Divina Flor Decoração
Divina Flor Decoração

Sabendo o quanto as flores do casamento são essenciais para deixar o décor ainda mais sublime, é super necessário dar atenção a cada alternativa que possa trazer mais charme ao cenário do dia. Além da beleza natural, cada espécie carrega cores e formatos diferenciados que faz com que as composições fiquem incríveis.

Quando pensamos em arranjos florais, existem tantas possibilidades que podem ser inseridas na decoração do casamento que, algumas vezes, os noivos ficam perdidos em meio a tantas maravilhas da natureza. É o caso da gérbera, que pode ser a espécie perfeita para a cerimônia, por isso  vale poder contar com a ajuda de um profissional experiente, que direcione a ornamentação ao estilo do casal. Hoje mostramos tudo sobre a gérbera, que pode ser usada em diversos itens do décor, inclusive no vestido de noiva que ganha um charme extra ao ser usada como um lindo acessório.

Características da gérbera

Nativas da África do Sul, as gérberas se adaptam muito bem ao clima quente e seco, assim é possível encontrá-las facilmente em qualquer região do Brasil e em qualquer época do ano. Da família dos girassóis, possui aproximadamente 30 espécies, com 20 tonalidades diferentes para dar personalidade à sua decoração de casamento simples e elegante. Portanto, se torna uma forte concorrente para estar presente em muitas propostas.

Ana Gomes Fotografias
Ana Gomes Fotografias

Brincando com suas cores

Se o objetivo é uma cerimônia ao ar livre, a gérbera é perfeita para arranjos multicoloridos que aportam alegria ao ambiente. Se desejam um estilo que se aproxima do boho chic, uma ótima alternativa para combinar com decorações de casamento rústicas é investir em gérberas coloridas junto a grandes folhagens, como as folhas de strelitzia, assim as cores e a sua delicadeza se destacam, e podem estar no corredor, acompanhando o caminho do casal até o altar.

Denis Silveira Fotografia
Denis Silveira Fotografia

E se querem que a gérbera tenha mais protagonismo, podem também colocar essa flor delicada em outras "áreas" do seu dia C, como no... buffet. Seja na mesa de doces, como parte da ornamentação, ou até mesmo como elemento do bolo decorado de casamento, especialmente se optaram por um naked cake, as gérberas podem ser acrescentadas, sendo escolhidas de acordo com as cores da paleta.

JR. Oliveira Photography
JR. Oliveira Photography

Rústico ou tradicional? Ambos! 

Uma das grandes preocupações dos noivos é criar um cenário mágico para surpreender a todos com um ambiente fascinante. A composição floral bem planejada garante esse êxito, por isso é importante planejar as espécies que estarão juntas e suas cores., porque essa harmonização pode mudar a proposta da recepção. Na decoração das mesas de casamento, caso tenham planejado um enlace clássico, podem usar arranjos com gérbera brancas e galhos secos, formam uma composição elegante quando colocados em jarros metalizados, especialmente em tons de dourado

Já os arranjos acomodados em garrafinhas de vidro, com água até a metade, são perfeitos para propostas mais despojadas. Podem ser monocromáticos ou com duas tonalidades, formando um efeito impecável.  Para os moderninhos mais românticos, a combinação de gérbera e mosquitinhos (a florzinha branca, extremamente delicada) é perfeita. 

Denis Silveira Fotografia
Denis Silveira Fotografia

Também nos looks...

Além de valorizar o décor, as gérberas são perfeitas como acessório, e podem fazer parte do look nupcial. Podem ser parte de uma incrível coroa de flores, complementar uma delicada grinalda ou podem ser as protagonistas de um belo buquê de flores do campo, acompanhando o conceito do dia com personalidade e estilo.

O corsage das madrinhas feito com gérberas traz um toque espontâneo e com um colorido perfeito, e elas também podem estar no mini arranjo dos noivos, o boutonnière, algo que diferencia o look e a identidade visual do protagonista. A gérbera é uma proposta ideal para cerimônias ao ar livre, mas nada impede que, harmonizada com outras flores, esteja em enlaces mais tradicionais e formais.

Flores Capim Limão
Flores Capim Limão

Trazer propostas autênticas para o dia é uma decisão inteligente para sair da “mesmice” e, que possa trazer personalidade a diversos detalhes. Por isso, vale dar atenção a novas sugestões, tanto para novas tendências do visual, como penteados de casamento,como para itens do décor. O que mais importa, nesse momento, é que todo o enlace, da cerimônia à festa, siga um conceito, e que ele esteja de acordo com a personalidade de vocês.