Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

O que escrever no convite do casamento? Vejam como incluir o que os convidados devem saber

O convite de casamento é o primeiro contato dos convidados com o evento, a porta de entrada para a notícia e para tudo o que devem esperar da celebração. Vejam dicas para não errar na hora de escolher o que escrever: comecem com o pé direito!

Ainda sem os convites para o casamento? 💌
Peça informações e preços a negócios de Convites perto de você

Laços & Enlaços

A importância do convite de casamento é indiscutível. Além de ser a porta de entrada para a celebração, será também uma lembrança para o casal, um registro eternizado do dia em que decidiram oficializar seu amor. E, como item imprescindível do enlace, também exige muitas decisões para chegar ao modelo perfeito, decisões que passam tanto pela escolha do estilo e apresentação (que devem estar em sintonia com o estilo do casamento), quanto pelo conteúdo que virá dentro do convite. Para cada tipo de casamento há um estilo de texto, de endereçamento e outros detalhes mais adequados. Descubram, aqui, as melhores formas de incluir tudo o que os convidados devem saber sobre o seu enlace. 

Qual é a ordem dos nomes nos convites de casamento

  • 1. Os pais da noiva convidam

É a forma mais tradicional, dos tempos em que a família da noiva era responsável por arcar com os custos do casamento. Ainda existem famílias que mantêm esta tradição e, neste caso, o recomendado é o convite em que os pais da noiva são os anfitriões. Ainda que o casal tenha se decidido por elementos mais modernos, é possível que queiram manter as tradições naquilo que não diz respeito ao aspecto físico, então esse modelo tradicional pode ser ideal. O nome dos pais da noiva deve aparecer no cabeçalho, seguido abaixo pelo texto em que convidam para o casamento de sua filha com o noivo, incluído, claro, os dois nomes do casal.

  • 2. Os pais dos noivos convidam

Também formal, mas que deixa de lado a tradição de custos arcados apenas pela família da noiva. Ainda assim indica que são os pais do casal os anfitriões, e também indica que o casamento seguirá um estilo mais tradicional. É a opção mais usada hoje em dia. O nome dos pais da noiva ficam de um lado, dos pais do noivo do outro lado, no cabeçalho do convite. E, abaixo, o texto do convite do casamento convidando para a festa, com todas as informações necessárias.

  • Quando um dos pais é falecido, seu nome permanece no convite acompanhado da expressão in memoriam.
  • Ainda que a tradição faça referências a casais heteronormativos, as formalidade valem igualmente para os casais homoafetivos que optarem pode estes modelos de convite.

Ahlo Design

  • 3. O próprio casal convida

É a opção que demonstra menos formalidade, para casais mais modernos, que preferem fugir das formalidades tradicionais. Também é indicado quando são os próprios noivos/noivas que arcam financeiramente com os gastos. Neste caso, são os nomes dos noivos/noivas que vão no cabeçalho. Abaixo, muitos optam pelo texto "juntamente com seus pais" e o nome dos pais em cada extremo do convite. Mas, como ninguém precisa saber quem foi que pagou pela celebração, nada impede que o casal se coloque como anfitrião, mesmo que sejam os pais os responsáveis pelos gastos.

O mesmo vale para casos em que são os noivos que arcam com todos os custos do casamento, mas querem colocar os pais como anfitriões: ninguém precisa saber quem paga pela festa e pela cerimônia. O mais recomendável é que os casais optem pela alternativa que tenha mais a ver com a sua celebração e com a relação que têm com seus pais. Esse formato dá liberdade de escolha para o que seja mais confortável para todos.

Celebre Papelaria Personalizada

O que escrever no convite de casamento

A partir do convite de casamento os amigos e familiares terão a primeira ideia de como será o estilo da sua celebração. O papel do convite, a tipografia utilizada, tudo o que estiver ali dará pistas sobre o dia C, mas há mais detalhes em que os casais devem pensar. O que escrever dentro do convite de casamento? Ali devem estar especificados alguns dados para eles (como tipo de cerimônia e o traje), e também uma mensgem mais personalizada, sempre considerando o estilo da sua celebração. Saibam mais.

Studio Capricho

  • Simples e clean

Os minimalistas dizem que mais é menos. Se você se enquadra neste grupo opte por um texto simples e objetivo, assim como acontecem com as letras para convites de casamento nesse estilo. Coloque apenas o nome dos noivos (e dos pais quando necessário), data, hora e endereço. Quem sabe até uma pequena frase romântica no rodapé para dar o toque final?

