Fotos para a Vida!

De nada adianta fazer um super casamento, gastando rios de dinheiro, e começar a vida de casados com dificuldades financeiras. Se você possui um orçamento limitado, opte por uma celebração menor. Além de mais econômica e íntima, você pode dar atenção especial para todos os convidados. Veja dicas para planejar o seu pequeno casamento.

Finger food

KA Estudio

Todo mundo sabe que a maior parte do orçamento é dedicada ao buffet. Uma boa dica para você que optou pelo casamento pequeno é fazer um coquetel com aperitivos. Além de estar super em alta, os finger foods dispensam cerimônias e muitas vezes até pratos e mesas. As mini porções vêm tomando o lugar dos banquetes, pois além de charmosas são econômicas!

Convite

Rafael Figueiró Fotografia

Com menos convidados este custo já reduz automaticamente. Mas se você quer diminuir ainda mais e não faz questão do papel, existem opções virtuais, como os vídeos de casamento que você envia aos seus convidados.

Bolo

Néia Ferreira Fotografia

O mesmo caso dos convites: os bolos de casamento são cobrados por porção. Assim, se você tem menos convidados, ele reduzirá de valor. Isso permite que você tenha o bolo dos seus sonhos, muito mais elaborado para 50 pessoas do que para 100 convidados.

Local

Davi Santi

Já que serão menos pessoas, você não precisará de um salão grande. Pode optar por fazer em casa, na casa dos pais ou de um amigo que tenhaa um bom ambiente para socializar com os convidados. Se optar por salão de festa, busque alternativas menores e una a celebração civil, religiosa e recepção, isso reduzirá o tempo de fornecedores que cobram por hora, além de alugar apenas um espaço para todas as etapas.

Outra dica no momento de escolher pelo local é optar por datas alternativas. O casamento também segue a lei da oferta e demanda! Quanto menos gente agendando celebrações nessa data, mais barato será o aluguel.

Mesas e cadeiras

Ferdinando Ramos

Para casamentos menos formais, não são necessárias cadeiras com os nomes de cada um. Se você optou pela recepção de coquetel com aperitivos, apenas coloque mesas em pontos para os convidados apoiarem copos e pratinhos. Coloque cadeiras, sofás e poltronas no local para que fique aconchegante e confortável.

Música

Jader Morais Fotografia

Não é necessário uma banda completa para poucos convidados. Para tornar o momento mais íntimo, opte por um músico com show acústico ou uma playlist de música ambiente, é o suficiente.

Aposte no “faça você mesmo”

Natan Bellini Fotografia

Arranjos de flores, plaquinhas, lembrancinhas e mais infinitos detalhes que você mesma pode fazer. Lembre-se, o casamento é pequeno, assim você não terá muito trabalho e ainda dará o seu toque pessoal à decoração do seu casamento.