Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

6 Ideias para arrecadar dinheiro para o casamento (sem constrangimento!)

Muitos casais precisam de uma ajuda extra na hora de pagar o seu dia C, e não é vergonha para ninguém contar com a família e os amigos para realizar os sonhos que serão compartilhados.

Casal passeia em um píer

 

Casal passeia em um píer

Concretizar um casamento afeta diretamente o orçamento do casal, é fato. São muitos fornecedores a serem contratados, e vários detalhes que requerem gastos. Espaço e a decoração do casamento, o buffet, a igreja, floristas, fotógrafo, lembrancinhas, vestido de noiva, traje do noivo, a lista é extensa, ainda que cada casal tenha liberdade para selecionar as suas prioridades. O importante é saber que um enlace necessita planejamento financeiro feito com antecedência, e há formas, inclusive divertidas para arrecadar dinheiro para o casamento e conseguir o orçamento que precisam para o seu dia. 

O recomendável é fazer uma poupança, e sempre revisar o que deve entrar na lista do orçamento, alguns casais pensam até em um renda extra para poder casar. Mas há também outras possibilidades, usando a criatividade e a compreensão dos entes queridos e amigos. Algumas ideias podem ser feitas até sem sair de casa, usando a tecnologia, ou no próprio dia do enlace. São sugestões de alternativas já aplicadas em muitos países, então são feitas sem constrangimento, porque se tornam cada vez mais comuns! Conheçam e vejam o que pode dar certo para vocês.      

1. Lista de casamento online

2. Bazar online

3. Brincadeiras durante a festa

4. Rifa para casamento

5. Chá de Envelope

6. Festa temática

1. Lista de casamento online

Muito comum e esperada pelos convidados, a lista de presentes online já virou tradição. Há lista para comprar os presentes de casamento, lista para ajudar na lua de mel e, mais recentemente, uma lista de casamento para os convidados comprarem itens que serão convertidos em dinheiro, e o casal poderá usá-lo da maneira que desejarem (na web onde tudo é feito). Geralmente, são listas de presentes fictícios, mas é de bom tom explicar isso no início da página do site. A sinceridade é a melhor forma de fazer com que todos compreendam, e que vocês não fiquem envergonhados. Uma ideia é colocar valores mínimos e máximos, e cada pessoa pode contribuir com o que preferir. É uma bela forma para presentear vocês.

2. Bazar online

Organizar um bazar online para obter dinheiro para o casamento pode ser bem divertido, e ainda é uma atitude sustentável. Separem objetos, roupas e acessórios que não vão usar mais, ou até peás que nunca usaram e que seguem no guarda-roupa. Separem tudo e fotografem cada coisa, para anunciar a venda por meio de um blog ou de redes sociais. 

3. Brincadeiras de casamento

Outra maneira tradicional de arrecadar contribuições é a brincadeira de passar a gravata do noivo pelos convidados, durante a própria festa. Assim, cada um contribui com uma quantia na hora. Algumas lojas vendem cofrinhos específicos para esse momento, como alternativa à gravata. Outros casais já aderiram ao leilão de algo da festa para o convidado que der o maior lance, o que acaba sendo um momento animado e descontraído da celebração. Pode ser um buquê de noiva artificial, um arranjo ou até uma dança com os noivos.

Brincadeira da gravata

4. Rifa para casamento

Se tiverem um objeto de valor ou conseguirem comprar um eletrodoméstico ou eletrônico em promoção, vocês podem organizar uma rifa para o casamento. Com um valor estipulado, cada convidado compra uma rifa com um número e participa de um sorteio. Há muitos tipos de rifas e, neste caso, há Há casais que sorteiam, por exemplo, massagem em um spa, um dia no salão de beleza, um vale-presente de uma loja, ou até uma réplica em miniatura do bolo do casamento. Usem a criatividade: todos os amigos vão gostar e entender!

5. Chá de Envelope

No lugar de um dos chás famosos que antecedem o grande dia e que vocês ganham presentes – de panela, de bar, de lingerie – o Chá de Envelope também é motivo de reunir a família e os amigos para um lanche. A diferença é que vocês vão deixar envelopes em uma mesa para que os convidados possam colocar a quantia que quiserem. Os envelopes fechados com o dinheiro, sem identificação, ficam em uma urna ou caixa. É bom deixar claro, no convite, qual é a finalidade do chá, para que as pessoas não se surpreendam na hora, e assim todos podem ficar à vontade com a proposta.

6. Festa temática

Outra opção de evento pré-casamento é fazer uma festa temática. Podem usar inspiração de uma decoração barata, providenciar comidinhas típicas e que tenham tudo a ver com o tema escolhido, e cobrar um ingresso (simbólico) pela entrada! O convite deve ser enviados apenas para aqueles que estão na lista do casamento, e a sugestão é que todos contribuam e aproveitem.

Festa de casamento temática

Se tinham dúvidas sobre como arrecadar dinheiro para o casamento, podem ver que há opções que podem ser encaradas de uma maneira leve, com bom humor e delicadeza. As pessoas que irão receber o seu convite de casamento fazem parte do seu círculo, são pessoas por quem vocês têm afeto e que os desejam o melhor para essa nova vida pós-casamento. Todos entendem que realizar esse sonho requer gastos e, muitas vezes, sacrifícios. Vejam a oportunidade de arrecadar dinheiro de uma forma positiva e tudo dará certo.