C&G Ateliê da Fotografia
C&G Ateliê da Fotografia

Uma flor tão delicada, que além de exalar um aroma inconfundível, torna-se uma alegre presença em vários espaços do seu dia. Tida como uma planta campestre e mais simples, há quem discorde e a trate com o devido respeito que merece, criando formas autênticas de usá-las que deixam a decoração do casamento um arraso com toda a beleza que essa flor possibilita. Embora a confundam com a alfazema, uma vez que são do mesmo gênero de plantas, na verdade elas pertencem a espécies e até subespécies diferentes, portanto não são iguais.

Sua coloração varia entre o azul e o roxo, apresentando tonalidades fascinantes tanto para substituir um buquê de noiva branco, como para ser a protagonista de composições florais deslumbrantes. Mas, estamos falando de uma flor eclética, que pode ser aproveitada em diversos detalhes do dia e trazer sua força e energia para dar aquele toque charmoso a muitos elementos, inclusive ao servir como um complemento para o penteado de casamento. Querem saber um pouco mais como aproveitar essa maravilha da natureza? Confiram nossas dicas!

Arranjos criativos

As composições com lavandas tornam-se surpreendentes junto com folhagens em tons de verde bem claro, criam um contraste maior formando um efeito de cores maravilhoso. Lavandas e galhos secos podem ser o destaque da decoração das mesas do casamento em um almoço no campo, por exemplo. Procurem montar composições diferenciadas, como em um arranjo com várias lavandas no centro rodeado por rosas ou peônias brancas, que conseguem alcançar um efeito fascinante. Embora a flor seja mais associada a um conceito rústico, junto a espéciers mais nobres ela mostra seu poder e destaca-se pela sua delicadeza.

Reidie Cavaglieri Fotografia
Reidie Cavaglieri Fotografia

Complementos do look

Além de ser uma ótima alternativa como um delicado buquê de flores do campo, que contrasta perfeitamente com o branco do modelo de vestido, é possível colocar a lavanda em outros detalhes dos looks nupciais, e também no visual dos padrinhos que acompanham o casal. Se a ideia é que as madrinhas usem um corsage, por exemplo, podem apostar em modelos feitos com lavandas, que inclusive irão perfumar o altar. E se a noiva deseja um acessório original de cabelo, uma coroa de flores é perfeita para um casamento de estilo boho, ou pode-se usar diretamente algumas lavandas decorando um penteado preso para casamento, como um ramalhete preso de um lado.

E não só as noivas podem usufruir do charme dessas flores. As lavandas também podem ser usadas pelos noivos. Por seu tamanho, são perfeitas para formar um delicado boutonnière para o protagonista do dia, especialmente se o casal conseguir coordenar os seus acessórios e combiná-los com o décor do dia.

Ateliê Carol Maia
Ateliê Carol Maia

Um mimo aos convidados

Com um aroma tão apreciado, ela é usada para loções corporais, perfumes e sabonetes, e se torna também uma boa alternativa como lembrancinha de casamento diferente, trazendo a possibilidade aos noivos de oferecerem algo com a sua essência. Vocês podem oferecer tanto um raminho da planta, quanto pensarem em presentes mais funcionais.

As essências de lavanda com varetas para aromatização de ambiente serão um mimo carinhoso para os seus amigos e familiares. Ou que tal investir em mini garrafinhas e colocar água e pequenos arranjos dentro, feitos com duas flores de lavanda e gravetos? Na água, a lavanda dura aproximadamente cinco dias, e todos os presentinhos podem ganhar um barbante ou fita lilás com cartãozinho de agradecimento. 

Empório Leriá
Empório Leriá

Ousando com as lavandas

Aproveitem a energia dessa flor que, além de bela, transmite paz ao ambiente, e espalhem naturalmente sua sua luz própria em diversos lugares. Na entrada com o livro de assinaturas, na mesa dos doces, no corredor que vai ao altar e até como decoração suspensa. Seu uso não tem limites e hoje é possível utilizá-la até no buffet do seu dia C. Sim, vocês leram perfeitamente bem. Podem investir em detalhes decorativos, que serão incríveis, mas também podem ir além e apostar em um sabor nada esperado pelos convidados

Bakery Sweet Bakery
Bakery Sweet Bakery

Muitos profissionais da gastronomia têm investido nesse sabor exótico para criar doces gourmet deliciosos. Para um casamento, são recomendáveis os docinhos com combinações interessantes, como chocolate branco e lavanda, limão siciliano e lavanda ou até macarrons (o típico doce francês) feito diretamente da flor. E, além do sabor único, a mesa do bolo e dos docinhos ainda ganhará uma tonalidade charmosa.

Confeitaria Moderna
Confeitaria Moderna

Quando pensamos nas flores do casamento, sempre vem à mente espécies tradicionais, sem perceber que é possível incluir opções não tão usuais que surpreendem pela excentricidade. As lavandas têm conquistado casais que desejam sair do convencional, apostando em alternativas versáteis que se adaptam a diversas propostas. Em em alguns detalhes essa planta conseguem ter seu protagonismo próprio, como no bolo do casamento, que pode ser enriquecido com delicados ramos de lavanda e trazer esse toque campestre a um bolo simples. Se estava na dúvida em adotá-la como flor base do seu dia, agora tem bons motivos para dar chance a essa espécie tão especial que a natureza proporciona.