A Bordo Fotografia
A Bordo Fotografia

Quando o filme A Fantástica Fábrica de Chocolate estreou, em 1971, foi um sucesso imediato. O mesmo aconteceu em, 2005, quando o filme ganhou uma nova versão. O segredo? Talvez esteja justamente no tema colocado diretamente no título: o rei dos doces, o chocolate! Esse derivado do cacau é a paixão de de crianças e adultos, um doce que pode ser consumido de tantas formas, mesclado com tantos ingredientes, que é impossível não ter apreciar pelo menos uma das iguarias produzidas com ele. E se vocês estão planejando o dia C, é muito provável que, entre as opções do buffet de sobremesas, junto com o bolo do casamento, estejam algumas delícias de chocolate.

E se elas são um sucesso garantido, deixamos uma questão: por que não investir, então, em uma ilha gastronômica de chocolate? Além de democrático, já que provavelmente agradam à maioria dos convidados, vocês podem brincar com os sabores, combinar suas cores com os tons da decoração do casamento, e produzir uma ilha incríveil, que chamará atenção dos olhos e do paladar dos convidados.

Patrícia Ramos Eventos
Patrícia Ramos Eventos

Vantagens de uma ilha exclusiva

Além de ser um tentação para os convidados, uma ilha apenas para iguarias de chocolate dará a oportunidade de explorar outros sabores na mesa de sobremesa, e também deixará o destaque todo para o seu bolo decorado de casamento. Dessa forma, vocês poderão investir em "duas frentes" de sobremesas: chocolates e inúmeros outros sabores que tenham a ver com a estação do enlace, o seu estilo e os seus gostos gastronômicos. Por exemplo, em um enlace na praia, poderão colocar investir em frutas, batidos refrescantes etc, sem se desfazer do chocolate, que estará em uma mesinha especial. 

Due Dolci Ateliê
Due Dolci Ateliê

Invistam em variedade

Além dos doces clássicos de casamento, como os copinhos de chocolate com caldas de cereja ou maracujá, que não podem faltar, além das tradicionais trufas, vocês têm um leque enorme de opções interessantes para explorar nessa mesa dos sonhos. 

  • Brigadeiros

Sim, o brigadeiro conta como chocolate! E o melhor é que pode ser explorado em várias versões nessa mesa. Brigadeiro de chocolate ao leite, chocolate amargo, branco, e podem mesclar sabores também.

  • Mousse

Para os convidados que gostam do chocolate, mas não são fãs de sobremesas demasiadamente doces, o mousse pode ser a alternativa perfeita. 

  • Suspiros de chocolate

Quem resiste a um suspiro? Se a festa for em um ambiente campestre, é uma proposta para lá de original. Podem colocar os suspiros em forminhas orgânicas, feitas com folhas ou com materiais como renda ou juta. 

  • Brownies e cupcakes

Esses "bolinhos" de origem nos Estados Unidos foram as estrelas durante muitas temporadas. Hoje em dia já não são considerados doces tão exclusivos, mas continuam fazendo sucesso, e são altamente recomendados, especialmente pela sua apresentação. 

  • Chocolate quente

Para os enlaces que ocorrem no inverno, essa será a salvação! Especialmente se vocês dispõem de ambientes externos. Os convidados poderão circular por todo o espaço com seus copinhos personalizados charmosos, e estarão bem aquecidos. 

Meire Cakes
Meire Cakes

Trabalhando bem as quantidades

A quantidade de doces que colocarão na ilha depende de dois fatores: a quantidade de convidados e a quantidade de outras possíveis sobremesas. Tendo ambos em mente, o cálculo recomendado pelos especialistas é:

  • Se vocês só pensam em colocar a ilha de chocolates como única opção de sobremesa, o aconselhável é fazer um cálculo de 8 a 10 docinhos por convidado.
  • Se irão servir bolo e outras sobremesas ao longo da recepção, esse número pode ser diminuído, caindo para 4 a 6 docinhos por convidado.

Mônica Chaves
Mônica Chaves

Todos os tipos de chocolate

O objetivo de ter uma ilha totalmente dedicada ao chocolate é poder explorar ao máximo este ingrediente, então sejam abertos a todos os tipo de chocolate que puderem incluir. Ao leite, amargo, branco, belga, com frutas/frutos secos etc. Lembrem-se também das restrições alimentares que alguns convidados podem ter (tentem se informar antes), incluindo chocolates veganos e alternativas para os convidados diabéticos, eles ficarão eternamente gratos!

Deux Amis - Doces Gourmet
Deux Amis - Doces Gourmet

De olho na apresentação

Os casais que estão na fase de organização já sabem qual é o mandamento definitivo dos noivos(as): "toda a identidade visual estará em hamonia"! Repitam essa frase até que tudo esteja preparado! Ela vale, claro, para todas as ilhas gastronômicas que desejam colocar na recepção. No casa da chocolate, podem investir em suportes para os doces que tenham relação com a proposta. Podem ser de madeira, metalizados, suportes de 2 ou 3 andares, e podem ser criativos com as forminhas, copos e taças também, e ornamentar a mesa com plantas, flores ou plaquinhas vintage

Lah Doceria
Lah Doceria

Que tal... Algo regional?

O buffet sempre fica mais interessante quando o casal consegue celebrar toda a sua essência também nessa forma de amor, que é a gastronomia. Que tal colocar um pouco da origem de vocês nessa mesa de chocolate? O Brasil, terra onde também é cultivado o cacau, tem receitas bem típicas em cada região, e é possível dar esse toque charmoso à sua ilha de chocolate revisitando algumas receitas.

Tapioca de chocolate, por exemplo, pudim de chocolate, o famoso Bolo de Rolo nordestino, Romeu&Julieta com chocolate branco, casquinha de chocolate recheiadas com paçoquinha. Conversem com o buffet e perguntem por algumas sugestões, com certeza terão ideias incríveis.

Docinhos & Doçuras
Docinhos & Doçuras

Impossível chegar ao fim deste artigo sem ter ficado com água na boca. Convencidos a colocar uma ilha de chocolate no seu casamento? E se precisam de mais uma razão, aqui está: além de ser uma atração a mais para a sua recepção, ela ainda poderá ser a mesa das lembrancinhas de casamento produzidas com esse ingrediente! Já podem começar a pensar nas possibilidades, o resultado será incrível.