Leonardo Luz Fotografia e Filmes

Se já enviaram os convites de casamento e estão separando as milhares de inspirações para a decoração de igreja para casamento, lembrem-se de que provavelmente vocês terão que fazer o curso pré-matrimonial, que é requisito indispensável em muitas igrejas. Mais aliado do que adversário, ele com certeza mais ajuda do que atrapalha! O curso de preparação para o matrimônio não deve ser visto como uma obrigação e sim como uma orientação. As instituições religiosas aconselham que todos os nubentes deveriam fazer este curso como forma de orientação para a futura vida de casado, independentemente da sua religião. Se estão ansiosos para que escutar a sua música para a entrada do casamento, vejam o que precisam saber sobre o curso pré-matrimonial:

Antecedência

Não existe uma regra pré-determinada, mas, como o próprio nome já diz, deve ser feito antes da cerimônia. Assim como partiu com antecedência para escolha ideal do modelo de vestido de noiva, também é importante realizar o curso com certa antecipação, para que o cronograma não afete a organização do casamento. Cada religião possui duração própria dos cursos. O importante é que, no momento de marcar a data do dia C já converse com o responsável para verificar a duração do curso. Assim vocês saberão quanto tempo irão necessitar para finalizá-lo. Como as datas de casamento em algumas igrejas são basntante concorridas, você agendará a cerimônia com bastante antecedência e já saberá do tempo que necessitará ou quais as datas disponíveis para se inscrever.

Requisitos

Os requisitos dependem de cada religião e igreja. Na igreja católica por exemplo, para cursarem as aulas os requisitos são praticamente os mesmos que para o casamento religioso, ou seja, que os noivos estejam batizados, documentos e carta de apresentação. Para os noivos divorciados, muitas igrejas optam por uma breve entrevista antes do início das aulas, além de ter que levar a certidão de casamento com averbação do divórcio. Antes de pensarem nos modelos de lembrancinhas de casamento para os convidados, vejam se vocês cumprem com os requisitos para realizarem o sonho de se casar na igreja.

Quando e onde?

Cada igreja possui suas datas específicas, mas normalmente os cursos são em dias de semana. Para quem não possui disponibilidade e possui a agenda saturada entre trabalho, reunião com fornecedores e escolha de detalhes tais como os noivinhos para o bolo de casamento tudo bem, existem os cursos intensivos nos finais de semana.

Se vocês decidiram se casar em cidade (ou até país) diferente da que vivem também não tem problema, os cursos podem ser feitos na igreja mais próxima do casal. Algumas igrejas também disponibilizam a opção on-line, te deixando ainda mais tempo livre para se dedicarem a descobrir como fazer as lembrancinhas de casamento.

Estúdio Mayckon Santos

O curso nada mais é que uma orientação para que o casal tire todas suas dúvidas quanto à religião e o matrimônio. Os nubentes recebem explicações sobre amor, respeito, sexualidade, fé, convivência, relação com a família e até finanças! Com essa ajuda até o orçamento da decoração de festa de casamento poderá ser repensado! Cada sessão é dividida por temas. Depois do casamento, quando o terno do noivo e vestido de noiva forem guardados, os casais que reclamarem de não terem recebido um "manual de instruções" para a vida de casados certamente devem ter pulado esta etapa!

Por isso, mais do que um aliado, o curso pré-matrimonial serve para te ajudar a começar essa nova fase e a vida que virá pela frente e que, seguramente, trará situações inesperadas com as quais nunca se deparou antes. Se você já fez, aproveite para dar o conselho para a amiga que pegou seu buquê de flores e será a próxima a se casar. Antes dela escolher o seu vestido de noiva já saberá a importância do curso para a vida a dois.