9 Tips para escolher a paleta de cores do seu casamento
Definir a paleta de cores sempre causa dúvida para os casais, ao começar planejar o cenário do seu dia. Por isso, hoje mostramos 10 pontos que devem analisar para escolher a paleta com segurança e certeza, trazendo mais charme ao décor.

As cores ajudam a trazer mais encanto ao ambiente e personalizar todo o conceito do décor, por isso os noivos devem escolher a paleta do dia antes mesmo de encomendarem seus convites de casamento. Embora as cores sejam escolhidas priorizando os gostos pessoais do casal, algumas combinações podem comprometer a decoração da festa do casamento ou não valorizar o local como se deve, por isso é necessário um bom planejamento para equilibrar as cores com o espaço, a fim de deixá-lo elegante e maravilhoso.
Além de proporcionar mais beleza aos ambientes, o uso das cores corretas destacam os pontos positivos existentes naturalmente, e trazem maior energia a todo o espaço, principalmente quando em sintonia com os demais elementos, inclusive com o buquê de flores e todos os objetos do décor. Vejam 10 dicas para ajudá-los a escolher a paleta de cores ideal para o seu casamento.
1. O local
O primeiro ponto para definir a paleta é observar as cores existentes na estrutura e acabamentos do local da cerimônia. Considere se o espaço é aberto, fechado, antigo ou moderno, rodeado por natureza ou com toque mais urbano, etc. Caso as paredes do espaço sejam amarelas, por exemplo, a decoração de casamento vermelha, que sempre sonharam pode destoar, comprometendo o toque clássico que desejam.
2. A estação
Qual data está impressa nos seus convites casamento de criativos? É a estação que irá direcioná-los para equilibrar as tonalidades de sua paleta. O verão permite cores vibrantes, alegres e fortes. Já na primavera os tons pastéis destacam a luz natural da estação, no outono os tons tênues e mais fechados combinam com a transição do clima, mas o inverno pede cores cálidas e mais escuras para aquecer o ambiente.
3. Estilo de décor
Além do cenário e local, o estilo também irá influenciar na escolha das cores. Sofisticado ou descontraído, qual é o conceito de décor que preferem? A paleta é selecionada a partir desses elementos, porque se os objetos dourados são os que mais os atraem, mas a cerimônia será realizada num sítio com a decoração de casamento rústica, essa cor deve ser utilizada apenas em pequenos detalhes.
4. Suas flores preferidas
Com uma diversidade tão imensa em nossa flora nativa, todo casal tem a oportunidade de escolher as alternativas preferidas para os arranjos com as flores do casamento, porém, suas tonalidades é que precisam ser equilibradas. O que garante maior beleza nas composições florais são as cores das espécies, que devem estar em sintonia entre si e combinar com a paleta selecionada.
5. Misturando as tonalidades
Quando pensamos na paleta de cores, com milhares de opções e diferentes tonalidades e nuances, não é fácil se perder nesse caminho. Ao menos que você tenha optado por uma festa temática e muito colorida, cuidado ao montar sua paleta mesclando muitas alternativas, o resultado pode ser over e poluir o décor. A dica é escolher uma cor principal e duas ou três secundárias que combinem entre si.
6. Buquê
Um acessório totalmente emblemático para a cerimônia, em que toda noiva tem a chance de escolher sua flor preferida como um talismã especial. O segredo é primeiro resolver a cor do seu buquê e a partir daí, eleger quais as cores da sua paleta.
7. Looks das madrinhas
Se o objetivo é definir uma cor específica para os vestidos longos de festa das madrinhas, elejam a cor das composições florais da igreja ou do local da cerimônia, levando em consideração a tonalidade de seus looks. Lembrem-se de que todo o contexto precisa estar em harmonia para extrair um resultado perfeito.
8. Valorizar o ambiente
Cada cor carrega uma energia específica que promove diferentes sensações, por isso muitos decoradores seguem esse conceito para harmonizar espaços comerciais, residenciais e até no decor do casamento. Ao reservar o espaço, devem analisar atentamente as cores que dominam toda a estrutura existente, antes de escolher as cores da paleta, assim podem enriquecer o local criando uma paleta única com cores que destaquem a beleza natural do ambiente.
9. Gostos pessoais
A última dica é fundamental: não escolham uma cor apenas por ser tendência para o ano ou por estar em alta no mercado, prefiram definir a paleta de acordo com suas tonalidades favoritas, assim asseguram que todo o entorno será como sempre imaginaram, cheio de energia e magia, e com a sua essência como casal.
Cada pequeno detalhe do planejamento requer cuidados para conseguir criar um cenário admirável e, as cores utilizadas são as responsáveis por trazer mais encanto ao ambiente e personalidade ao dia. Lembrem-se de que essas nuances devem ornar desde o modelo dos convites do casamento ao bolo, mas podem também dar um toque especial quando colocadas na gravata do noivo ou na faixa do vestido de noiva. Então, qual será a paleta do seu casamento?