul e verde também têm seu lugar, e ficam especialmente sofisticados junto de elementos dourados e prateados.

Paletas de casamento garantidas

Quem não sai do Pinterest e está sempre de olho nas tendências visuais para casamentos certamente já decorou algumas das combinações de cores mais queridas das noivas. São escolhas populares e irresistíveis, não só por constarem nos eventos mais badalados, mas porque são harmonizações especialmente atraentes e versáteis. Quem opta por uma destas combinações não tem como errar! Acompanhe conosco algumas das seleções populares.

  • Tons patéis

Tons pastéis são responsáveis por uma estética romântica, elegante e atemporal. São variações menos saturadas de outras cores, resultando em clássicos como menta, lavanda, lilás, rosa bebê e o queridinho azul serenity. Por sinal, após um recente rebranding, estes matizes suaves também passaram a ser conhecidos como candy colors. Por não oferecerem contraste intenso, funcionam bem em conjunto e podem ser utilizadas sem moderação em vestuário, móveis, arranjos e decoração.

Flor da Luz

  • Tons terrosos: ideal para paleta de casamento boho

Tons terrosos, por sua vez, inspiram aconchego e familiaridade. É uma estética baseada em cores quentes como terracota, abóbora, mostarda, marrom e bege, especialmente fáceis de reproduzir com materiais naturais. Uma composição com tijolo, madeira, couro e fibras vegetais, por exemplo, vai tender a seguir esta composição. Elementos verdes da vegetação casam muito bem com a estética. Por esses motivos, é uma escolha popular para paleta de casamento boho e rústico.

Flor da Luz

  • Cores neutras

Cores neutras são uma aposta certeira para quem busca um clima refinado e distinto. Seja para casamentos tradicionais ou eventos luxuosos, a escolha desses tons garante o clima chique de alto padrão. Longe de se limitar apenas a preto e branco, as opções giram em torno do cinza, off-white, nude, dourado e prateado. Cores frias como azul marinho e verde petróleo complementam muito bem a ambiência sóbria.

Flor da Luz

  • Monocromático

Por fim, é importante saber que o monocromático de forma alguma é sinônimo de monotonia: a popular escolha para casais que têm uma cor específica em mente ou buscam uma estética minimalista para a sua ocasião também dá muito certo. Este esquema de cores apresenta discretas variações em torno de um tom principal, indo dos mais escuros aos mais claros mas se mantendo dentro do tema. É uma forma garantida de atingir harmonia entre decoração, detalhes e material impresso.

Como escolher uma cor principal?

E quem quer ir além das paletas prontas, para criar uma decoração verdadeiramente personalizada? Para isso, o primeiro passo é definir qual será a cor principal (também conhecida como cor chave) da ocasião. A partir dela é possível estabelecer harmonias e contrastes, definindo quais tons funcionam melhor para cada elemento. Até aí tudo bem, mas como decidir qual é a ideal?

E a resposta é que sempre é possível buscar inspiração em publicações e institutos especializados em tendências. Esses órgãos, dedicados a analisar os movimentos de marcas, artistas e consumidores, costumam publicar anualmente suas previsões de trends para cada temporada. Para 2023, por exemplo, a Pantone definiu como cor do ano o Viva Magenta, uma tonalidade da família dos vermelhos (como um vermelho carmim) bem expressiva.

Porém, melhor ainda é a escolha que o casal goste mais. O casamento diz respeito a duas pessoas, e é em torno do gosto dessas duas pessoas que a estética deve girar. Pode ser a cor preferida de um ou dos dois, ou algo que remeta a algum momento especial para o casal, o que importa é que seja significativo para o par. Se o seu sonho de noiva é uma paleta de cores de casamento vermelha ou rosa, por que não? Afinal, esse é o seu dia!

Mais sobre a cor Pantone 2023: Viva Magenta!

Como harmonizar com uma cor

Harmonia cromática

Definida a cor central da ocasião, é hora montar a paleta com os tons que vão acompanhá-la. A harmonia cromática vai muito além de combinar ou não: o diálogo entre matizes define qual chama mais atenção na decoração, quais as opções nos detalhes visuais e qual sensação a mistura transmite. Dos degradês suaves ou contrastes escandalosos, é bom saber onde melhor aplicá-los.

Sabe a história de que os opostos se atraem? Na paleta, aquilo que é complementar representa exatamente isso. Localizadas em lados contrários na roda cromática, essas cores se completam e se destacam quando vistas juntas. O alto contraste pode ficar cansativo visualmente quando utilizado em grandes superfícies, mas é especialmente eficaz para acentuar detalhes. Um exemplo interessante é o uso de realces pontuais em laranja ou amarelo para uma paleta de cores de casamento azul.

