Camatti Eventos
Camatti Eventos

A cerimônia religiosa é um dos momentos mais emocionantes para o casal que irá dizer "sim". Por convições de fé ou tradição, o casamento em uma igreja segue sendo uma opção da maioria dos casais, e mesmo entre os menos religiosos há uma uninimidade: é impossível não se comover com todos os ritos que são feitos e, para aqueles que já têm uma caminhada na igreja, receber essa bênção junto com seu par será inesquecível, mas antes de pensar nas lágrimas de alegria que irão cair, há que se pensar nos trâmites e documentos necessários para o dia.

Para deixar tudo em ordem e realizar esse sonho, é fundamental que vocês visitem a igreja escolhida e aproveitem para fazer algumas perguntas, tirar as dúvidas e saber de tudo antes do enlace. Muitos preparativos dependem de cada religião, instituição e paróquia. Por isso, reunimos as principais questões de uma forma ampliada para atender aos diversos públicos e credos. Tomem nota daquelas que se aplicam à sua igreja, para que as possíveis dúvidas se tornem certezas.   

Cerimonial Ana Cristina
Cerimonial Ana Cristina

  • 1. O casamento civil tem que acontecer antes do religioso?

Vocês podem se casar pelo civil antes, durante ou depois do casamento religioso, mas atenção aos trêmites. Se quiserem formalizar no civil antes, não existe um prazo para realizar o enlace na igreja depois. No caso de prepararem o casamento civil e religioso no mesmo dia, deverão agendar no cartório a retirada da habilitação, com uma antecedência de 30 a 60 dias do casamento, com duas testemunhas na data agendada. 

Se o civil for após a cerimônia, devem retirar da igreja o termo de celebração do casamento com efeito civil e levá-lo ao cartório, onde deram entrada no processo de habilitação, para trocar o termo pela Certidão de Casamento, num prazo máximo de 90 dias após a celebração religiosa. 

É sempre importante ter em mente que, para que o casamento seja oficialmente válido, é necessário que vocês também se casem pelo civil para obter a Certidão de Casamento. Mesmo assim, a data oficial continuará sendo o dia C na igreja.

Uriel Marques Fotografia
Uriel Marques Fotografia

  • 2. Quais são os documentos necessários para apresentar na igreja?

  • Licença (transferência) de paróquia, necessária quando o casamento será em paróquia diferente de um dos noivos; 
  • Cópias autenticadas do RG e CPF do casal; 
  • Certidão de batismo dos noivos, dependendo da igreja e religião;
  • Cópia de comprovante de residência;
  • Certificado do curso de noivos;
  • Se for na igreja católica, carta do padre e cópia da identificação presbiteral (caso não seja o padre da própria paróquia);
  • Ficha de duas testemunhas, que não pode ser pai ou mãe, nem menores de 18 anos. A ficha deve conter os seguintes dados: nome, profissão, idade, RG, estado civil, nacionalidade e endereço completo.
  • 3. Há alguma taxa de casamento?

Nem todas as igrejas cobram taxas, isso vai depender de cada cidade. Então, é melhor perguntar se há um valor para realizar o casamento no local. Também verifiquem se há uma taxa caso haja atraso no início da cerimônia porque muitas igrejas possuem esse valor extra de gasto. É sempre bom confirmar com o padre, pastor ou celebrante quanto tempo durará e tentem chegar a um acordo que seja favorável para todos. 

Conceitto Cerimonial e Músicos
Conceitto Cerimonial e Músicos

  • 4. É necessário fazer um curso pré-matrimonial?

Esse curso é importante para orientar o futuro casal e prepará-lo para os desafios da nova vida em conjunto. Caso vocês se casem pela religião católica, o curso é obrigatório, já que os noivos apenas podem realizar a cerimônia religiosa depois de obterem o certificado de conclusão do curso. Além disso, procurem saber os prazos de inscrição e o tempo de duração do curso.

  • 5. A cerimônia pode ser realizada por um sacerdote/pastor em particular?

Se vocês querem que um sacerdote ou pastor em particular celebre o casamento, devem deixar isso claro desde o primeiro momento. Porém, algumas igrejas podem não aceitar que outros párocos celebrem cerimônias no local, sendo assim, perguntem sobre isso o quanto antes.

Luciana e Hérlon - Foto e Filme
Luciana e Hérlon - Foto e Filme

  • 6. Que estilo de decoração pode ser usado?

Algumas igrejas proíbem estilos mais "atrevidos" na decoração da cerimônia, outras não aceitam que o espaço seja adornado com flores. Portanto, antes de decidirem como será o décor, o melhor é perguntarem na igreja o que vocês podem ou não usar no dia do casamento. É importante saber também se a igreja dispõe de um sistema de som em perfeito estado ou se vocês terão de contratar esse serviço.