  • Poemas

Os poemas podem perfeitamente compor o texto do convite se você busca algo mais elaborado. É capaz de arrancar suspiros dos convidados antes mesmo da entrada dos noivos! Pense sempre no tamanho do convite. O texto é muito longo? Coloque apenas a parte principal e a que você mais gosta! Os autores brasileiros favoritos entre os casais são Vinícius de Morais, Fernando Pessoa , Cora Coralina e Mário Quintana.

  • Passagens bíblicas

Se a celebração do seu casamento passa por uma cerimônia religiosa, celebrada em um igreja, as passagens bíblicas podem ser o complemento perfeito para o convite. O que não faltam são passagens lindas, que falam sobre união, companheirismo e, claro, amor! E os casais também podem se inspirare em músicas religiosas, onde, com certeza, irão encontrar belos versos, que podem ser incluídos no convite.

  • Textos e frases divertidas

Os casais mais modernos têm optado por dar um toque especial ao convite e divertir os convidados ao mesmo tempo. Um texto mais informal com um toque romântico e outras citações divertidas são ideais para casamentos mais despojados, onde os protocolos tradicionais são deixados de lado, e o convite já irá revelar isso aos convidados.

Studio Capricho

Como especificar o dress code para os convidados do casamento

O dress code, ou código de vestimento, é a indicação da maneira de se vestir para as mais diversas ocasiões. Em um casamento, para que as pessoas não passem por constrangimentos e saibam qual o grau de formalidade da sua roupa, é mais do que aconselhável que os anfitriões indiquem o estilo. Isso facilitará a escolha dos amigos e familiares. Muitos casais são adeptos de informar esse detalhe logo no convite. Dá para definir a produção intuitivamente, mas a etiqueta do vestuário foi ampliada no decorrer do tempo, com variações e possibilidades, então, é melhor que tudo esteja bem especificado.

  • Onde indicar no convite o tipo de traje para o casamento? 

O texto do convite segue um padrão. Então, geralmente, há uma frase opcional, os nomes dos pais, os nomes do casal, dia, horário e local da cerimônia e da recepção. No rodapé, no canto direito, depois de todas as informações básicas, podem incluir a indicação do dress code. Quanto mais direto, melhor. Vocês podem colocar, por exemplo: “Traje: Esporte fino” ou apenas o nome do estilo.  

Quais são os estilos de traje para os convidados? 

  • Casual ou Esporte

Estilo ideal para casamentos que ocorrem em lugares mais informais, como a praia, um clube, ou até mesmo uma pousada de veraneio. São enlaces que um clima despojada, que podem contar com decoração simples de casamento ou rústica, campestre ou boho. Esse tipo de celebração não pede formalidades na cerimônia, e tampouco na maneira de se vestir dos convidados. Por isso, os trajes são casuais e descontraídos, como vestidos curtos ou mídi, camisas, blusas, shorts, bermudas e calças. Lembrem-se que os tecidos como sarja e linho são mais finos e apropriados. Informal não quer dizer ir com uma calça jeans! 

Estampas floridas e geométricas são bem aceitas neste estilo, bem como as lisas que podem ser incrementadas com maxi acessórios, como brincos e colares. Para os pés, sapatênis, mocassins, sandálias de salto grosso e rasteirinhas complementam o look casual e esporte. Uma dica: não vale roupas esportivas por conta do nome do estilo.

  • Resort ou Beach Chic

Estilo muito usado nos casamentos internacionais que o Brasil já está aderindo e pode adaptar. Aqui, estão as festas que misturam ambiente fechado e ar livre em um sítio, fazenda, hotel, restaurante, casa de campo e praia nas quais são planejadas com um toque mais sofisticado. O estilo pede por um welcome drink, um buffet com entradinhas mais elaboradas e um coquetel com um menu diverso, por exemplo.  

Vestidos mídi e macacão para as mulheres, bem como calça, camisa e talvez um blazer ou colete para os homens se o clima estiver ameno com previsão para esfriar no fim do dia. Os trajes podem ser floridos ou com tons claros (candy colors). O mais interessante de um look resort ou beach chic é o uso de chapéus como acessório principal se o casamento for diurno.

  • Esporte Fino

Este estilo é ideal para casamentos com decoração elegante e simples, cujos temas estão entre o clássico e o romântico. Pode ser para casamentos no civil em cartório ou os religiosos com efeito civil e recepção permitidos em salões de festa e restaurantes com espaço próprio. Enlaces diurnos e noturnos em que as mulheres se vestem com vestidos de seda, crepe, viscose, musseline e organza, com o cumprimento do mídi ao longo. O brilho aqui é bem-vindo, bem como a maquiagem mais ousada com delineado colorido. Terninhos, pantalonas e macacões elegantes podem ser alternativas aos vestidos, sem problema. 

