7 ideias de casamento barroco, Rococó vibes é tendência!
O século XVII está em alta, não perca essa carruagem! Preparamos uma seleção de dicas para celebrar um casamento barroco, ou seria um casamento como os da a alta sociedade em Bridgerton? Confira essa tendência!
Para quem sonha com o esplendor visual e com o clima romântico das festas da realeza, a ideia de um casamento barroco pode ser apaixonante. Junto com o rococó, essa estética vem forte como tendência para 2026, e remonta a um tempo de luxo e abundância nas ocasiões sociais. Acompanhe nossas dicas sobre visual, decoração e música para embarcar conosco nessa viagem no tempo.
Índice de conteúdo
- O que caracteriza o casamento estilo barroco?
- O que é o estilo rococó?
- Decoração de um casamento barroco
- Convites de casamento barroco
- Flores para um casamento barroco
- Vestidos de Noiva Rococó
- Casamento rococó, estilo Bridgerton
O que caracteriza o casamento estilo barroco?
A inspiração vem da arte e da arquitetura do século XVII, focada na dramaticidade e em temas religiosos. O casamento estilo barroco não busca ser modesto, mas sim contar uma história em detalhes ricos: tecidos nobres como veludo e brocado trazem textura ao vestuário e à decoração; O mobiliário é trabalhado em adornos como volutas e medalhões em madeira e folhas douradas; A iluminação é pensada para realçar contrastes e criar profundidade, com o uso de velas e candelabros.
O que é o estilo rococó?
Surgindo na França, entre 1730-1760, o estilo rococó chega como uma variante laica do barroco, e se afasta da formalidade para focar em leveza e refinamento. O objetivo era finalizar a formalidade da arte barroca do reinado de Luis XIV.
Por isso, a monumentalidade dá lugar a traços mais delicados e assimétricos, com formas inspiradas na natureza, como conchas e folhagens. A paleta de cores exibe tons pastel, como azul-claro, cor-de-rosa e verde-menta. É a estética dos eventos da aristocracia europeia, como os que vemos retratados em filmes como A Favorita e Maria Antonieta, e séries como The Great e Bridgerton.
Decoração de um casamento barroco
Seja a cerimônia realizada em uma igreja histórica ou em um grande salão, o estilo pede imponência. E aqui vão algumas dicas para conseguir a decoração barroca perfeita!
- A paleta de cores, estilo barroco, inclui dourado e prateado, com toques de bordô ou azul-marinho.
- Elementos decorativos rococó, como lustres de cristal que dominam o espaço, assim como espelhos com molduras elaboradas. Velas em candelabros de metal envelhecido acrescentam à atmosfera de romantismo. A louça ganha detalhes em ouro, e os centros de mesa fornecem um espetáculo com arranjos de flores em cascata e folhagens, completando o visual grandioso.
- Móveis com o charme rococó: sofás e poltronas elegantes, estofamento texturizado (lembram do veludo?), cadeiras com detalhes esculpidos e acabamentos luxuosos, em geral.
Convites de casamento barroco
Como o primeiro contato dos convidados com o tema do casamento, o convite já deve introduzir o tom de esplendor da ocasião. A papelaria é marcada por texturas foscas com toque aveludado e materiais de alta gramatura. Realizada à mão por artista de caligrafia ou impressa em fontes cursivas clássicas, a tipografia reafirma o ar de solenidade. O conjunto fica completo com elementos como envelopes de tecido, gravações metalizadas, fitas de cetim ou lacres de cera com as iniciais do casal.
Flores para um casamento barroco
A estética barroca se reflete também nos arranjos florais. Para transmitir a escala da festa, tradicionalmente empregam espécies de maior volume, como rosas, orquídeas, peônias e lírios. Sua montagem é focada no movimento e no efeito visual dramático de composições que parecem transbordar e se derramar. Folhagens escuras como eucalipto, hera e aspargo adicionam contraste e profundidade em contraste com as flores. O objetivo é ampliar as sensações de abundância e opulência, seja em buquês, em portais e em centros de mesa.
As flores recomendadas para um casamento estilo barroco são:
- Peônias
- Rosas
- Orquídeas
- Hortênsias
Todas elas ficaram ainda mais divinas, se combinadas com o copo-de leite e o ranúnculo.
Vestidos de Noiva Rococó
Uma noiva rococó reflete tudo o que falamos até agora sobre o barroco, e o vestido de noiva rococó faz uma homenagem a essa época, destacando-se pela opulência, pelo volume e por todos os detalhes incorporados ao vestido. Os vestidos de noiva rococó vão ter:
- Mistura de texturas;
- Espartilho;
- Véus compridos;
- Apliques com pérolas, flores, laços;
- Mangas com babados;
- Renda e tule sempre que possível.
Encontre tudo para a noiva rococó
Casamento rococó, estilo Bridgerton
Um casamento estilo rococó inspirado nos bailes da realeza não se limita apenas ao visual e ao figurino de damas com rendas e espartilhos e cavalheiros com lenços e coletes de seda. A música é outra excelente forma de envolver os convidados, porém compositores da época como Bach e Mozart podem não ter tanto impacto num público mais jovem. Aí está um dos acertos da série romântica da Netflix, que apresenta clássicos da música pop contemporânea em arranjos para trio ou quarteto de cordas. Algumas músicas perfeitas para dar um toque jovial à entrada do cortejo sem perder o clima de época:
- Happier Than Ever - Billie Eilish
- Snow On The Beach - Taylos Swift e Lana Del Rey
- Halo – Beyoncé, versão de Caleb Chan e Brian Chan
- A feeling I´ve never been – Kris Bower
- In my blood– Shawn Mendes, versão Vitamin String Quartet
Com tantas representações na arte, na literatura, no cinema e na TV, não faltam referências para inspirar seu casamento barroco ou rococó. Da música à decoração, passando pela tipografia e pelos arranjos florais, o período tem um inegável apelo romântico e não surpreende que retorne ao imaginário de casais apaixonados que sonham com seu próprio baile da aristocracia.
Pode interessar: