Mazí Fotografia
Mazí Fotografia

Geralmente os casais ficam em dúvida entre contratar um cerimonialista ou um assessor de casamentos, uma vez que as funções são muito parecidas. Vale esclarecer que o cerimonialista normalmente é contratado para realizar a organização do dia C, especificamente. Será responsável por verificar e estruturar o dia do evento do casamento do começo ao final. Já o assessor será a pessoa que coordena a fase pré-casamento, os orçamentos para o espaço da recepção, para a decoração do casamento, para o buffet, que planeja as degustações e auxilia na contratação dos fornecedores.

Em casamentos com um grande número de convidados muitos casais optam por contratar os dois profissionais, ou um profissional que se responsabiliza pelas duas funções. Vamos conhecer quais as funções deles para que vocês saibam realmente o que desejam para o seu enlace.

Lya Rocher Retratista
Lya Rocher Retratista

Etapa pré-casamento

O assessor planeja e coordena a etapa que antecede o casamento. Ele cuidará dos orçamentos com os fornecedores, ajudará a definir o cardápio no buffet, decoração da igreja do casamento, o estilo e o décor do local da recepção, contratação do fotógrafo, iluminação e DJ Toda a parte administrativa também ficará a seu encargo, contratos com fornecedores, escolha dos funcionários que trabalharão no dia do casamento.

Já o cerimonialista deverá ter a lista de todos os profissionais e, no dia, conferir se todos estão cumprindo suas funções, se estão no tempo, se tudo está exatamente como o planejado anteriormente. 

Querência
Querência

Igreja: 1ª etapa

O cerimonialista confere a decoração da igreja para o casamento que foi encomendada, coordena os músicos, a equipe de fotos e filmagem, recepciona o noivo e os padrinhos, e coordena o cortejo da entrada. Cuida da entrada da noiva com seu pai e daminha, se encarregará de ajudá-los a entrar na igreja. Ainda arruma o vestido, o véu e verifica se o buquê está sendo carregado corretamente. Além de todas estas tarefas, ainda terá que deixar a noiva tranquila, com a segurança que tem como profissional.

Igreja: 2ª etapa

Coordena o cortejo de saída, tanto dos noivos como padrinhos e convidados. Novamente ajuda a noiva a entrar no carro para levá-la a recepção. Também se responsabiliza em orientar os profissionais que irão se mover até o local da recepção, músicos e equipe de foto e filmagem. Retira algum arranjo de decoração da igreja que necessite ser usado na recepção.

Ohara Fotografia
Ohara Fotografia

Recepção: 1ª etapa

O cerimonialista e toda a sua equipe chegam ao local com horas de antecedência, para verificar se tudo o que foi encomendado está sendo cumprido. Ele irá checar se todos os itens e serviços que foram contratados estão de acordo com o combinado. Recebe e confere, juntamente com o maitre, bebidas, buffet, doces, bolo. Confere também toda a parte de decoração, se as flores do casamento estão em perfeito estado, enfeites, lembrancinhas e os profissionais que irão trabalhar durante o evento como maitre, garçons, cumins, músicos, fotógrafos, DJ, manobristas, etc.

Nathalia Frykman
Nathalia Frykman

Recepção: 2ª etapa

Ele recebe os noivos para que entrem no salão, ajeita o véu, prende a cauda do  vestido, confere se o penteado preso de casamento está no lugar, e qualquer outra urgência que as noivas possam precisar, e o mesmo vale para os noivos, com a gravata, as meias, o traje. No momento que começar a recepção ele também estará lá para garantir o êxito, coordena se tudo o que foi contratado está sendo executado. Se os pratos estão sendo servidos como foi estipulado, e os garçons estão cumprindo suas tarefas. Sua responsabilidade será cuidar da logística durante o evento inclusive a parte musical, iluminação, fotografia e filmagem, ele prioriza os detalhes para que a festa seja um sucesso.

Recepção: 3ª etapa

Organiza o momento da valsa, orienta os noivos a cortarem o bolo decorado do casamento, coordena a hora de jogar o buquê, organiza os presentes que a noiva possa receber no dia do casamento. Ele e sua equipe serão os últimos a sair e garantem que tudo esteja guardado e limpo. Como podemos notar, este profissional, mesmo que trabalhe apenas no dia, acarretará muitas funções. Assim, repense se pode passar o seu dia C sem essa preciosa ajuda.

Chateau La Villette
Chateau La Villette

Atualmente muitos cerimonislistas e assessores têm unido as suas funções, e se responsabilizam tanto por toda a logística, com a parte de administração e planificação do casamento, até a coordenação da festa, sendo os olhos do casal em todos os momentos, com uma equipe que também se encarrega das tarefas do dia da cerimônia, acompanhando todo o processo até o final do evento, quando a última música do casamento é tocada. Seja qual for o estilo da equipe contratada, uma coisa é certa: um cerimonialisa é fundamental para o seu dia!