RA Fotografia e Filme

A estética DIY (do it yourself) chegou à decoração de casamento e, ao que tudo indica, veio para ficar. Isso porque um enlace com toques pessoais mostra um cuidado a mais por parte dos casais, como se cada detalhe fosse um presente único aos seus convidados, e deixa tudo mais charmoso.  Dos convites de casamento às flores usadas no décor: tudo pode ser personalizado para que o seu enlace seja o reflexo mais preciso da personalidade dos noivos.

Pensando nisso, te damos cinco dicas preciosas para produzir uma decoração de casamento simples e elegante, que podem ser executadas com facilidade e fazem muita diferença.

1. Árvore de mensagens

Max Peterson Fotografia

Se o local onde você irá fazer sua festa tem uma árvore, crie um elemento decorativo para seus convidados deixarem uma mensagem ao casal. Perfeito para eternizar o momento e você poderá guardar as mensagens como um talismã de boa sorte. Decore a árvore e deixe-a preparada com umas plaquinhas instruindo os convidados a escreverem frases curtas de amor para os noivos. Deixe ao lado cartões com um barbante (já colocado) para que eles possam escrever e depois pendurar na árvore. Os cartões podem ter cores e formatos diferentes e, assim que cada convidado entrar, já escreverá uma mensagem complementando a árvore.

2. Fotos dos noivos pela festa

Studio Quality

Criar um espaço com fotos do casal é perfeito para relembrar e mostrar todo o caminho do namoro até o dia C. Pode usar um móvel, estilo aparador ou mesa, e espalhar porta-retratos com fotos em diferentes momentos do relacionamento. Uma estante de livros cheia de fotografias também fica charmoso. Na mesa de assinatura ou das lembrancinhas coloque alguns porta-retratos, é uma opção para decorá-las. Se não tem espaço para um móvel fixo pode pendurar fotos em um "varal" estilizado. Colocar algumas fotos dos pais do noivos ou até dos avós, quando se casaram, também fica muito interessante. Fotos da festa de noivado, chá de cozinha, várias fotos da história do casal além de decorar será especial para os noivos relembrarem todo o percurso da relação até o grande dia.

3. Plaquinhas com as suas mensagens

Colocar placas com frases marcantes, frases indicativas ou divertidas é uma forma dos noivos passarem mensagens especiais aos seus convidados. Espalhe por todo o espaço, na entrada, nas mesas, na mesa do livro de assinatura, no jardim, na mesa dos doces, aonde achar conveniente. Estarão passando pensamentos que fazem parte da vida a dois, sobre amor, relacionamento e família. As placas podem ser feitas de várias formas, com madeira reciclada com frases pintadas, pedaços de mdf com mensagens pintadas, várias lousas com as frases escritas com giz, com colagem de papéis coloridos, porta-retrato e, no lugar da foto, algo impresso ou em papel cartão. É possível criar formas carinhosas de transmitir "algumas palavras suas" neste dia tão especial.

4. Porta-aliança personalizada

Jessica Taverna Fotografia

Um porta-aliança personalizado é um detalhe bem especial, afinal, é onde estará o símbolo do amor de vocês. Dá para criar em formatos bem autênticos, como uma almofada com as cores base do casamento, um pequeno baú pintado e estilizado, um buquê de flores do campo ou em uma bandeja de porcelana com as iniciais do casal. Pense que pode dar um toque bem diferente combinando com toda a decoração e ainda uma forma de evidenciar a entrada da dama e do pajem, que estarão portando as alianças.

5. Lembrancinhas pessoais

Leandro Lacerda Fotografia

Com modelos de lembrancinhas de casamento tão criativos você pode usar tudo o que sua imaginação permitir. Dá para se divertir criando um detalhe bem pessoal. Você pode pensar em algo que complemente a decoração e esteja totalmente conectado ao estilo do casamento. Mini-vasos com plantas, mini-cactus, canecas personalizadas, potinhos personalizados com geléias ou até sal grosso, sabonetes artesanais, chaveiros, sacolinhas de tecidos (ou retornáveis). O universo das lembrancinhas está cada vez mais estilizado e autêntico, assim pense em algo muito especial para o seu casamento.

Criar um ambiente personalizado pode ser a parte mais divertida da organização de um casamento. Até detalhes tradicionais como o bolo de casamento podem receber um toque especial e que esteja de acordo com o estilo da festa. Depois de produzir o celebração perfeita, e entrar pelo corredor com seu vestido de noiva sob medida, seus convidados irão se emocionar.