Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

9 Tips para escolher a paleta de cores do seu casamento 

Definir a paleta de cores sempre causa dúvida para os casais, ao começar planejar o cenário do seu dia. Por isso, hoje mostramos 10 pontos que devem analisar para escolher a paleta com segurança e certeza, trazendo mais charme ao décor.

Ainda sem as flores para o casamento? 🌻
Peça informações e preços a negócios de Flores e Decoração perto de você

Ana Célia Berto Fotografia

As cores ajudam a trazer mais encanto ao ambiente e personalizar todo o conceito do décor, por isso os noivos devem escolher a paleta do dia antes mesmo de encomendarem seus convites de casamento. Embora as cores sejam escolhidas priorizando os gostos pessoais do casal, algumas combinações podem comprometer a decoração da festa do casamento ou não valorizar o local como se deve, por isso é necessário um bom planejamento para equilibrar as cores com o espaço, a fim de deixá-lo elegante e maravilhoso. 

Além de proporcionar mais beleza aos ambientes, o uso das cores corretas destacam os pontos positivos existentes naturalmente, e trazem maior energia a todo o espaço, principalmente quando em sintonia com os demais elementos, inclusive com o buquê de flores e todos os objetos do décor. Vejam 10 dicas para ajudá-los a escolher a paleta de cores ideal para o seu casamento.

Um Girassol

1. O local

O primeiro ponto para definir a paleta é observar as cores existentes na estrutura e acabamentos do local da cerimônia. Considere se o espaço é aberto, fechado, antigo ou moderno, rodeado por natureza ou com toque mais urbano, etc. Caso as paredes do espaço sejam amarelas, por exemplo, a decoração de casamento vermelha, que sempre sonharam pode destoar, comprometendo o toque clássico que desejam.

Lucas Cardozo Fotografia

2. A estação 

Qual data está impressa nos seus convites casamento de criativos? É a estação que irá direcioná-los para equilibrar as tonalidades de sua paletaO verão permite cores vibrantes, alegres e fortes. Já na primavera os tons pastéis destacam a luz natural da estação, no outono os tons tênues e mais fechados combinam com a transição do clima, mas o inverno pede cores cálidas e mais escuras para aquecer o ambiente.

Juliano Sousa Fotografia

3. Estilo de décor

Além do cenário e local, o estilo também irá influenciar na escolha das cores. Sofisticado ou descontraído, qual é o conceito de décor que preferem? A paleta é selecionada a partir desses elementos, porque se os objetos dourados são os que mais os atraem, mas a cerimônia será realizada num sítio com a decoração de casamento rústica, essa cor deve ser utilizada apenas em pequenos detalhes.

Ana Célia Berto Fotografia

4. Suas flores preferidas

Com uma diversidade tão imensa em nossa flora nativa, todo casal tem a oportunidade de escolher as alternativas preferidas para os arranjos com as flores do casamento, porém, suas tonalidades é que precisam ser equilibradas. O que garante maior beleza nas composições florais são as cores das espécies, que devem estar em sintonia entre si e combinar com a paleta selecionada.

Um Girassol

5. Misturando as tonalidades

Quando pensamos na paleta de cores, com milhares de opções e diferentes tonalidades e nuances, não é fácil se perder nesse caminho. Ao menos que você tenha optado por uma festa temática e muito colorida, cuidado ao montar sua paleta mesclando muitas alternativas, o resultado pode ser over e poluir o décor. A dica é escolher uma cor principal e duas ou três secundárias que combinem entre si.

Dream Image - Foto e Filme

6. Buquê 

Um acessório totalmente emblemático para a cerimônia, em que toda noiva tem a chance de escolher sua flor preferida como um talismã especial. O segredo é primeiro resolver a cor do seu buquê e a partir daí, eleger quais as cores da sua paleta.

Amora Photo e Film

7. Looks das madrinhas

Se o objetivo é definir uma cor específica para os vestidos longos de festa das madrinhas, elejam a cor das composições florais da igreja ou do local da cerimônia, levando em consideração a tonalidade de seus looks. Lembrem-se de que todo o contexto precisa estar em harmonia para extrair um resultado perfeito.

Lya Rocher Retratista

8. Valorizar o ambiente

Cada cor carrega uma energia específica que promove diferentes sensações, por isso muitos decoradores seguem esse conceito para harmonizar espaços comerciais, residenciais e até no decor do casamento. Ao reservar o espaço, devem analisar atentamente as cores que dominam toda a estrutura existente, antes de escolher as cores da paleta, assim podem enriquecer o local criando uma paleta única com cores que destaquem a beleza natural do ambiente.

Um Girassol

9.  Gostos pessoais

A última dica é fundamental: não escolham uma cor apenas por ser tendência para o ano ou por estar em alta no mercado, prefiram definir a paleta de acordo com suas tonalidades favoritas, assim asseguram que todo o entorno será como sempre imaginaram, cheio de energia e magia, e com a sua essência como casal.

Um Girassol

Cada pequeno detalhe do planejamento requer cuidados para conseguir criar um cenário admirável e, as cores utilizadas são as responsáveis por trazer mais encanto ao ambiente e personalidade ao dia. Lembrem-se de que essas nuances devem ornar desde o modelo dos convites do casamento ao bolo, mas podem também dar um toque especial quando colocadas na gravata do noivo ou na faixa do vestido de noiva. Então, qual será a paleta do seu casamento?

Ainda sem as flores para o casamento? 🌻
Peça informações e preços a negócios de Flores e Decoração perto de você