Alexandre Caipora

O casamento religioso ainda continua sendo um dos mais escolhidos pelos casais que decidem oficializar sua relação e iniciar uma vida juntos. Normalmente por crenças de ambos, mas também porque a maioria das noivas sonha em entrar na igreja de véu e grinalda, casar pela igreja continua sendo muito importante nos dias de hoje e requer uma série de procedimentos e requisitos que os noivos devem solucionar antes do dia que escolheram para dar o sim.

Para você que decidiu casar pela igreja e está agora na fase de organizar todos os trâmites e documentação para que o casamento seja válido, saiba que, no meio de todos os preparativos, é frequente que os noivos esqueçam de fazer perguntas fundamentais no momento da visita à igreja. Para ajudar você e seu noivo nessa tarefa tão importante, reunimos algumas que são essenciais e devem ser esclarecidas logo na primeira visita, para que nenhuma dúvida possa surgir depois. Anote tudo!

1. Necessitamos casar antes pelo civil?

Para que o casamento seja oficialmente válido, é necessário que vocês também casem pelo civil, para obter a certidão de casamento. Ainda assim, vocês podem decidir casar pelo civil antes, durante ou depois do casamento religioso. No primeiro caso, não existe um prazo para casar no religioso depois de casar pelo civil. No caso de quererem juntar o casamento civil e religioso no mesmo dia, deverão agendar no cartório a retirada da habilitação, com uma antecedência de 30 a 60 dias do casamento, que deve ser retirada com duas testemunhas na data agendada. Após a cerimônia, devem retirar da igreja o termo de celebração do casamento com efeito civil e levar esse termo para o cartório onde deram entrada no processo de habilitação para trocar o termo pela certidão de casamento, num prazo máximo de 90 dias após a celebração religiosa.

Caso decidam casar pelo civil depois de casarem pela igreja, deverão comparecer no cartório após a cerimônia religiosa, acompanhados por duas testemunhas e seus respectivos documentos de identificação. Devem também levar o requerimento religioso e termo religioso com efeito civil e solicitar a entrada para o casamento no cartório que, caso não exista nenhum impedimento, será registrado pelo cartório e a certidão ficará pronta em 16 dias. Mesmo assim, a data do casamento continuará sendo o dia da celebração religiosa.

2. Que documentos são necessários apresentar na igreja?

Para casar na igreja, são necessários os seguintes documentos: licença (transferência) de paróquia, necessária quando o casamento será em paróquia diferente de um dos noivos; cópias autenticadas do RG e CPF do casal; certidão de batismo dos noivos; cópia de comprovante de residência, certificado do curso de noivos; carta do padre e cópia da identificação presbiteral (caso não seja o padre da própria paróquia); ficha de duas testemunhas, que não pode ser pai, mãe nem menores de 18 anos. A ficha deve conter os seguintes dados: nome, profissão, idade, RG, estado civil, nacionalidade e endereço completo das testemunhas, e por fim, a taxa da igreja.

3. É necessário fazer um curso pré-matrimonial antes do casamento?

O curso pré-matrimonial é fundamental para orientar a vida do futuro casal e prepará-los para os desafios da nova vida em conjunto. A eterna dúvida dos noivos é sempre sobre a sua obrigatoriedade ou não antes do casamento religioso. Caso vocês se casem pela religião católica, o curso é obrigatório, já que os noivos apenas podem realizar a cerimônia religiosa depois de obterem o certificado de conclusão do curso. Se você agendou seu casamento na Católica Brasileira, o curso não é obrigatório, assim que se certifique bem qual é o regime do casamento de vocês. Além disso, procurem saber os prazos de inscrição e o tempo de duração do curso.

4. Quanto tempo demora a cerimônia?

Muitos convidados se questionam sobre a duração da cerimônia e esse também é um dos momentos que mais pode aborrecê-los, caso a cerimônia seja muito demorada. Perguntem ao padre quanto tempo durará e tentem chegar a um acordo que seja favorável para ambas as partes. O importante é que tudo fique esclarecido e que vocês tenham a cerimônia de casamento que realmente desejam. Também perguntem se há uma taxa cobrada caso haja atraso no início da cerimônia, muitas igrejam possuem esse valor extra de gasto.

5. Que estilo de decoração deve ser usado?

Algumas igrejas proíbem ousadias na decoração da cerimônia, outras nem sequer aceitam que a igreja seja adornada por flores de uma florista particular contratada por vocês. Antes de decidirem como será a decoração, o melhor é perguntarem na igreja o que vocês podem ou não usar no dia do casamento. É importante esclarecer esse tema antes.

6. Quais são os materiais que a igreja dispõe?

Perguntem se a igreja possui castiçais, velas, vasos ou outros adornos que possam ser utilizados na decoração, para que vocês possam aproveitar algumas coisas para o casamento. É importante também saber se a igreja dispõe de um sistema de sonorização para que todos escutem a cerimônia na perfeição, ou se vocês terão de contratar também esse serviço para o dia do casamento.

7. Existirão mais casamentos no mesmo dia?

Tentem saber se existem casamentos no mesmo dia que o de vocês. Assim talvez possam acordar a decoração com o outro casal e dividir esses gastos. Com certeza ficará bem mais econômico e vantajoso para todos.

8. A cerimônia pode ser realizada por um sacerdote em particular?

Essa é uma questão fundamental que você e seu noivo deverão fazer na primeira visita. Se vocês querem que um sacerdote em particular celebre o casamento, devem deixar isso claro desde o primeiro momento. Algumas igrejas podem não aceitar que outros sacerdotes que não o seu celebrem missas e cerimônias no local, assim, é importante vocês saberem isso o quanto antes para tomarem as decisões que considerem necessárias.

9. O carro da noiva pode ficar estacionado à porta?

Apesar de isso ser bastante comum, nem todas as igrejas permitem que o carro da noiva fique estacionado na frente da sua porta. As razões para isso podem ser várias: o carro impede a passagem, não é permitido estacionar no local, etc. Saiba isso antes de ter uma surpresa menos agradável no dia do casamento. 

10. A igreja possui um coro ou podemos contratar um?

Caso a igreja não tenha coro, você deverá contratar um e com uma certa antecedência. Outra situação que é frequente acontecer, é que os noivos não desejam ter o coro da igreja no casamento e querem contratar um diferente. Nesse caso, pergunte se isso é possível ou se apenas o coro da igreja poderá cantar na cerimônia de vocês.

Essas são algumas das perguntas fundamentais que você deve fazer na igreja, ainda que existam outras tantas igualmente importantes. O fundamental é que não surjam perguntas sobre a igreja depois, assim, faça uma lista prévia de tudo o que você quer perguntar. Tenha atenção também ao fotógrafo de casamento e se ele poderá usar flash durante a cerimônia, por exemplo. O resto já sabe, resolvidas todas as questões, aproveite ao máximo sua cerimônia e seu dia de casamento, pois ele será único e inesquecível.