Studio K Eventos
Studio K Eventos

Sabendo o quanto os pequenos detalhes da decoração do casamento têm um peso fundamental para formar o cenário do enlace, os noivos se envolvem de forma dinâmica, a fim de deixar seu dia com mais personalidade em cada elemento, buscando inspirações para que a cerimônia fique marcada pela autenticidade.

Entre todos itens a serem pensados para a recepção, a mesa de doces é um dos pontos de destaque, ela enriquece todo o contexto com alternativas de docinhos deliciosos e decorativos, que dividem o espaço com o bolo de casamento, e toda essa composição se torna uma verdadeira obra de arte comestível! Além de acompanhar o estilo de cerimônia, a mesa de doces completa o décor com charme, trazendo possibilidades inimagináveis para evidenciar a proposta do dia C, e pode potencializar todo o ambiente. Por isso, hoje apresentamos conselhos que podem ajudar a criar uma mesa dos sonhos.

Espaço Canto das Heras
Espaço Canto das Heras

1. Destaque para o personagem principal

O seu bolo decorado de casamento  é o grande protagonista da mesa e, contando com docinhos cujas cores valorizam e combinam com a sua tonalidade, ela ficará mais incrível. Os arranjos com as flores do casamento também tornam o cenário mais marcante, por isso é importante que sejam colocados para ressaltar o bolo e não para escondê-lo. Procurem escolher o mesmo estilo de ornamentação floral em toda a mesa, para criar equilíbrio com os tons e os materiais.

Mocellin Churrascaria
Mocellin Churrascaria

2. Seguindo o estilo do décor

Para conseguir agregar mais encanto à sua mesa, o ideal é que todos os elementos sigam o estilo do décor. Se o objetivo é ter um décor sofisticado, pensem também em doces finos que sigam essa estética, como os camafeus de nozes ou trufas de chocolate branco com limão. Já para uma proposta campestre, onde vocês querem investir em uma decoração de casamento rústica, podem optar por mini brownies, cup cakes ou docinhos tradicionais com sabores mais exóticos, como brigadeiros de pistache.

Dayane Alves Fotografia
Dayane Alves Fotografia

Os vasos, arranjos, bandejas, travessas e até o acabamento dos doces devem acompanhar o estilo de ornamentação que será usada. Se quiserem preencher o lugar onde ficará a mesa, podem acrescentar móveis atrás ou dos lados, dando uma sensação de continuidade a ela. Uma solução bem charmosa para espaços grandes ou vazios é colocar a mesa mais afastada, o que a deixará com mais destaque, e permitirá mais personalização.

Ana Célia Berto Fotografia
Ana Célia Berto Fotografia

Mais dicas para o décor:

  • As peças vintage são uma boa alternativa, por serem versáteis. Se adaptam a vários estilos de casamentos, no campo, praia e até em um enlace mais tradicional. Dá para brincar e selecionar peças pessoais, algo que contribui para a estética retrô.
  • Se querem apostar em um ar descontraído, que tal colocar plaquinhas ou quadros com frases curtas de amor? Em lugares estrategicamente pensados, serão um charme!
  • A personalidade do casal pode estar caracteriza por seu hábitos ou hobbys, é uma forma autêntica de escolher peças de acordo com o estilo e gostos do casal e, para isso, podem investir no DIY e conseguir um efeito muito charmoso. Pequenos e simples detalhes, com um resultado encantador, como garrafinhas com uma simples flor, algo simples de fazer e bem original.
  • Acessórios dourados são capazes de promover autenticidade com elegância, basta estarem em conjunto para conseguir o efeito desejado. Uma ideia bárbara para um casamento tradicional.
  • Um espaço com cores harmônicas sempre dá uma sensação de leveza. Escolham uma paleta coerente, ela irá transmitir beleza e deixará o ambiente mais alegre, seja com tons intensos ou mais sóbrios.

Aline Scalon Cerimonialista
Aline Scalon Cerimonialista

3. Doces com personalidade e sabor

Doces estilosos, com um toque especial serão os protagonistas. Com certeza vocês não precisarão de muitos objetos para preencher sua mesa, eles serão o principal complemento. Uma mesa deliciosa possui doces com sabores variados, para que não fique com um aspecto tedioso. Procurem mesclar variedades de frutas, caldas e recheios, e incluir os sabores preferidos do casal. Lembrando que sempre podem oferecer uma opções possíveis para os convidados com restrições alimentares. 

Maria Amélia - Bolos e Doces
Maria Amélia - Bolos e Doces

4. O charme de uma boa iluminação

Já se sabe que a iluminação pode transformar completamente um espaço, e o mesmo vale para a mesa dos doces. Um décor suspenso pode dar graça e um ar moderno a ela, mas existem outras possibilidades. Velas e candelabros seguindo o padrão de tonalidades e estilo dos móveis podem tornar todo o espaço mais intimista, assim como luminárias de chão, mais contemporâneas. Vocês também podem pensar em direcionar a luz certa para os elementos da mesa como, por exemplo, para os noivinhos do bolo do casamento.

Estaleiro Guest House
Estaleiro Guest House

5. Invistam na apresentação dos doces

Existem inúmeras maneiras de apresentar o doces na mesa. Práticos, os finger food doces sempre agradam, são fáceis de comer e permitem que os convidados tenham mais conforto para manuseá-los. Há diversas propostas de copinhos estilizados para sobremesas de colher também, e eles sempre devem estar de acordo com a paleta de cores e perfil do evento, sendo de vidro, porcelana, de lata cobre ou de plástico, o que for mais adequado para compor a sua decoração da mesa de casamento. Vocês também podem optar pelos copinhos produzidos com o próprio chocolate, são deliciosos! 

Maria Amélia - Bolos e Doces
Maria Amélia - Bolos e Doces

O mercado oferece uma infinidade de modelos autênticos de forminhas para deixar a mesa especial e graciosa, e elas se tornaram verdadeiras peças decorativas. São forminhas com modelo rendado cortadas a laser, com formato de flor, caixinhas com acabamentos sofisticados e vários outros. É possível encomendar e incluir estampas personalizadas, as iniciais do casal, a data do dia C ou uma logomarca, feitas com diferentes materiais, e assim trazer maior sintonia com o décor, além de enriquecer a mesa. 

Buri Fotografia
Buri Fotografia

6. Inove com uma fonte de chocolate

O amado chocolate sempre alegra os paladares mais exigentes e, além de estar presente no recheio do bolo e nos doces, ele também pode ser servido como uma cascata de chocolate. Funciona como um recipiente de fondue, só que a fonte é elétrica, e vocês encontrarão modelos para alugar com acabamentos diferenciados e com cascatas de até quatro andares e, para completar a mesa, basta acomodar os espetinhos de frutas em uma bandeja ao lado. 

7. E as lembrancinhas?

Se optarem por lembrancinhas comestíveis como os macarrons ou bem-casados, podem colocá-las na mesa. Elas podem estar acomodadas numa bandeja especial, numa cesta ou postas diretamente sobre a toalha, dependendo da embalagem. Elas podem dar volume quando a mesa for muito grande. preenchendo os espaços, e vão proporcionar um charme a mais junto aos doces. 

Victor Silverio Fotografia
Victor Silverio Fotografia

A mesa dos doces é indispensável. Mesmo as celebrações mais simples dão a ela certo destaque, já que, ao lado do vestido de noiva e/do traje de noivo, é um dos elementos mais representativos de um enlace. Caprichem bastante e, no final, verão como valerá a pena ver as fotos do bolo de casamento em um cenário impecável, que irá realçar a beleza do dia.