Chronos Imagens - Fotografia e Filmagem

“O amor é azulzinho”, como já dizia Djavan. Além de ser tendência, o azul é harmônico e transmite tranquilidade, duas palavras chaves na hora de caracterizar a atmosfera romântica de um casamento. O azul pode ser a cor tema da sua festa ou aparecer apenas em alguns detalhes. Seja como for, atualmente encontramos diversas soluções que apresentam a cor: no bolo de casamento ou até mesmo vestidos de festa para as madrinhas serão bem-vindos, ainda mais se tiver a sorte de se casar na praia. Perfeita para decoração de casamento, confira abaixo algumas dicas essenciais de como aplicar a cor de diferentes maneiras.

Cores complementares

Primeiro passo, defina os tons que compõe a paleta de cores da festa. Existem inúmeros tons de azul (marinho, petróleo, Tiffany, etc.) e cada um deles pode ser perfeitamente combinado com outras cores. As neutras são ótimas aliadas para se usar de base se deseja uma cena mais elegante. Já em uma atmosfera mais despojada, o amarelo, o rosa e o verde são perfeitos complementos para o azul, principalmente para compor uma cena rústica ou praiana. Uma combinação tom-sobre-tom com variações de azul também pode render resultados incríveis.

Reidie Cavaglieri Fotografia

Na decoração

Definida a paleta de cores, chegou a hora de botá-la em prática. Para os detalhes decorativos, existem incontáveis maneiras de incluir a cor-do-mar no seu casamento. Nas louças do buffet, no jogo de mesa, nos objetos de decoração na forminha dos docinhos, ou até mesmo nos próprios docinhos! Além disso, é muito fácil encontrar flores para casamento com essa cor, que garantem um pano de fundo azulado.

Luana Okaeda Fotografia

Para a noiva

Já para a cerimônia, todos os participantes podem levá-la consigo. Para a noiva, a solução mais comum é usar o buquê de noiva azul, que pode levar a cor em todas ou apenas em algumas flores, e não interfere no tradicional look all-white. Se pretende um pouco mais de ousadia, vale a pena investir em detalhes ou acessórios na cor. Existem muitos sapatos para noivas coloridos que surpreendem de tão bonitos, por exemplo. Os brincos em pedras azuis, como lápis-lazuli, safira e turmalina azul também dão um toque bem especial. Quer saber a melhor parte? Há uma tradição norte-americana que diz que a noiva que leva o azul consigo tem muita sorte!

Leôncio Costa Fotografias

Também para o noivo 

E quem disse que os noivos ficam de fora? O azul marinho é sinônimo de elegância quando se trata de alfaiataria, e até os padrinhos podem entrar na brincadeira. Dica: se o seu grande dia seguir uma decoração de casamento rústico ou praiano, use tons de bege como complemento.

Azul para os coadjuvantes

Finalmente, para as madrinhas, existem várias opções de vestido de festa azul que atendem a todos os gostos. Para uma cena mais harmônica, o ideal é estabelecer alguma forma de padrão para o traje, como o tipo de modelo ou um mesmo tom para todas.

Fábio Penna Fotógrafo

Enfim, não importa se sua celebração terá uma decoração de casamento simples ou sofisticada, rústica ou tradicional. Se você também é fã do azul, já sabe que existem diversas maneiras de incluir a cor da tranquilidade nesse momento tão especial, fazendo parte desde os mínimos detalhes, como nas lembrancinhas de casamento, ou estar presente nos mais evidentes, como no buquê de flores.