Harmonia análoga

Um diálogo mais discreto que se pode estabelecer é a harmonia análoga. Ela ocorre quando empregamos cores adjacentes à principal, sendo uma forma mais delicada de relacionar os tons. Se a sua favorita for o amarelo, por exemplo, isso significa combiná-la com matizes próximas de verde e laranja. A proximidade inspira uma sensação de familiaridade e serenidade. É uma alternativa mais expressiva aos esquemas monocromáticos, extremamente versátil para a decoração.

Para quem quer mais variedade mas sem o impacto gritante das complementares, pode ser uma boa tentar a harmonia triádica. É a relação na qual a cor principal é combinada com os dois tons à mesma distância dela na roda de cor. O trio mais fácil de reconhecer é formado por azul, amarelo e vermelho. O resultado visual é uma diferença clara, mas ainda com expressão elegante e natural. Aplicada com cuidado, é uma forma interessantíssima de destacar elementos.

Paleta por estilo de casamento

Ainda indecisa? Então vamos pensar na paleta de cores como uma representação do tom da ocasião. Mais do que apenas uma colagem de outros eventos, o estilo da celebração é um resumo das referências visuais e estéticas que são mais atraentes para os noivos. Nada mais natural, então, que o esquema cromático siga essa linguagem e reforce o clima desejado. Uma festa despojada combina com tons alegres e intensos, por exemplo. Vamos olhar mais referências?

Clássico

Num casamento clássico, a tradição fala mais alto. O branco do vestido de noiva é a referência central, e portanto não há lugar para destaques muito saturados. A decoração tende a seguir tons neutros, com detalhes em dourado sendo uma boa opção para contrapor com o verde dos arranjos florais. Cores aparecem discretamente como bege, off-white, nude, champagne e rosé. São combinações atemporais e requintadas, que reafirmam a longevidade da instituição do matrimônio.

Pittner Art'Photos

Rústico

Se o evento que você planeja é rústico, há grandes chances de que vá realizá-lo em algum contato com a natureza. Seja na praia ou no campo, não vão faltar referências de materiais crus para compor o seu moodboard. Comece pensando em cores quentes como terracota para dialogar com couro, madeira e palha. Por outro lado, uma opção muito atraente para destaques nessa estética é o azul – em especial suas variações mais discretas e claras como bebê e celeste.

Flor da Luz

Paleta de casamento boho chic

Já para quem sonha com sua paleta de casamento boho chic, o clima pede um esquema de cores cheio de luminosidade e alegria! Tons vivos de coral, rosa e amarelo aparecem na decoração e no vestuário, em um romântico contraponto com os obrigatórios elementos de folhagem e fibras naturais. É uma estética que abre espaço para detalhes em turquesa e cobre, que complementam bem o ambiente descontraído e jovial.

Flor da Luz

Paleta para casamento vintage

Festas com estilo vintage reforçam o clima nostálgico trazendo objetos decorativos de outras épocas. A decoração deve conversar com essa estética, que inspira uma variedade de cores com mais leveza. Isso se reflete em escolhas pouco saturadas como lavanda e menta, e não raro acaba incluindo toda a gama de tons pastel. Cores mais pronunciadas como grená e verde oliva podem ocorrer em destaques, e podem ser conjugadas com brilho para relembrar os “anos dourados”.

Dream Decorações

Paleta para casamento modernos ou industriais

Inspirado na cultura contemporânea, o casamento de estilo moderno não se prende às regras tradicionais. A paleta de cores tem liberdade para variações mais inusitadas para estabelecer contrastes mais vivos. Cores primárias ganham destaque e os tons frios aparecem como contraponto chiquérrimo aos vermelhos intensos. Quando a celebração é realizada em ambiente urbano, essa estética conversa muito bem com elementos construtivos como vidro, concreto e metal.

Boutique de Eventos

A esta altura, fica claro que a escolha da paleta de cores do casamento é uma decisão essencial para a estética da celebração. Da decoração aos convites, do vestuário das madrinhas aos centros de mesa, todos os elementos visuais devem manter uma coerência. E, como vimos, a combinação desses matizes faz toda a diferença no clima da festa. Com esse guia bem abrangente, temos certeza que não vão faltar ideias de esquemas de cores para noivos de todos os estilos.

Ajudamos a encontrar as flores mais bonitas para o seu casamento 🌻
Peça informações e preços a negócios de Flores e Decoração perto de você