Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

Como escrever os votos do casamento: 8 dicas de ouro para os casais

Os votos do casamento são verdadeiras declarações. Podem fazer promessas ou afirmações sobre o amor que dividem. Mas, como escrevê-los? Damos 8 dicas de ouro para que se inspirem e coloquem em palavras tudo o que sentem.

Amora Photo e Film

Entre os momentos mais emocionantes e simbólicos da cerimônia, está aquele em que o casal fará os tão esperados votos matrimoniais. Essa é a hora em que declaram todas as suas intenções e amor à pessoa que está bem ali na frente. Trata-se de uma oportunidade para reafirmar todos os motivos que os fizeram chegar até esse dia, uma forma pessoal de manifestar o comprometimento e as expectativas que têm para a nova vida pós-casamento. E, quando chega o momento de escrevê-los, é normal encontrar algumas dificuldades para colocar no papel todos esses sentimentos.

Como fazer os votos do casamento para a noiva ou para o noivo? Escrever tudo o que desejam falar para o seu amor é uma tarefa difícil, ainda mais quando desejam fazê-lo da forma mais autêntica. Mas não se preocupem. Se estão se perguntando como escrever os votos do casamento, temos dicas simples que podem ajudá-los a descrever tudo o que sentem. Se estão prestes a subir no altar, mas ainda não têm os votos, essas dicas são para vocês.

Céu de Renda - Assessoria e Cerimonial

1. Comecem com tempo de sobra

Não deixem para escrever os votos do casamento no último minuto. A pressão que virá com o pouco tempo para finalizá-lo não ajudará em nada, e é preciso ter uma pausa para que as palavras certas apareçam para os votos. A primeira dica é começar a escrever com antecedência. Quanto tempo? Depende de cada pessoa. É preciso que se sintam livres para tomar o tempo necessário. Se a inspiração chega de forma lenta, comece a escrever de três a um mês antes do dia C. Mas se você é uma pessoa que prefere escrever uma só vez quando chega a inspiração, três semanas antes podem ser suficientes. O importante é que tenham tempo suficiente para não se sentirem pressionados e escreverem de qualquer jeito.

2. Relato da trajetória do relacionamento

Quando as palavras fugirem, não se forcem a colocar no papel coisas sem significado. Uma ideia que irá abrir as portas da inspiração é relembrar toda a história de amor de vocês. Pensem em quando se conheceram, quando perceberam que havia "algo mais". Façam uma trajetória desse amor, experimentando contar os momentos mais inesquecíveis de cada fase, em ordem cronológica. Vocês sabem muito bem os detalhes de momento mágico, do primeiro beijo ao momento do pedido e, com certeza, será lindo compartilhar com os convidados as suas emoções ao relembrar esses dias. Tente descrever esses momentos de forma resumida nos votos.

Karoline Bettes

3. Os motivos que os fizeram se apaixonar

Escrevam as características mais marcantes que fizeram vocês se apaixonarem e que os mantêm apaixonados a cada dia. Tudo o que faz do seu par... o par perfeito para você! E não significa falar apenas das qualidades.

Também podem falar sobre aqueles pequenos defeitos que, apesar de tudo, merecem ser lembrados, já que fazem parte da personalidade dessa pessoa que te conquistou. Na verdade, são os "defeitinhos" que consquistam! Mas tenham delicadeza para escrever. Mostre que você ama todas as partes da pessoa a quem dirá "sim, eu aceito", isso é amor. 

Mari Alves Fotografia

4. Não se apeguem ao tamanho

Não há nenhuma regra ou protocolo sobre a extensão dos votos. Um texto belo e romântico pode ser tanto curto quanto longo. Você deve colocar no papel o necessário para transmitir da forma mais sincera os seu sentimentos, sem pensar no tamanho do texto! Muitas vezes uma pequena frase proporciona mais impacto do que um longo texto. Atenham-se ao que estão sentindo no momento em que escrevem, e sejam objetivos(as) quanto à forma de se expressarem, deixem que o amor tome conta das palavras.

Sonhos em Convites

5. Utilizem outros textos inspiradores

Usem as inspirações de grandes escritores, compositores musicais ou poetas para conseguirem organizar os seus sentimentos no papel. Às vezes a letra de uma canção ou um poema parecem ter sido escritos especialmente para descrever o relacionamento de vocês e, com certeza, isso trará muita inspiração. Podem recorrer aos grandes mestres da literatura e outros artistas para escrever os votos do casamento. Afinal, é bem provábel que eles tenham as palavras certas. Mas lembrem-se: nada de copiar, apenas inspirar-se!

6. Comprometa-se com o futuro

Reflitam sobre o futuro que sonham para vocês e repitam em voz alta tudo aquilo que desejam para a vida a dois. Esses desejos podem e devem fazer parte dos seus votos matrimoniais. Declamem o comprometimento que querem ter para essa nova vida pós-casamento. Essa será uma forma de mostrar que estão comprometidos com seus próprios sentimentos e os sentimentos da pessoa amada. As juras de amor da época do namoro agora podem ser relembradas e reafirmadas. 

Karoline Bettes

7. Preservem a intimidade de vocês

Ainda que queiram expressar da forma mais transparente todo o carinho e paixão que possuem, é importante lembrar também que, nesses votos, a vida íntima pode ser preservada com um pouco discrição. Lembrem-se de que irão ler na frente de todos os seus convidados essas palavras, incluindo os familiares. É preciso saber o limite do que dizer sobre o seu par diante de tantas pessoas, ainda que elas façam parte do seu círculo.

8. Não tenham vergonha de serem intensos

Reservados, sim, mas nunca envergonhados de expor o amor que sentem! Acreditem: o momento dos votos do casamento é um instante mágico e, como tal, ele merece uma declaração de amor emocionante à altura. Não tenham vergonha de escrever com sentimento e emoção, permitindo que seu coração seja o guia. Demonstrem o quanto estão felizes em construir uma família e uma vida plena ao lado desta pessoa. Não censurem o seu próprio romantismo!

Leticia Lacerda Fotografia

Não existem regras ou uma fórmula exata para escrever os votos do casamento. E é justamente essa liberdade que torna o momento único, já que só vocês podem colocar em palavras tudo o que sentem. Ao escrever os votos, você irão eternizar aos desejos que têm para essa vida em conjunto, e a cerimônia será lembranda com emoção. Absorvam essas dicas e tenham a certeza de que poderão transmitir para todos os convidados os motivos que os levaram até o altar.

Outros artigos que podem te interessar