Lilian Ricci Cerimonialista

Um matrimônio pode fazer aflorar o apreço pelas tradições até nos casais mais modernos, e isso se reflete na decoração de casamento. Ainda que os noivos tenham um estilo contemporâneo ou simples, muitos familiares prezam pela cerimônia religiosa da forma mais tradicional, com um vestido de noiva clássico, e também não dispensam um cenário digno de filmes antigos: as igrejas históricas, onde normalmente se casam geração após geração de uma mesma família, com flores para casamento à altura do local, e todos os detalhes para que o "sim" seja dito em grande estilo.

Decoração

Em muitas cidades brasileiras esses verdadeiros monumentos estão bem conservados e podem dar mais vida à celebração, já que contam uma majestal decoração de igreja para casamento e cheia de detalhes arquitetônicos. Curvas barrocas ou clássicas, imagens banhadas a ouro, símbolos religiosos espalhados pelas paredes desde o chão até o teto e, claro, a atmosfera antiga que fará a memória dos noivos e de seus convidados viajar aos séculos passados, respirando a história do lugar.

A beleza dessas igrejas é inegável, mas antes de decidir sobre o local, observe com atenção se poderá adaptar o estilo das obras e esculturas ao seu próprio. Se você gosta de flores com tonalidades fortes, por exemplo, pode não conseguir harmonizá-las com a madeira escura de algumas igrejas. Colocar todas as tendências de decoração de casamento 2017 em um local tão sóbrio pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível, e sempre se pode fazer adaptações.

Vinicius Terror

Cuidados com a tradição religiosa

Casar-se em uma igreja não significa necessariamente ser religioso, mas uma vez que se concorda em realizar a cerimônia em uma igreja histórica, há que se considerar algumas regras paróquiais. Por isso, o mais aconselhável é conversar com o padre responsável para saber detalhes da celebração. O que se pode mudar, se há restrições quanto às músicas católicas para casamento ou quanto às vestimentas, e os limites de horário.

Planejamento

Hoje os casais têm acesso a um grande leque de opções para o seu casamento – urbano, no campo, temático, e muitos outros – mas não engane: casar-se nas igrejas nunca sai de moda e pode ser bastante concorrido conseguir uma data. Por isso, não perca tempo e se organize com antecedência.

Nomes de peso

As principais cidades brasileiras sempre contam com uma catedral esplendorosa, e normalmente é aqui que são realizados os casamentos mais famosos. Minas Gerais é o local com mais igrejas históricas, e cada uma tem um charme especial. Em Ouro Preto estão as mais renomadas, entre elas a Igreja Nossa Senhora do Pilar, com afrescos exuberantes no teto e uma coloração dourada nas paredes barrocas, e a São Francisco de Assis, com uma fachada bem conhecida e um interior repleto de esculturas.

A cidade de Salvador também conta com muitas opções, entre elas a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Construída entre 1746 e 1754, sua arquitetura segue um estilo neoclássico e sua fachada é marcada pelo estilo rococó. Segue o modelo das igrejas portuguesas dos séculos 18 e 19, com belos afrescos e azulejaria.

No Rio de Janeiro não se pode deixar fora da lista a Irmandade de Nossa Senhora da Candelária, ou simplesmente Igreja da Candelária, um local digno de casamentos da realeza no centro da cidade. Seguindo o estilo arquitetônico  neorrenascentista italiano, a igreja é palco dos principais casamentos da sociedade carioca. 

Em São Paulo, a Catedral da Sé é um dos nomes mais cotados, sendo um dos cinco maiores templos de arquitetura neogótica do mundo, erguida em 1616. Outa igreja que merece uma visita na capital paulista é a Capela Beato José de Anchieta, no Largo Pateo do Collegio. Ali foi realizada a primeira missa na cidade e o espaço anexo, apto para festas, tem uma linda vista para a cidade.

Soft Light

Fotografias inesquecíveis

Um dos pontos mais fortes para a escolha definitiva de uma igreja histórica como cenário do enlace são as fotos da decoração de casamento e da cerimônia que podem ser feitas. A iluminação clássica garante um aspecto sofisticado ao álbum, e os noivos mais tradicionais vão se sentir em um verdadeiro filme de época. E então, já consegue se decidir sobre o lugar do seu casamento? Depois disso já podem começar a pensa nos convites de casamento.