Ana Marina Coutinho | Fotografia

O Brasil com sua enorme extensão territorial, forma um total de cinco regiões, Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste. Esta divisão territorial foi estabelecida em 1970 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão responsável pela divisão regional que utiliza critérios de aspectos físicos, humanos, culturais, sociais e econômicos. Com esta diversidade cultural, algumas características próprias podem complementar a decoração do casamento com muito charme e deixar seu evento ainda mais especial e inesquecível. Além de utilizar objetos de arte próprios da região, inserir elementos regionais no terno do noivo ou no vestido de noiva enriquece ainda mais o contexto. A gastronomia local trará um charme a mais ao conceito se escolherem pratos específicos, doces e até o bolo do casamento, ressaltando as delícias da sua região. Veja algumas dicas de como integrar toques regionais no decor da sua cerimônia.

Sudeste

Os estados que formam a Região Sul são: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Embora encontramos a concentração das maiores regiões metropolitanas, mesclando o moderno industrial com o antigo. Temos forte influência do barroco mineiro que é um grande destaque da cultura brasileira e pode ser utilizado como expressão máxima da sua cerimônia. Nesta região podemos encontrar objetos feitos com folha da bananeira, cerâmicas, bordados e trabalhos com pedra-sabão.

Agoradela Casamentos

As famosas panelas de barro negro capixaba, é extraído dos mangues da região que toma forma de diferentes produtos, como caldeirões, frigideiras e panelas, são feitas com a mesma técnica há séculos e podem ser uma alternativa especial para servir um almoço. As namoradeiras, esculturas que fazem uma referência às mulheres do interior são peças que podem trazer um toque divertido ao décor.

Centro Oeste

Os estados que compõe o Centro Oeste são: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Além das peças em cerâmica que são marcantes em todos os estados, encontrará um artesanato rico e variado, feito a partir de pedra, arenito, palha, argila e até couro. O artesanato indígena da região é uma referência com as cerâmicas Kadiwéu que são reconhecidas internacionalmente, potes, panelas, jarros e moringas vão dar esse toque local para compor a decoração das mesas do casamento. Placas em madeira esculpidas de forma artesanal podem ser encomendadas com uma frase curta de amor para enriquecer o décor. A excelente qualidade do artesanato permite complementar a ornamentação com peças genuínas como tapetes em fibra, o berrante ou balaios em palha e trazer o charme da sua cidade para esse dia especial.

Ainho Alves Fotografia

Nordeste

Os estados que fazem parte do Nordeste são: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O nordeste se caracteriza pela produção de redes tecidas e bordadas e podem  ser usadas para compor o décor nas áreas de lounge ou na praia. O artesanato em argila, a palha que aparece em diversas regiões e objetos em madeira, principalmente de carnaúba que é nativa do sertão.

Nity Sweet

Mas, o trabalho mais apreciado são as rendas que são admiradas no mundo todo e se tornam ideais para um belíssimo vestido de noiva de renda trazendo esse toque regional ao dia C. Pensem em um playlist com forró para as músicas da festa de casamento, bandeirinhas coloridas e até bonecos gigantes. As garrafas com areia coloridas são populares na região e podem tornar-se uma lembrancinha de casamento diferente para oferecer aos queridos convidados.

Ainho Alves Fotografia

Norte

Os estados que formam a maior região do Brasil são: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Por ser uma região grande encontramos artesanato diversificado e com distintos materiais como fibras, coquinhos, pedra-sabão, barro, couro, madeira, látex, entre outros. A cerâmica marajoara feita pelos índios da Ilha de Marajó, é a mais antiga dentre peças artesanais em cerâmica do Brasil e são referência da nossa cultura.

Chácara das Vaquinhas

Os vasos de cerâmica marajoara podem trazer esse toque regional, principalmente se usar as flores do casamento nativas da região. Objetos com marchetaria e artesanato com o capim dourado também são uma tendência forte na região e encontramos peças e móveis que podem dar um charme na decoração de casamento rústico. Objetos com cestaria trançada e cocar com penas são característicos da região e podem dar um toque especial quando usados de forma certa.

Chica Chaves

Sul

Os estados que formam a Região Sul são: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com forte influência européia é a menor região do Brasil. Encontramos um artesanato característico feito com trançados de vime, palha, taquara e bambu. As porcelanas são originais e delicadas com a pintura Bauernmalerei, característica dos alemães, tornaram-se típicas nesta região, retratando flores e pássaros, uma opção ideal para acompanhar um estilo “shabby”. O artesanato feito com materiais reciclados é muito significativo, são confeccionados candelabros, cachepôs e até tapetes. Ainda podem encontrar um buquê de noiva artificial feito com materiais reciclados. A tradicional cuia de chimarrão, tornou-se o símbolo máximo da sua cultura e pode ser usado para oferecer como lembrancinha aos convidados.

Dh7ArtStudio

Além da ornamentação com objetos específicos é possível usar materiais característicos da sua região para dar aquele charme a mais a sua cerimônia. Que tal colocar os noivinhos do bolo de casamento em biscuit do Sudeste? Ou fitas de rendas do nordeste para arrematar o buquê de flores? Inspirações não faltam para dar um toque muito regional no seu dia mágico.