Kadu Bastos Foto e Filme
Kadu Bastos Foto e Filme

Pelo seu caráter descontraído e autêntico, os enlaces ao estilo vintage vêm conquistando cada vez mais os noivos. A facilidade de encontrar alternativas e o charme que as peças antigas transmitem é o que agrada e inspira muito os casais na hora de definir a decoração de casamento. E a inspiração não fica apenas por aí.

Para garantir harmonia em todos os elementos do dia C, a atmosfera vintage também deve estar presente nos convites, nas lembrancinhas, e até no estilo que se escolhe para o buquê de flores da noiva. Todos esses itens também devem seguir a tendência e estarem personalizados, garantindo que toda a identidade visual dialoga entre si, algo que surpreender ainda mais os convidados.

Ainho Alves Fotografia
Ainho Alves Fotografia

1. O papel

A escolha do papel para convite de casamento é uma das particularidades fundamentais para definir esse estilo característico. Os kraft (nome dado a papéis que não são branqueados), são os que melhor se adaptam, pela sua cor e semelhança a papéis antigos.

É possível usá-los para os convites e também para os envelopes. Mas nada impede que vocês criem um convite vintage com outro tipo de papel, como um papel vergê, com uma coloração parda ou mais acinzentada por exemplo.

Juliana Pessoa
Juliana Pessoa

2. Letras

Outro detalhe importante e que acentua o ar de "passado" é a escolha das letras para o convite de casamento. O ideal é optar pela cursiva, que se divide em clássica e caligráfica, para transmitir ainda mais a tendência. Existe uma infinidade de fontes diferentes possíveis de encontrar nestes dois segmentos e que são perfeitas para passar esse efeito retrô com as frases curtas de amor colocadas no papel.  

LP Fotografia
LP Fotografia

3. Cor da Letra

A cor da letra também irá diferenciar o seu convite. Pensem em tons que, ainda que pastéis, tenham contraste com a cor do papel definido e escolham uma cor que realce quando impressa. Recomenda-se fazer alguns testes depois de se decidir pelo papel, para achar a que mais combina com os detalhes do casamento e a personalidade do casal, claro.

Kadu Bastos Foto e Filme
Kadu Bastos Foto e Filme

4. Imagens e bordas

Vocês podem pensar em inserir uma imagem que tenha a ver com o casal ou com algum elemento usado na decoração. Por exemplo, se o seu bolo tem algum objeto característico, como malas, um gramofone ou uma bicicleta, usem o mesmo desenho delicadamente estampado no convite. Se preferirem, podem apenas colocar uma borda "estilizada" nas laterais, com motivos florais.

Flávio Simão Fotografia
Flávio Simão Fotografia

5. Envelopes

Para arrematar, agora que já sabem como fazer um convite de casamento, é possível brincar com elementos antigos e que finalizem o seu convite de uma forma bem autêntica. Detalhes em renda, crochê, fita de cetim, uma pérola, vocês consegue um largo leque de opções para deixar seu envelope muito personalizado. E para fechar com chave de ouro podem selar os envelopes com cera com as iniciais do casal, perfeito para entrar no contexto.

Estúdio Cherry
Estúdio Cherry

Como acontece com as lembrancinhas de casamento, o cuidado com os convites mostra um cuidado com os próprios convidados, e por isso vale a pena pensar nesse elemento com carinho. Depois dessas dicas vocês estão prontos para usar sua imaginação e pensar em um convite vintage perfeito, combinando com todos os elementos do enlace, o que inclui o vestido de noiva e/ou traje de noivo, e toda a festa.