Cris Santoro
Cris Santoro

Diz a lenda que foi na Grécia Antiga que se iniciou a tradição da noiva portar um buquê de flores. Na verdade, as histórias remetem ao hábito de mulheres subirem ao altar levando em mãos ramos de ervas e de alho para espantar o mau olhado e as más energias contra a união. Registros do Egito Antigo, no entanto, mostram flores e ervas ornamentando diversas cerimônias, servindo também de decoração da festa do casamento entre a de outras festividades. Na Idade Média, as noivas eram presenteadas com ervas e outras plantas no percurso até o padre e o noivo, chegando ao final com o buquê formado contra a inveja alheia. A tradição teria sido aperfeiçoada ao longo do tempo até dar lugar às flores por um motivo nada romântico: ajudar a disfarçar o mau cheiro do casal! 

Mas, se o início desta tradição é controverso e cercado de incerteza, o mesmo não ocorre com a sua aplicação nos dias de hoje. O buquê se tornou item obrigatório nos enlaces. O lançamento do arranjo é, inclusive, um dos momentos mais icônicos e aguardados da festa de casamento. De tão importante, as flores que o formam são escolhidas cuidadosamente. Entre as tendências está a dos buquês monocromáticos, isto é, de uma só cor.

Hora do Sim Buquês
Hora do Sim Buquês

Mesma cor, diversas espécies

Se você é uma dessas noivas que prefere investir num mesmo tom e mal consegue segurar a ansiedade para se ver segurando um buquê de noiva vermelho, saiba que dentro dessa proposta há várias possibilidades. Já parou para pensar que não só de rosas são feitos os jardins? Existem outras flores e plantas com cores idênticas ou dentro da paleta de cor que você escolheu.

Sil Decorações
Sil Decorações

Tons diferentes: charme e frescor

A técnica do tom sobre tom pode conferir um efeito quase que em dégradé belíssimo que promete provocar suspiros. Existem técnicas para tonalizar flores, o que também ajuda a aumentar ainda mais a gama de possibilidades, criando efeitos e cores conforme o pretendido. Esta é uma escolha moderna, arrojada e charmosa que atrela frescor ao look.

Andre Matias Fotografia
Andre Matias Fotografia

Artificiais x naturais

Não descarte tão prontamente a ideia de um buquê de noiva artificial. É possível fazer um arranjo lindo e elegante com flores fabricadas nos materiais mais diversos: papel, feltro, tecidos, algodão, e etc. Basta dar asas a imaginação e estar disposta a ousar. E se restou alguma dúvida, basta rápida pesquisa aqui pelo portal, neste artigo que dará muitas referências para ver exemplos lindos e delicados. Origamis de papel contendo algumas frases curtas de amor no interior das dobraduras é uma das ideias e podem ser feitos no esquema DIY (“Do it yourself”, sem inglês), “faça você mesmo”, em bom português.

Aposte em novas cores

O rosa, o branco e o vermelho são as cores mais presentes nos casamentos. Que tal um buquê de noiva azul para roubar a cena? Roxo, magenta e até mesmo verde são cores que de tão pouco usuais são algumas ideais para as noivas diferentonas e cheias de estilo que gostam de brincar com os padrões.

Chocolatte Fotoarte
Chocolatte Fotoarte

Significado distintos

Quem quiser preencher ainda mais de significado a ocasião pode procurar adequar a cor ao sentimento e aos votos que se quer evocar.

  • O branco é associado à paz, ao perdão e à inocência;
  • O laranja, à criatividade, à espontaneidade e à vitalidade;
  • O amarelo, ao sucesso e ao otimismo;
  • O rosa, à delicadeza, à ternura e ao amor;
  • E o vermelho, ao poder, à coragem, à excitação e à paixão;
  • O verde, o azul e o roxo remetem, respectivamente, à esperança e saúde, à harmonia e fé e ao equilíbrio e espiritualidade

Além Fotografia
Além Fotografia

Nem tudo são flores

Como vimos, na origem dos buquês as flores não eram utilizadas. Se a proposta é garantir exuberância à noiva, investir em folhas de diferentes tons, formatos e texturas pode ser a resposta. As ervas e ramos de sementes podem se juntar para complementar o visual e agregar cheiros à passagem da noiva até o altar. 

We do Boho
We do Boho

Vale a pena salientar que as cores do buquê não precisam necessariamente combinar com as flores da decoração de casamento. O arranjo da noiva é um elemento destacado do ambiente e que, por isso, não precisa seguir as mesmas cores, apenas a mesma identidade visual. E lembre-se de que, para harmonizar com buquês muito chamativos, os outros detalhes do figurino não precisam ser exagerados, caindo bem em vestidos de noiva lisos e/ou com volume, brilho e bordados discretos.