Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

Conselhos para um casamento acessível aos cadeirantes: inclusão em primeiro lugar!

Pessoas em cadeiras de rodas têm direito de ir e vir com mobilidade e conforto. Sejam anfitriões ou convidados, os cadeirantes devem ter sua acessibilidade garantida nos casamento, e, para isso, temos algumas dicas de ouro.

Acessibilidade é um direito de todos. Para tornar o dia ainda mais completo é fundamental que pessoas que usam cadeira de rodas não tenham que enfrentar nenhum tipo de desconforto. Ao contrário, o momento exige que algumas precauções sejam tomadas para deixá-los muito à vontade. São vários pormenores que precisam de atenção para proporcionar conforto não só ao casal como para os amigos e familiares presentes que tenham alguma limitação. Vejam esses conselhos e recomendações para que todos se sintam verdadeiramente incluídos na sua celebração. 

Café com Leite Fotografia

Acessibilidade para chegar ao evento

É importante verificar se as áreas de estacionamento, tanto da igreja quanto do salão, cumprem as regras de acessibilidade. O local deve ter embarque e desembarque de cadeirantes, acesso cimentado e com rampas apropriadas entre a vaga e o local. O ideal é que o estacionamento tenha algumas vagas cobertas, para prevenir em caso de chuva. Nada deverá comprometer a chegada de pessoas que usam cadeira de rodas.

Espaço Cantareira

Nos ambientes internos, os cuidados seguem. Escadaria na porta, rampas demasiadamente inclinadas ou um estacionamento afastado dificultam tanto para o casal como para alguns convidados. Verifiquem se há algum obstáculo para acesso de cadeirantes, e pensem em estratégias para evitá-los. Ter a cerimônia e a recepção realizadas no mesmo local irá facilitar muito a mobilidade do casal e dos convidados. Mas, se a intenção dos anfitriões for receber as bênçãos em uma igreja e, depois se dirigirem a outro ambiente para a recepção, é recomendável buscar um espaço o próximo. Essa dica é válida sempre!

Mansão Branca Centro de Eventos

O que o espaço precisa ter

Além do acesso adequado, o local precisa ser plano, sem degraus que dividam os ambientes, além de corredores com largura apropriada às cadeiras de rodas. Os sanitários devem ser preparados para receber cadeirantes, com barras de apoio e próximos às áreas de maior circulação.

A visibilidade da  mesa dos noivos para todo o salão também será um diferencial bem-vindo, para que nada impeça a visão de todoso os presentes. Alguns convidados tendem a se levantar para fotografar o casal, então é fundamental que os cadeirantes estejam, ou em primeira linha, ou que a sweetheart table esteja em nível mais alto, para que todos consigam enxergar o cenário sem impedimentos. Se o casal usar cadeira de rodas a situação também pede cuidado para o seu acesso à mesa seja livre e fácil.

Âncora Fotografia

Detalhes da decoração

A mesma regra dos corredores é válida para o mobiliário utilizado na recepção. Todos os móveis devem permitir a livre circulação das pessoas que usam cadeira de rodas.

  • Optem por mesas cujo modelo permita que os cadeirantes de aproximem e estejam confortáveis para comer;
  • Tapetes que podem se maravilhosos e combinar com o décor, mas se tornam uma armadilha para a circulação se não forem pensados de forma inclusiva;
  • Os arranjos de flores, tanto das mesas como os de chão, também não devem atrapalhar a visão de quem usa cadeira de rodas, e não devem estar em locais que atrapalhem a circulação

Casa Quintal

Moda inclusiva

Ainda que siga impondo alguns padrões, a moda hoje em dia já tem uma visão mais inclusiva, e mulheres com corpos distintos daquelas desfilam nas passarelas já se setem mais representadas. Um modelo de vestido de noiva ou de festa para cadeirantes não é diferente de qualquer outro. Porém, deve-se considerar alguns fatores para o conforto da noiva ou da convidada que usa cadeira de rodas durante todo o evento.um tecido que sem mantenha impecável, é preciso pensar na altura de possíveis fendas e em detalhes que possam incomodar ou fazer mal à pele, pela posição.

E ainda que pareça um desafio encontrar o modelo ideal, é importante saber que existem muitas possibilidades. Um bom estilista ou costureira poderá orientar quanto a tecidos mais maleáveis e com um caimento incrível, que também permitem maior comodidade para a mulher cadeirante. Para o noivo ou convidado cadeirante, valem as mesmas dicas, um profissional saberá indicar o melhor tecido para deixá-lo confortável e saberá como confeccioná-lo, além de aconselhá-lo quanto ao modelo.

Hugo Schaly

Como viram, não é difícil priorizar itens que irão tornar o evento acessível, não somente para o casal, mas para todos os participantes. Isso irá fazer com que todos se sintam realmente acolhidos. E, pensando em inclusão, tenham em mente outros convidados: aquele que usam muletas ou andadores, pessoas idosas que possam ter dificuldade de locomoção ou pais com carrinhos de bebê, que também precisam circular com segurança. Um casamento é a celebração do amor, e incluir a todos é demonstrar que se ama.

Outros artigos que podem te interessar

  • 9 Dicas para formalizar o convite aos pajens e daminhas
    Planificação do casamento
    9 Dicas para formalizar o convite aos pajens e daminhas
    Ajudem os pequenos a compreenderem melhor o papel que terão na cerimônia e a se empolgarem com todo o evento, sem descuidar da etiqueta na consulta aos pais. Damos dicas de ouro para que todos participem desse dia com carinho e dedicação.
  • Como calcular a quantidade de comida do casamento?
    Planificação do casamento
    Como calcular a quantidade de comida do casamento?
    Mesmo com as recomendações e experiência dos serviços de buffet, é importante saber quais quantidades serão cobradas e servidas, assim o casal terá controle do orçamento e evitará desperdícios. Explicamos como.
  • Coronavírus: receberemos o dinheiro do casamento de volta?
    Planificação do casamento
    Coronavírus: receberemos o dinheiro do casamento de volta?
    Os casais que planejavam se casar em breve não podem deixar de se perguntar o que vai acontecer com tudo o que investiram no enlace. Para ajudá-los nesse momento difícil, respondemos às suas principais perguntas.
  • 9 Ideias para celebrar o seu
    Planificação do casamento
    9 Ideias para celebrar o seu "não-casamento"!
    O coronavírus pode ter causado o adiamento do seu dia C em alguns meses, mas não fará com que vocês percam o desejo ou o entusiasmo para comemorar uma data tão especial no calendário. O que acham desses planos românticos e divertidos?
  • É possível seguir com a organização do casamento?
    Planificação do casamento
    É possível seguir com a organização do casamento? "Sim, é possível"
    Se o seu enlace está planejado para os próximos meses, certamente se perguntam o que fazer com os preparativos. Embora ninguém saiba quanto tempo essa situação vai durar, é melhor ver as opções que permitem avançar na organização do dia C em casa.