Nathalia Frykman

Logo que definem a data e providenciam os convites do casamento já surge a expectativa dos amigos íntimos e familiares sobre quem serão os padrinhos. Daí a importância de saber convidá-los na hora apropriada. Além de terem que escolher quem serão os padrinhos, precisam ficar alertas para avisá-los com tempo suficiente para ser organizarem para o dia, principalmente se querem uma entrada diferenciada ou que as madrinhas usem um vestido de festa de um determinado modelo para compor o altar e estar de acordo com o modelo de vestido de noiva.

Seja o vestido, o fraque para o padrinho ou a roupa dos filhos, eles precisarão de tempo para se prepararem para o grande dia. E, se pretendem fazer uma cerimônia em outra cidade, o cuidado deve ser redobrado. Só assim garantem que todas as pessoas importantes estarão presentes no seu dia e que poderão se organizar a tempo.

Eternare Studio

Qual o prazo correto?

Não existe uma regra definida quanto ao convite dos padrinhos, depende sempre do tipo de cerimônia que estão programando para que a logística de todo o evento funcione. O ideal é que eles sejam os primeiros a ser convidados seja qual for o conceito da cerimônia. Caso a proposta seja uma cerimônia tradicional, com a decoração de casamento vermelha extremamente sofisticada e, ainda, fazem questão do traje black tie, o prazo deverá ser um pouco maior.

Especialmente, quando são muitos padrinhos, o protocolo pede pelo menos de quatro a seis meses de antecedência. Já em cerimônias mais descontraídas em que os vestidos longos de festa das madrinhas não tenham um modelo pré definido, podem seguir o mesmo critério da entrega dos convites três meses antes. Se pensarem de acordo com o estilo de cerimônia e o que os padrinhos precisam providenciar sempre será melhor.

Jane Monteiro Fotografia

Destination Wedding

Cada vez mais noivos aderem ao destination wedding para uma cerimônia que possa durar dois ou mais dias. Embora já saibam que, para ter êxito, o planejamento deve ser minucioso, lembrem que os convites de casamento criativos devem apenas ser impressos depois de consultar os padrinhos sobre a data em questão.  Assim garantem que as pessoas especiais estejam no altar, e estarão preparados para o caso dos que já têm uma viagem marcada ou outro evento importante que os fará recusar o convite.

O prazo para este tipo de evento é essencial para funcionar tudo, desde os fornecedores aos convidados, a antecedência se torna fundamental. O ideal é começar a falar com os padrinhos e procurarem a gráfica dos convites de casamento de seis a oito meses antes.

O Velhão

Como convidar

Organizar uma reunião com aqueles que pretendem convidar para um happy hour ou um jantar descontraído é uma forma de falar com todos e já planejarem os detalhes. Se o casal não tem tempo para programar um encontro, mesmo que informal, podem convidar aleatoriamente cada um, desde que com um prazo maior que o restante dos convidados. Um convite especial para os padrinhos será um detalhe carinhoso, mas uma lembrancinha de casamento diferente para agradecer o empenho e a dedicação que tiveram durante todo o processo de planejamento será muito simbólico, para entregarem no dia.

E nada impede que ofereçam uma recordação a todos no momento do convidá-los. Seja uma caixa de bombom, uma garrafa de vinho, kits de beleza, ecobag ou uma caneca personalizada, sem dúvida, irão ficar comovidos com tanta delicadeza.

Nando Hellmann Fotografia

Tão importante para o casal que está nessa fase única em sua vida é ter por perto as pessoas que têm um significado especial para eles. Será inesquecível para a noiva arremessar seu buquê de flores com todas as amigas ao lado, vibrando por sua felicidade, e será ainda mais marcante poderem dançar as músicas da festa do casamento com todos os amigos animando a pista de dança.