Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

Batismo, Comunhão e Crisma: quais ritos são necessários para se casar pela Igreja Católica?

Os três sacramentos formam um rito de iniciação para a vida católica e para outros ritos, como o casamento. São importantes, porém, nem todos entre esses são obrigatórios antes de se casar. Entendam tudo sobre o tema.

Barbara Santos Fotografias

Já pensaram que o casamento é um rito de passagem de um estado civil para outro? Vocês deixam de estar solteiros para viverem como casados em comum acordo e por livre espontânea vontade. Associar a união de duas pessoas com uma religião é comum no mundo todo e os rituais para que esse compromisso seja oficializado é um conjunto de ações e costumes realizados de acordo com normas já estabelecidas pela sociedade. Na Igreja Católica, há ritos de iniciação que precedem os matrimoniais, são eles: o batismo, a comunhão ou eucaristia e a crisma. Os católicos acreditam que esses sacramentos alimentam a fé e fortalecem os fiéis em uma vida de amor a Cristo. Saibam os significados de cada um e a importância para o casamento.

Lucas Dreher Fotografia

Batismo

Um dos documentos obrigatórios para apresentar na igreja e abrir o processo matrimonial é a certidão de batismo de cada um do casal, ou de quem é católico e foi batizado, não necessariamente tem que ser das duas pessoas. Portanto, é necessário solicitar a certidão na igreja onde ocorreu o batismo, para fins matrimoniais, que tem validade de até seis meses até a data do casamento. 

Depois da cerimônia religiosa, a notificação do matrimônio é enviada para a igreja em que ocorreu o batizado. Se for a mesma igreja, o documento fica lá mesmo, para constar no livro de Batismo. Assim, a instituição tem uma prova de que a pessoa é casada. O catolicismo não permite que alguém se case mais de uma vez na igreja.

O Batismo é o sacramento que abre as portas para a vida cristã. É o primeiro ritual de purificação e, por isso, geralmente ocorre nos primeiros meses ou anos de vida. Em uma cerimônia marcada, aberta ao público e comunitária, o padre dá a bênção, molhando ou imergindo a cabeça da pessoa em água benta, por alguns segundos. A partir do Batismo é que alguém é considerado católico. Por isso, esse é tido como o rito essencial para quem deseja se casar pela Igreja Católica.

All Cerimonial e Eventos

Comunhão ou Eucarisria

A Primeira Comunhão é uma celebração em que os católicos recebem pela primeira vez a eucaristia (a hóstia) e começa a participar da eucaristia nas missas. Este sacramento é importante para os católicos porque simboliza a última ceia de Jesus com os apóstolos, onde abençoou e distribuiu o pão e o vinho. Para se casar, não precisa ter feito a Primeira Comunhão, mas é um rito de iniciação comum entre os católicos.  

Crisma

Também chamada de Confirmação, o Crisma é o sacramento que renova a devoção a Cristo e a vontade de seguir a religião católica na vida adulta. Há uma preparação para ele, e uma celebração, na qual o católico é ungido com um óleo abençoado. Este rito acontece quando a pessoa já tem idade para discernir as próprias escolhas, e é um complemento ao batismo. Mesmo assim, não é obrigatório para se casar. 

Uriel Marques Fotografia

Esperamos ter tirado todas as dúvidas sobre esses ritos. O importante é saber quais são os processos para consolidar o sonho de se casar pela Igreja Católica. Recomendamos que se concentrem na documentação com seis meses de antecedência da data escolhida, por conta do prazo de validade da certidão de batismo atualizada. Com mais essa etapa cumprida, é hora de seguir com os planos do grande dia. Ele será feliz e abençoado.

Outros artigos que podem te interessar