  • 7. Quais são os materiais que a igreja dispõe?

Perguntem se a igreja possui castiçais, velas, vasos ou outros adornos que possam ser utilizados na decoração, para que vocês possam aproveitar algumas coisas para o casamento. É importante também saber se a igreja dispõe de um sistema de sonorização para que todos escutem a cerimônia na perfeição, ou se vocês terão de contratar também esse serviço para o dia do casamento.

Art&Mix Decoração para Eventos
Art&Mix Decoração para Eventos

  • 8. A igreja possui um coral/grupo musical ou devemos contratar?

Caso a igreja não tenha coral ou grupo musical disponível para o dia C ou vocês preferem contratar um conjunto diferente, perguntem se isso é possível ou se apenas o coro da igreja poderá cantar na cerimônia. Se puderem ou tiverem que combinar com uma equipe de fora, vejam isso com uma certa antecedência.

  • 9. Podemos escolher músicas não religiosas? 

Esta é uma questão que também depende da igreja e da religião. Muitos locais têm a playlist definida para as cerimônias de casamento, outros abrem as possibilidades para canções da preferência do casal, principalmente se as músicas forem tocadas de forma instrumental. Um exemplo comum é a escolha de uma canção da infância ou de algum filme de animação para a hora da entrada das daminhas e dos pajens, bem como o momento das alianças.

  • 10. Os convidados podem jogar arroz?

Este costume já está sendo reformulado e, em vez do arroz, os convidados jogam confetes de papel, pétalas de flores e até bolinhas de sabão. É bom ter certeza de que a tradição do arroz está autorizada na igreja onde irão realizar a cerimônia, caso vocês façam questão desse ritual. A pergunta é válida porque muitas igrejas proíbem o costume agora, ou exigem uma garantia de que a rua na frente do santuário não ficará suja de arroz.

Renata Delduque Cerimonialista
Renata Delduque Cerimonialista

  • 11.  Qual é o local reservado para os padrinhos e madrinhas?

É bom saber também onde os padrinhos e madrinhas ficarão sentados na igreja. Há lugares reservados para eles nas primeiras fileiras dos bancos ou nas laterais do altar. Perguntem se existe uma preferência sobre como será a entrada desses convidados especiais e se algum deles poderá fazer uma leitura, caso a cerimônia seja composta por missa ou culto.

  •  12. A igreja tem um local próprio para a recepção?

Se a ideia é oferecer uma recepção com comidas e bebidas ou o famoso “bolo com champanhe” para comemorar a união ali mesmo, perguntem se a igreja possui um salão com esse intuito, e se empresta o salão paroquial para os cumprimentos. Algumas alugam o espaço por uma taxa, mas serve como uma forma de economizar e não ter a locomoção de todos.

  •  13. O carro que deixará a noiva pode ficar estacionado à porta?

Apesar de isso ser bastante comum, nem todas as igrejas permitem que o carro da noiva fique estacionado na frente da porta porque pode impedir a passagem, não ter estacionamento ou não ser permitido estacionar no local. Saibam sobre isso antes do dia do casamento para combinar com o motorista ou com a empresa de alguel do carro.

Rodrigo Abreu Fotografia
Rodrigo Abreu Fotografia

  • 14. Há uma estimativa sobre a duração da cerimônia?

Muitos convidados se questionam sobre a duração da cerimônia e essa também pode ser uma dúvida do casal para marcar o horário da recepção. Com delicadeza, já que se trata de algo que depende de cada celebrante, podem perguntar se existe um estimativa sobre a duração, tentando chegar a um acordo que seja favorável para todas as partes. Também perguntem se há uma taxa cobrada caso haja atraso no início da cerimônia, muitas igrejam possuem esse valor extra de gasto.

  • 15. Haverá mais casamentos no mesmo dia?

Tentem saber se existem casamentos no mesmo dia que o de vocês, para se organizarem bem no dia. E outra vantagem de terem essa informação é que talvez possam entrar em acordo com o outro casal sobre a decoração, e dividir esses gastos. Com certeza ficará bem mais econômico e vantajoso para todos.

Guterres Cerimonial & Eventos
Guterres Cerimonial & Eventos

Essas são algumas das perguntas fundamentais para vocês fazerem aos responsáveis das igrejas antes de fazerem a reserva de uma data, mas podem surgir outras dúvidas específicas de cada caso. Recomendamos fazer uma lista com todas as questões, inclusive se o fotógrafo poderá usar flash durante a cerimônia, por exemplo. Uma última dica é pedir um manual na igreja porque muitas já elaboraram um material com os requisitos e procedimentos próprios, o que facilita sanar as dúvidas com antecedência e só perguntar o essencial.