Tatiana Sousa

Muitos casais, enquanto gastam horas e mais horas de sono na busca dos detalhes da decoração de casamento e vasculham todas as lojas procurando modelos de lembrancinhas de casamento originais, podem se esquecer de elementos simbólicos do grande dia que dão ainda mais ênfase à proposta de sua celebração. Os tão esperados votos dos noivos é um exemplo disso. Trata-se de uma maneira pessoal e uma oportunidade do casal reafirmar todos os motivos que os fizeram chegar até esse dia, para poder manifestar o comprometimento e as expectativas que têm para a nova vida.

E quando chega o momento de escrevê-los, muitos noivos podem acabar encontrando dificuldades de colocar no papel todo o sentimento de forma autêntica. Mas não deixem que esse detalhe tão importante tire seu sossego, existem exercícios ou até mesmo simples dicas que podem ajudar a transcrever tudo o que sente pelo seu companheiro(a). Se estão prestes a calçar o sapato de noiva e o traje do noivo para subirem ao altar, mas ainda não têm os votos: vejam as dicas.

Emily Milioli Photography

1. Comecem com tempo de sobra

Não deixem para escrever esse texto romântico no último minuto, a pressão que virá com o pouco tempo para finalizá-lo de nada te ajudará. Sintam-se livres para tomar o tempo necessário para conseguir chegar ao resultado mais os agrada. Já sabem como é importante a antecedência para a organização do casamento, e ela não está restrita apenas aos elementos da festa, como o tempo para encontrar os modelos de lembrancinha para casamento, mas também para a elaboração dos seus votos.

2. Trajetória do relacionamento

Quando as palavras fugirem não se forcem a colocar no papel coisas sem significado, se deem um tempo e relembrem toda a história de amor de vocês, desde que se conheceram, quando e como, até hoje. Vocês sabem muito bem os detalhes do momento mágico do pedido ou de quando se conheceram, e com certeza irão se emocionar ao lembrarem certas situações. São essas recordações que devem ser transcritas, tentem usá-las para elaborar o texto. Da mesma forma como fizeram muitos testes até chegarem ao texto do convite de casamento perfeito, também terão que dar tempo para que as palavras certas apareçam para os votos.

GN Fotografia

3. Os motivos que os fizeram se apaixonar

Escrevam as principais qualidades que fizeram vocês se apaixonarem e que os mantém apaixonados a cada dia pelo seu(sua) parceiro(a). Quem sabe também podem listar aqueles pequenos defeitos que no dia a dia te irritam, mas que também merecem ser lembrados, já que fazem parte da personalidade dessa pessoa que te conquistou, afinal de contas, o sentimento verdadeiro é aquele que ama tanto as qualidades quanto os defeitos. Essa lista da personalidade do seu par os encherá de inspiração para uma declaração cheia de frases curtas de amor.

4. Não se apeguem ao tamanho

Ninguém nunca disse que, para que o texto dos votos fosse belo e romântico, que deveria ser longo. O seu texto deve ser do tamanho que necessite para transmitir da forma mais sincera o seu sentimento. Muitas vezes uma pequena frase proporciona mais impacto do que um longo texto. Atenham-se ao que estão sentindo no momento em que escrevem, e sejam objetivos(as) quanto à forma de se expressarem, deixem que o amor tome conta das palavras.

Karyna Alves Produções Fotográficas

5. Utilizem outros textos inspiradores

Usem as inspirações de grandes poetas e escritores para conseguirem organizar os seus sentimentos no papel. Muitas vezes textos de músicas ou poesias emocionam tanto que parecem ser escritas especialmente para descrever o relacionamento de vocês, e com certeza isso trará muita inspiração. Podem recorrer a um texto ou um poema que reflita seus sentimentos. Ou até à estrofe de alguma música que sempre foi especial para ambos. Aproveitem as belas palavras de um escritor apaixonado.

6. Comprometa-se com o futuro

Reflitam sobre o futuro que sonham para vocês e repitam em voz alta tudo aquilo que desejam para a vida a dois, e que se consolidará neste dia. Declamem o comprometimento que querem para a nova vida como  marido e mulher, e o comprometimento com seus próprios sentimentos. As juras de amor da época do namoro agora podem ser relembradas e reafirmadas. Pensem que o envio dos modelos de convite de casamento é apenas o primeiro passo para alcançarem juntos esse futuro que almejam, e façam seus votos em cima disso.

Victor Trigueiro Wedding Photographer

7. Preservem a intimidade de vocês

Ainda que queiram expressar da forma mais transparente todo o sentimento que possuem entre vocês, é importante lembrar que nesses votos as intimidades de vocês devem ficar de fora. Lembrem-se de que irão ler na frente de todos os seus convidados essas palavras, incluindo os familiares e os amigos, e por isso devem preservar certos comentários para não constranger seu par ou os presentes.

8. Não tenham vergonha de serem intensos

Se querem um momento mágico para uma declaração de amor emocionante, este momento é agora. Escrevam com sentimento e emoção, permitindo que seu coração seja o guia. Demonstrem o quanto estão felizes em construir uma família e uma vida plena ao lado desta pessoa.

Renan Torres Fotografia

Os votos não têm padrão nem regras, eles são livres, e o que importa é transmitir o que o casal realmente prioriza para eternizar a cerimônia da forma mais intensa possível. Coloquem a seleção das músicas de casamento que irão tocar no dia para se inspirarem e escrevam no papel todo o sentimento que surge com as canções. E quando chegar o momento de enviar os convites de casamento, tenham a certeza de que poderão transmitir para todos os convidados os motivos que os levaram até o dia C.