O lugar onde será celebrado um dos dias mais felizes na vida de um casal é, também, uma das escolhas mais determinantes. Por ela também passará a escolha de todo o estilo da decoração de casamento, do buffet servido e até o tipo de lembrancinhas de casamento que irão oferecer aos amigos e que mais combinam com o clima do local. Mas além do espaço, às vezes um elemento inesperado pode mudar toda a percepção do cenário, e com a ajuda de itens simples o seu dia C se tornará mais original e criativo, impressionando os convidados e até mesmo vocês quando olharem os registros e se darem conta, entre as fotos do vestido de noiva e do traje do noivo, o quanto os detalhes fazem diferença e chamam atenção.

Estamos acostumados a ver plantas belíssimas espalhadas em pelo chão, algumas vezes em vasos decorados com o mesmo estilo e cores das flores do casamento, mas ultimamente os noivos têm investido em pormenores pendurados desde o teto, que dão um efeito precioso ao ambiente e às fotografias feitas no dia.

Clássicos que não saem de moda

Há algum tempo as festas que contam uma decoração rústica para casamento fazem uso de objetos vintage, ou que tenham um ar retrô. Flores em tons pastel nos espaços urbanos, espécies de cor intensa para locais cercados por natureza, corações feitos dos mais variados materiais, fotos impressas do casal penduradas em coretos, árvores ou arcos floridos ao ar livre definitivamente entram nessa lista.

E, claro, não podia faltar as garrafinhas de vidro, sejam mais compridas ou arredondadas. Com simplicidade, elas dão um ar de simplicidade aos lugares, mas ainda assim com um toque moderno. E para os casais que decidiram casar-se durante o dia, em sítios, fazendas ou outros espaços com atmosfera campestres, colocar dentro de cada garrafa pequenas flores bem minimalistas torna tudo mais encantador. Para os casamentos na praia o girassol é uma boa alternativa, e para locais menos mais elegantes, é possível colocar lírios, peônias ou as clássicas rocas. 

Alguns casais ousam ainda mais com a estética DIY (Faça Você Mesmo) e se atrevem a produzir objetos que deixam a festa mais personalizada. Entre esses itens, as próprias garrafinhas podem ganhar enfeites, como tecidos ao seu redor, inclusive combinando com o vestido de noiva de renda, para deixar as fotografias mais poéticas. 

Peças originais e inesperadas

No universo da decoração tudo se aproveita e se transforma, e muitos materiais que parecem não ter utilidade podem dar vida a um enlace, e até funcionam como belas lembrancinhas de casamento diferentes. Uma das tendências que despontam para este e os próximos anos, por exemplo, são peças geométricas metalizadas, que podem servir como luminárias suspensas.

Com papéis que iriam direto para o lixo é possível fazer origamis e preencher um espaço inteiro com cordas delicadas ou barbantes pendurados. O mesmo acontece com antigas gaiolas que já não são usadas para sua função principal. As menores podem ser colocadas em maior quantidade, enquanto as maiores podem ter apenas dois ou três exemplares espalhados, e sempre decoradas com belas flores.

Cada enlace é único e, se vocês pensam em um dia realmente ornamentado com a cara do casal, é interessante investir em elementos que os dois apreciem e que podem até não ser muito convencionais para o dia C. O filtro dos sonhos, por exemplo, é um objeto típico da cultura indígena norte-americana, e que muitas pessoas têm em suas casas. A tradição diz que o chamado "apanhador de sonhos" teria o poder de purificar os lugares onde é colocado, separando os sonhos bons dos sonhos negativos, deixando o ambiente mais leve e os donos com mais sabedoria, ou seja, uma boa opção para deixar o enlace com um toque único e místico.

Os protagonistas do dia são vocês, não há dúvida. Os olhares dos convidados estarão focados nos sapatos da noiva e/ou na gravata original usada pelo noivo, mas a decoração da festa de casamento nunca passa despercebida e, para ter uma celebração inesquecível, é fundamental contar com um cenário que deixe tudo em harmonia, do chão até o teto.