O azul transmite harmonia e tranquilidade e por isso se torna uma das escolhas principais de cores para decoração de casamento. A cor azulada é fria, combina com todas as outras tonalidades igualmente frias (como o violeta e o verde) e equilibra as cores quentes nas composições. Essa cor pode aparecer no traje dos noivos, como na gravata, na camisa ou no próprio terno e, para as mulheres, pode ser colocada em detalhes do conjunto, como joias, tiaras e, claro, no buquê de flores. Ter algo azul no dia do enlace, que para muitos significam sorte, destaca e combina perfeitamente com o branco ou o nude do vestido de noiva.

O melhor de tudo é que existem muitas opções para o ramo com um tipo de flor ou diversas espécies que ornam com os diferentes estilos de celebrações. Se você ama os tons de azul, aproveite para se encantar e descobrir o buquê azul perfeito para o seu dia C.

Azul natural

As hortênsias são as campeãs nesse quesito de um buquê totalmente natural. A própria planta possui várias flores formando um ramo por si só. Embora outros tipos azulados não sejam tão comuns, há espécies que podem ser encomendadas e que possuem tal característica, você pode ver como fazer um buquê de noiva nesse tom, usando outras espécies como centaurea-azul, miosótis e jacinto.

Algumas podem ser coloridas para adquirirem a cor ou geneticamente modificadas para nascerem azuis, como as rosas e as orquídeas. Pode-se incrementar ainda com folhagens azuladas para intensificar o efeito monocromático do arranjo.

Clássico 

As noivas clássicas podem escolher os modelos tradicionais, com formato redondo, composto por flores de uma única espécie como as rosas azuis. Esse tipo de buquê pode ser incrementado com medalhas, broches e pérolas. 

Vintage

Como sempre aconselhamos o uso de tons pastéis para uma composição romântica, no caso do buquê não seria diferente. É possível também mesclar outras tonalidade de azul (pastéis) ou de outras cores, para criar um arranjo delicado e vintage, ideal para as fãs dessa estética, e o mesmo conselho vale para os trajes azuis. As convidadas, por exemplo, que optarem por um vestido de festa azul também devem ter esse cuidado com a harmonia de cores.

Praia 

A inspiração vem da cor do mar, o azul e o branco são os preferidos para uniões que acontecem na praia, já que essas cores estão presentes no cenário natural, na decoração de casamento azul e nos convites, e você pode inclusive optar pela predominância do branco no ramo, caso o enlace tenha essa atmosfera mais leve.

A noiva que quer carregar essa cor até chegar ao altar pode usar flores e folhas de espécies tropicais, como orquídeas e delfínios azuis. Reunir espécies diferentes gera uma produção mais despojada com tons variados de azul para um buquê desconstruído.

Campo

Para um arranjo rústico com ares silvestres, o mais recomendado é que faça uso de outras cores quentes para acompanhar o azul,. O amarelo, o rosa e as flores miúdas (lavanda e são escolhas garantidas na hora de montar um buque de flores do campo com a presença do azul. Para o enlace no campo, compor o azul com cores quentes, como o amarelo, o vermelho e rosa, cria um ramo rústico e elegante. O mosquitinho é muito bem-vindo, entre outras flores miúdas como a lavanda.

Pontos de azul

Se pretende um visual mais suave, o ideal é fazer uso da cor em alguns detalhes do buquê. Neste caso, o azul pode estar presente em algumas flores ou ainda na fita de cetim que envolve os caules das flores.

Recomendamos ter atenção se o azul só vai entrar no buquê ou se optou também por ter a cor em outros detalhes do look, como no sapato de noiva colorido, para que o conjunto nupcial não fique muito carregado, a não ser que a cor seja indispensável para você porque o que vale é o seu gosto no final. 

A decoração do casamento pode seguir na paleta dos tons de azul. Para um efeito que destaca o buquê, é só escolher cores claras para o ramo e cores fortes para os arranjos do caminho do altar e das mesas ou o inverso, ou seja, azul escuro para o buquê enquanto o azul claro predomina no décor. Confira as fotos de buquês de flores na galeria, lembrando que a cor do ano 2020 escolhida pelo Instituto Pantone é o Classic Blue (Azul clássico) que inspira calma, confiança e conectividade.