Cymbeline

Algumas mulheres sabem o estilo de vestido de noiva que irão usar desde que toda a organização começa a ganhar uma forma. Depois do pedido já passam a buscar o corte, a silhueta e a tonalidade que sempre imaginaram, mas, com a quantidade de modelos que surgem a cada temporada, e com as possibilidades cada vez mais irreverentes dos estilistas de moda nupcial, algumas têm dúvidas até para decidir sobre o comprimento do seu traje: um vestido longo, como é esperado, ou um vestido de noiva curto? Se a pergunta ainda paira sobre a sua cabeça, oferecemos uma terceira via: os vestidos mullet. 

Muitos acreditam que esse corte assimétrico – que tem como principal característica uma barra mais curta na frente e longa na parte de trás – tenha ganhado fama por meio das bailarinas de flamenco, dança de origem cigana onde as dançarinas precisam ter espaço para mover suas pernas com destreza e precisão, e um traje mullet oferece a elas essa liberdade. O fato é que, entre os vestidos de festa, o modelo mullet já passeia há algum tempo, mas entre as noivas é um corte que chega de forma mais lenta para ganhar seu espaço, especialmente entre as que querem sair um pouquinho do tradicional.

Atelier Pronovias

Versatilidade sem simetria

Ainda que tenha um ar mais moderno, engana-se quem pensa que um corte não-simétrico esteja necessariamente ligado a um vestido irreverente. Rosa Clará, um dos grandes nomes em moda nupcial e uma firma que preza pelo tradicional em suas criações, na coleção 2019 provou que um vestido de noiva simples, com corte reto, pode ganhar um toque mais moderno por meio de uma saia mullet e, ainda assim, seguir com um ar clássico e elegante. Um vestido assimétrico pode, sim, evocar o lado mais delicado da noiva quando combinado a tecidos fluidos e femininos, como a renda e o tule. 

Rosa Clará

E não apenas a silhueta pode ser trabalhada de diferentes maneiras dentro do "universo mullet". Na coleção Barcelona, lançada por Ida Torez para 2018, o modelo Monjuïc é um perfeito exemplo de corte mullet mais largo, onde a parte da frente chega até pouco abaixo do joelho com volume e camadas, assim como a cauda, que segue até o chão. Ainda que seja assimétrico, esse traje é um verdadeiro vestido de noiva princesa, com decote em V e cintura marcada, provando que é possível jogar com novas tendências sem perder a elegância dos clássicos.

Ida Torez

Sex appeal em alta

Se existe um elemento que tem sido cada mais vez trabalhado na moda nupcial, este elemento são as transparências. Ainda que, no caminho até o altar, as noivas normalmente prefiram passar uma atmosfera mais angelical do que sexy, o fato é que as passarelas apontam para modelos de vestido de noiva que brincam com o lado mais sensual das mulheres, ainda que muitos possam ser adaptados para cerimônias mais solenes, acrescentando acessórios que não deixam os convidados desconfortáveis enquanto a noiva entra pelo corredor ao som de uma música para casamento religioso.

O Atelier Pronovias marcou sua coleção 2019 com modelos que exaltaram as curvas femininas com transparências, e também acrescentou o mullet para quebrar ainda mais o padrão tradicional, mas usou texturas e a tonalidade nude para deixar os modelos mais graciosos.

Atelier Pronovias

Acessórios para marcar o estilo

O mullet chama atenção, isso é verdade, mas isso não significa que, ao escolher um modelo assim, você deva se desfazer dos acessórios de noiva, como aqueles que podem complementar um penteado preso para casamento ou até as joias que já tinha em mente para usar no dia. O importante é harmonizar o vestido e os detalhes que irão finalizar a produção e, para isso, o melhor é sincronizar as estampas e texturas.

Uma faixa no cabelo pode combinar perfeitamente com a proposta do vestido, sem parecer um exagero, e se a saia já tem um volume considerável, pense, então, em brincar com as tonalidades, tanto com um sapato de noiva colorido ou com uma maquiagem mais provocativa, deixando o vestido reinar sozinho.

YolanCris

As tendências das passarelas pouco a pouco vão chegando aos casamentos reais e as noivas vão aderindo aos novos detalhes propostos pelos estilistas. O vestido mullet pode ser usado de muitas formas, ainda você não esteja planejando uma festa de gala, com uma decoração de casamento luxuosa e cheia de pompa. É um estilo que molda o corpo da noiva e deixa o seu caminhar mais poderoso, então pesquise a variedade de opções e escolha a que melhor poderá combinar com o seu dia C.