Para os homens, ternos com três peças – blazer, camisa de manga comprida e calça. Uma composição válida é a de que o blazer não precisa ser do mesmo tom da calça, mas o sapato tem que combinar com o cinto. Se dispensar o cinto, um acessório interessante é o suspensório que orna bem com uma gravata borboleta colorida.

Magical Cut

  • Passeio Completo

Chegou o traje perfeito para festas que transbordam luxo e sofisticação. Esse estilo normalmente é o adotado em enlaces noturnos, mas não é impresescindível que aconteça durante a noite. O importante é o estilo conta com decoração requintada em grandes salões de festa, e é provável que a cerimônia que precede a festa ocorra em uma igreja.

Os vestidos podem ser de cetim, seda, crepe e veludo. O brilho está mais do que liberado, bem como as plumas que estão em alta e as transparências com rendas aplicadas. As bolsas são as de mão (clutches) e a maquiagem bem trabalhada com esfumados e brilhos. A preferência aqui é por calçados de salto alto, se a convidada assim quiser e puder, mas nada impede que optem por sapatos baixos, preferencialmente fechados, como sapatilhas. Já os homens podem ir com trajes mais elegantes e escuros, ternos completos com ou sem colete, mas a gravata é importante para completar o look.

  • Gala

Sabem os trajes dos atores e atrizes no tapete vermelho de grandes premiações de cinema? Essas roupas mais sofisticadas definem o estilo de gala. Vestidos longos são majoritários, considerados mais adequados, com tecidos nobres, como a seda pura, o tule, renda francesa, musseline, cetim, tafetá, chamalote, brocado, crepe romano, bordados com pedrarias e flores feitas a laser. As fendas e os decotes assimétricos e os com efeito tatto lace também são vistos e apreciados. Os homens usam smoking, semifraque ou fraque. Casamentos que pedem pelo estilo Gala são os clássicos luxuosos que acontecem do fim da tarde até à noite, com decoração mais extravagante, muitas flores e peças de cristais.

  • Temático

Este tipo de traje é um desafio a criatividade do convidado. Muitos casais gostam de uma festa temática, seja para homenagear uma época específica, o filme preferido ou qualquer outro tema. Muito mais que uma simples fantasia, quem é convidado para este tipo de evento precisa ter bom senso e escolher trajes que tenham a ver com o tema proposto e, claro, adaptá-lo à ocasião: um casamento. Mas se o casal deixar claro que que é para ir fantasiado, ótimo! Do contrário, tentem um equilíbrio e usem uma peça ou acessório que possa lembrar o tema para entrar no clima. Uma visita a brechós poderá ajudar bastante.

Neste item também incluímos determinações de cor ou paleta de tonalidades pelo casal. Muitas celebrações abrem espaço para o uso do branco e tons claros para todos, além da noiva e/ou do noivo.

Magical Cut

O que escrever no envelope do convite de casamento

No envelope exterior o mais recomendável, especialmente para um convite de casamento que segue o protocolo tradicional, é colocar apenas o nome de uma pessoa (amigo ou familiar convidado) com os dados necessários para o envio, seguido por "e família", "e acompanhante" etc, dependendo de quem irá acompanhar esse convidado. Isso deixa subentendido que, dentro do envelope, o convidado encontrará os convitinhos individuais para todas as pessoas do seu entorno direto que foram convidadas também, seja a(o) namorada(o), esposa(o), filhos etc. 

No caso dos convites para celebrações mais despojadas, o casal pode optar pela fórmula acima, ou nomear casais e familiares de maneira mais próxima.

A alternativa mais clássica é contar com um profissional, um calígrafo que escreva os nomes nos envelopes, uma opção sempre charmosa. Mas também é possível imprimir etiquetas adesivas ou imprimir os nomes direto no próprio envelope, o que ficará mais elegante e legível, e previne que não haja erro na entrega. No envelope interior, preencham seguindo o mesmo formato que forem usar para os que serão entregues em mãos.

Paperlux Design

Seja qual for o estilo do convite de casamento, é importante que sua apresentação esteja em harmonia com o conteúdo escrito, e assim os amigos e familiares irão entender perfeitamente o que os reserva a celebração. E preciso ter em mente que nenhuma informação no convite serve para limitar os convidado, mas sim orientá-los. Cada convite pode ser personalizado em seus mínimos detalhes, para imprimir a essência do casal, então tenham carinho com as escolhas que farão sobre o que escrever no convite de casamento. 

Ainda sem os convites para o casamento? 💌
Peça informações e preços a negócios de Convites perto de você