Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Qual é o momento ideal para convidar os padrinhos do casamento? E como?

Uma das primeiras etapas da organização para a celebração do "sim", é oficializar o convite para padrinhos de casamento (e madrinhas!). É importante ter antecedência para dar o tempo necessário de preparação para um momento tão especial. Saibam mais!

André Lange Photo

Padrinhos e madrinhas estão ao lado dos noivos em um dos momentos mais marcantes do casamento: a hora de dizer "sim". Eles são ponto de apoio da dupla nas mais variadas funções, seja antes ou depois da cerimônia. Por isso, costumam ser os primeiros a saber da notícia de que a união será oficializada. E não se preocupem: ter dúvidas sobre como proceder em relação a esse grupo de pessoas tão importante é comum. Afinal, com quanto tempo convidar padrinhos de casamento

Além disso, as maneiras de fazer o convite de casamento para padrinhos e madrinhas também podem variar, de acordo com o que os noivos consideram mais apropriado para a ocasião. Por isso, também oferecemo uma lista com ideias para ajudar na escolha mais adequada para esse momento especial, quando seus amigos serão convidados a assumirem esse papel de protagonismo na cerimônia.

Gustavo Piazzarollo

Quando convidar os padrinhos?

A resposta é mais simples do que se pensa, pois não existe um protocolo exato para esses convites, mas deve ser feito o quanto antes puderem. Dar spoilers, neste caso, é de bom tom! O recomendado é que esse convite seja feito com 6 a 4 meses antes da data do casamento. O ideal é pensar na antecedência de acordo com o tipo de cerimônia, e de acordo com o que o seu evento demanda de cada convidado (vestidos de festa, trajes, presentes etc).

Casamentos na cidade onde todos residem

Eventos mais intimistas e realizados na cidade onde os padrinhos residem, por exemplo, demandam menos organização de véspera. Já uma celebração maior, necessita de mais pontos a serem levados em consideração, como a logística, por isso, a antecedência é um fator a ser levado em consideração.

Destination Wedding

Cada vez mais noivos aderem ao destination wedding, para uma cerimônia que possa durar dois ou mais dias. E, para este tipo de enlace, que ocorre em outra localidade, o convite para padrinhos de casamento deve ser feito o mais cedo possível. Isso ocorre porque aceitar o pedido para assumir o cargo ao lado dos noivos no altar vai demandar uma viagem, com a necessidade da compra de passagens e reserva de hospedagem, entre outras ações.

Zoom Studio Fotográfico

Convidar os padrinhos pessoalmente

Organizar um momento intimista para cada um dos convidados permitirá uma troca com a privacidade que a ocasião pede. Desta forma, fica mais fácil demonstrar aos futuros padrinhos e madrinhas o quanto eles são importantes para o casal. Esse momento pode ser um jantar, um encontro em um ambiente confortável ou até mesmo uma visita breve à casa dos convidados, sem que o motivo do encontro seja mencionado, gerando o fator surpresa. 

Outra ideia é reunir todos os possíveis padrinhos e madrinhas em um jantar único, para fazer o comunicado. É válido, especialmente se todos se conhecem, mas tenham em mente que a situação requer mais privacidade. 

Convidar os padrinhos por carta

Apesar de ser algo menos usual atualmente, o envio de cartas pode funcionar na hora de fazer o convite, justamente por ser algo inesperado. Afinal, são poucas as pessoas que esperam receber cartas sentimentais pela correspondência, por onde, geralmente, chegam apenas boletos.

Inspirem-se e elaborem um convite personalizado com um design que converse com a decoração da festa. É possível usar a criatividade para desenvolver algo divertido ou totalmente emotivo, vale ir do simples ao mais elaborado.

Yuri Nunes Fotografia

Convidar os padrinhos com fotos

Uma escolha bastante íntima na hora de oficializar o pedido aos padrinhos e madrinhas é enviar ou entregar a eles um envelope com fotos do casal, junto ao pedido formalizado. Podem ser fotos de uma sessão pré-casamento, ou polaroids tirados por vocês mesmo. Essa ideia evidencia um momento que foi marcante, tanto para os noivos, quanto para os convidados, e demonstra a intimidade de todos, além de ser a maneira provável do convite acabar sendo guardado como recordação.

Convidar os padrinhos com um presente

Se o orçamento for mais flexível para a realização do casamento, presentear os padrinhos e madrinhas no momento do convite pode ser uma maneira carinhosa de destacar o valor que o "cargo" a ser assumido representa aos noivos. Pode ser um mimo que expresse a personalidade do casal, ou que converse com o estilo da cerimônia que será realizada.

Se a união for na praia, por exemplo, é possível brincar dando óculos de sol, chinelos, ou protetor solar aos convidados. No caso de o cenário da celebração for o campo, vasinhos de flores, sementes ou algo que lembre a decoração rústica do local são uma bela opção de presente.

Vale usar a criatividade, tanto canecas personalizadas, doces, porta-retratos, bebidas em miniaturas ou até mesmo uma garrafa de espumante são sugestões que conversam com a intenção de fazer o convite. Oferecer como cortesia o que será utilizado na cerimônia também é válido, como gravatas, sapatos, acessórios ou até o corte do vestido para as madrinhas, caso o desejo dos noivos seja que o traje seja padronizado.

Camatti Eventos

Habitualmente, padrinhos e madrinhas são pessoas com bastante afinidade e proximidade com o casal e, naturalmente, estão entre os primeiros a saberem do casamento, logo após o anúncio aos familiares mais próximos. Como podem ver, o convite para padrinhos de casamento pode ser feito de muitas maneiras. O mais importante é garantir que eles estarão ao seu lado, para dividir esse momento, e deixarão a sua celebração ainda mais especial.