Letícia Affonso

Encontrar o estilo que represente vocês dois para a decoração de casamento é o primeiro grande passo para uma festa de sucesso. Afinal de contas, todos os outros itens que englobam o dia dependem da definição desse estilo, seja nos elementos papalaria, que irão dar formato ao convite de casamento, passando pelo estilo dos trajes dos noivos e daquilo que irão oferecer como lembrancinha de casamento aos seus convidados.

O estilo Shabby Chic conquista os noivos que tendem ao estilo retrô, romântico e cheios de motivos florais. E, para ser autêntico, o shabby, como é chamado pede alguns itens decorativos imprescindíveis para conseguir dar essa atmosfera única à festa. Querem saber quais são eles?

1. Louças a caráter

Quando se pensa em Shabby Chic, uma das primeiras imagens que a maioria das pessoas tem na cabeça é a louça customizada que dá o ar do chá da tarde inglês, em um campo de grama verde e muitas flores ao redor. E se vão servir um jantar ou almoço nesse estilo, com certeza precisam dos pratos cheios de detalhes de pinturas com motivos florais, que misturam as cores das flores com bordas douradas de acabamento. E os suporte dos docinhos e dos modelos de lembrancinha para casamento também devem seguir essa romântica tendência, para caracterizar toda a louça da sua festa.

2. Rosa: na paleta de cores e nas flores

E na hora de escolherem a sua paleta de cores, se vocês optaram por uma festa nesse estilo, já sabem que o rosa não pode ficar de fora, seja como cor principal ou como uma das secundárias. Isso porque, provavelmente, já escolheram as flores para casamento, e elas são as rosas claras. E para deixar o estilo ainda mais marcado, incluam também o branco entre as tonalidades, ele fará a combinação perfeita e digna de uma decoração para festa de casamento ao estilo Shabby.

3. Enfeites com renda

Jan Ribeiro Festas

A renda sempre remete a um ar romântico, trata-se de um tecido delicado e na proposta shabby vocês podem usar e abusar dela. Se os vestidos de noiva de renda fazem as mulheres suspirarem, os elementos decorativos que contam com essa trama fará os convidados imaginarem que estão em um cenário lúdico de cinema. Os arranjos e centro de mesas podem ser feitos com potinhos delicados de vidro, enfeitados com pedaços de renda nas bordas. E podem sempre recorrer aos descansos e forrinhos de mesa feitos com o tecido também, eles são românticos, e têm tudo a ver com a temática.

4. Lampiões antigos

Decore Fest Decorações

Vocês já sabem que a iluminação é um dos grandes segredos de um espaço aconchegante, ela irá dar o destaque aos cantos necessários e acrescentará mais magia à festa. E, neste estilo, a iluminação também é bastante característica: apostem nos antigos lampiões e candelabros que podem ser pendurados, colocados no chão ou nas mesas ao redor do espaço. Para iluminar, podem escolher pelas velas ou luzinhas dentro do suporte, e quem sabe acompanhado de flores rosas para dar ainda mais charme?

5. Mobília retrô

Ânima Luz e Art

Um casamento Shabby Chic que se preze possui mobília retrô com anos nas costas. Tanto os móveis de metais, com estilo mais rococó e vintage, como os de madeira rústica de demolição e com pintura descascada, podem se encaixar bem ao tema. Prefiram as cores brancas para poder enfeitar com diferentes elementos e não sobrecarregar o resultado final. Deixem essas mobílias bastante aparentes, já que elas também vão ajudar a caracterizar a sua festa com a temática escolhida.

Escolher o estilo pode ser fácil, o difícil é saber identificar quais os elementos são necessários e apropriados para conseguir o visual que desejam. E se o estilo de casamento de vocês é esse, além de pensarem nos elementos do seu visual, como o vestidos de noiva, o traje de noivo, o boutonnière e o buquê de flores, incluam também os elementos que listamos para dar a cara Shabby perfeita ao espaço.