Como Antigamente
Como Antigamente

Entra ano, sai ano a decoração de casamento em tons de azul segue em alta. A cor é uma das favoritas dos casais e possui até tradição que a liga aos festejos dos enlaces. Segundo ela, a noiva teria de usar algum item com a coloração para garantir sorte e longevidade à relação. Fato é que até entre aqueles que nunca ouviram falar desta superstição, o azul acaba sendo o tema preferido por ser associado à harmonia, serenidade, pureza e ao infinito. Com isso, ele se faz presente também em muitos elementos do dia C, especialmente na decoração do casamento, mas há muito mais por saber.

Criações Cristier
Criações Cristier

Combinações de ouro 

Dependendo do tom, a cor ganha caráter mais alegre e vibrante, tranquilo e suave ou mais reflexivo e intenso. Por isso, é comum se fazer um tom sobre tom com essas diferentes nuances em composições que também possuem a participação do branco, do cinza e do lilás. Mas existem outras possibilidades para todos os tipos de eventos e casais:

  • Não podemos esquecer que o metálico do dourado e do prateado formam ótima dupla com o azul, sobretudo o royal. Esta era, por sinal, uma combinação muito utilizada pelos nobres e reis no passado;
  • Da mesma forma, devemos citar o amarelo e o laranja por serem as cores complementares que podem surgir em um toque ou outro na decoração;
  • Tons pastéis também podem figurar em diferentes disposições com o azul para um efeito romântico surpreendente

Tantas são as opções e possibilidades que preparamos até um rápido guia de onde a cor pode surgir para um efeito emocionante na festa.

Yuri Nunes Fotografia
Yuri Nunes Fotografia

Toalhas de mesa 

A roupa de mesa ajudará a ditar boa parte da decoração de casamento azul. O tom rouba para si a atenção graças à sobriedade colorida que é característica da paleta e que pede enfeites de centro de mesa afins. Assim, as toalhas podem inspirar toda a escolha relativa aos lugares dos convidados, dos talheres e da louça. 

Yuri Nunes Fotografia
Yuri Nunes Fotografia

Enfeites de centro de mesa

Velas, cachepôs, castiçais e flores para casamento em tons de azul e cores afins – aqui já listadas – são a receita certeira para uma mesa posta com perfeição. O centro de mesa representa uma das principais composições decorativas da recepção e tem de estar aclimatada com a proposta e tema.  

DPisarro Ateliê Eventos
DPisarro Ateliê Eventos

Cadeiras e enfeites

Cadeiras com estruturas em ferro em tonalidade azul são um charme, especialmente para eventos que acontecem ao ar livre, em contraste com o verde natural. Mas se não desejam o mobiliário colorido, podem investir em faixas e laços nas costas dos assentos, que até ajudam a assinalar o lugar destinado ao par e a adorná-los de maneira graciosa. Tanto um laço mais estruturado quanto um nó com caimento em efeito cauda darão destaque ao mobiliário.   

Quinta da Aldeia
Quinta da Aldeia

Cardápio

A cor merece estampar o material impresso com as delícias disponibilizadas no buffet. Da capa ao conteúdo, pode se valer da estética navy, sobretudo se o casamento ocorrer na praia. Aconselha-se combinação do azul com o branco para o fundo e o texto para facilitar a leitura. 

Amanda Francelino
Amanda Francelino

Estofados

Se estão nos planos usar cadeiras estilo provençal, também conhecidas como Luís XV, na recepção, a dica mais óbvia é escolher aquelas com estofado azul. É bonito, requintado e de bom gosto. A escolha para os sofás, bancos e poltronas devem seguir a mesma lógica. 

Arte Móveis Eventos
Arte Móveis Eventos

Bebidas

Pedir ao barman coquetéis a base de Curaçau Blue, como o Lagoa Azul, dará às bebidas do salão uma linda tonalidade e o status de itens decorativos. É uma maneira criativa de reafirmar o tema da festa incorporando ao cardápio ingredientes que corroboram com a proposta. 

Gold Eventos
Gold Eventos

Carro azul 

Que tal contar com um veículo vintage para abrilhantar a entrada da noiva e a despedida dos noivos da igreja? É fofo e diferente, e ainda ajuda a contar a história de uma época em que o clássico (agora vintage) design "rabo de peixe" e as tonalidades de azul claro transformavam carros em sonhos de consumo. 

Reduto Maru
Reduto Maru

Bolo da festa

Mesmo os bolos de casamento simples ganham visibilidade extra quando contém detalhes azulados. Os tons pastéis são os mais usados para compor flores e outros detalhes da cobertura que pedem maior suavidade e delicadeza. Mas um azul mais escuro bem empregado dá um charme a mais e ainda parece fazer um convite a adornos dourados para o doce. 

Bruno Andrade Photos
Bruno Andrade Photos

Louças e taças

Mais do que comportar a comida e bebida da festa, as louças e as taças devem inspirar o consumo delas. Antes de o paladar se deliciar, tudo aquilo que ingerimos é digerido com os olhos e por isso é importante que tenham um bom aspecto. Os jogos de pratos e copos influenciam essa percepção e aumentam o fascínio sobre toda a experiência gastronômica. 

Tiago Costa Fotógrafo
Tiago Costa Fotógrafo

Placas

Placas informativas da festa, para a orientação espacial dos convidados, podem vir com a coloração. Da mesma forma, cartões com os nomes dos amigos e familiares nas mesas indicando os lugares de cada um e daquilo que é servido no buffet self-service podem vir na mesma identidade visual das sinalizações.   

Studio NinaLuz
Studio NinaLuz

Uma bela decoração de casamento possui grande responsabilidade pela sensação de encantamento do grande dia. Portanto, é fundamental que as escolhas acerca dela estejam de acordo com o tema eleito e respeitem a identidade visual para uma experiência e um álbum de fotos irretocáveis. Se quiser reforçar seu compromisso com o azul como cor estrela da ocasião, certifique-se de escolher ele também para figurar nos sapatos para noivas e viva seu momento celestial com os pés firmes do chão.