Johnny Roedel Photographer

Nos últimos tempos os noivos tem tentado inovar em toda a celebração, convites diferentes, lembrancinhas de casamento decorativas, trajes mais modernos, e a tendência também chegou às músicas para casamento, incluindo as canções colocadas durante a cerimônia.

Tem sido comum escutar uma canção pop, rock e de estilos mais modernos durante a entrada da noiva, por exemplo, mas, ainda assim, a música clássica continua sendo a grande protagonista, juntamente com outros estilos tradicionais, como o gospel.

A maioria das músicas contemporâneas escolhidas são temas românticos, ou que possuam pelo menos algumas frases curtas de amor, mas a durante a cerimônia na igreja a verdade é que os casais dão preferência a músicas católicas para casamento, se os noivos ou suas famílias são da religião, ou buscam músicas para casamentos evangélicos, caso sejam protestantes.

Destacamos aqui os momentos da cerimônia onde acompanhamentos musicais são bem-vindos, e damos sugestões para que direcionar a sua celebração.

A chegada dos convidados

Corresponde a um momento alegre e, dado que a cerimônia ainda não começou, pode ser uma peça sacra ou não, sempre suave (com violinos, flautas, órgão). 

Nossa sugestão musical: Allegreto ou a Pequena Serenata Noturna de Mozart, Primavera de Vivaldi, ou Canon de Pachelbel ou até uma trilha sonora como a de A Vida é Bela ou A Missão.

A entrada do noivo

A chegada do noivo é o prelúdio da chegada da noiva. É também um momento alegre e, neste caso, a acústica poderá ser um pouco mais imponente do que durante a chegada dos convidados. Do mesmo modo, como a cerimônia ainda não começou, a peça escolhida pode ser sacra ou moderna. 

Nossa sugestão musical:Música aquática Suite nº1 em Fá de Haëndel, a Marcha do Príncipe da Dinamarca de J. Clarke ou o Trumpet Tune de Purcell.

A entrada da noiva

É o momento mais esperado e por isso a música toma agora um grande protagonismo. A música escolhida deverá ser rítmica e muito alegre. A mais conhecida e escolhida pelas noivas é a Marcha Nupcial de Mendelshon. Neste momento os adágios não são recomendáveis. 

Nossa sugestão musical: ou A chegada da Raínha de Saba de Haëndel, Gloria in Excelsis Deo de Vivaldi ou a Marcha Nupcial de Mozart.

Kyrie Eleison

É um momento de invocação ao senhor. Neste caso as opções são mais limitadas, uma vez que se trata de um cântico muito específico. 

Nossa sugestão musical: o Kyrie da Missa de Coroação ou da Missa Brevis de Mozart, o da Missa Brevis de Haydn ou o Kyrie Eleison de Bach.

Aleluia

Antes da leitura do evangelho também se pode incluir uma peça musical, apesar de menor duração. 

Nossa sugestão musical: Benedicat Vobis de Haëndel, o Aleluya de H. Purcell, o Laudate Dominum de Mozart ou o Benedictus da Missa em Sol Mayor de Shubert.

Rito do matrimónio

A troca das alianças pode ser acompanhada de uma suave música de fundo. 

Nossa sugestão musical: Adagio do Concerto de Aranjuez, Aria Suite em Ré de Bach ou o Aleluya de Haëndel.

Gabriel Feltes

Ofertório

Depois da oração dos fiéis chega o momento mais sagrado da cerimônia, o oferecimento do pão e do vinho, pelo que deve ser obrigatoriamente acompanhado de uma peça musical religiosa. 

Nossa sugestão musical: Ave Maria, quer seja o de Shubert, de Gounod, de Caccini ou de Arcadelt.

Paz

A saudação da paz pode ser acompanhada de uma peça alegre e curta. 

Nossa sugestão musical: Donna Nobis Pacem de Mozart, o Canticorum Jubilo de Judas Maccabaeus de Haëndel, ou, se querem algo diferente, A Paz de Jesucristo Superstar.

Comunhão

Durante a comunhão podem tocar-se uma ou duas peças, em função do número de convidados. É um momento alegre, mas também de recolhimento, por isso a música deve ser suave. 

Nossa sugestão musical: Meditação da Ópera de Thaïs de Massenet, Recordação da Alhambra de Tárrega, o Ave Verum Corpus de Mozart ou o Dúo das Flores da Ópera Lakmé de Delibes.

Assinaturas e fotografias

Ao terminar a liturgia, os recém-casados, os padrinhos e as testemunhas assinam a ata matrimonial. É um momento alegre e as peças podem ser ou não sacras. 

Nossa sugestão musical: Cantata 147 de Bach, Aleluya de Haëndel, Allegro da Pequena Serenata Nocturna de Mozart, ou, se são mais arrojados, Hasta mi final de Il Divo ou Por ti volaré de Andrea Bocceli.

Saída dos noivos

A saída dos noivos é tradicionalmente acompanhada pela Marcha Nupcial de Wagner, peça escolhida pela princesa Victoria de Inglaterra no seu casamento para sair da igreja com o seu marido. 

Nossa sugestão musical: Allegro da Primavera de Vivaldi, And the Glory of the Lord de O Messias de Haëndel ou o Triunfi Amore de Gluck.

 

A escolha das músicas para o casamento religioso é muito pessoal, mas é sempre recomendável primeiro apresentar a seleção ao pároco onde se realizará o casamento.

Entrar na igreja com um vestido de noiva espetacular enquanto todos os familiares e amigos esperam ansiosamente a sua chegada já é uma emoção por si só, mas uma trilha sonora torna tudo mais emocionante, e por isso é tão importante quando o bolo de casamento: não pode faltar!