Luiz Mazinho Photo

Ainda que este momento não tenha regras oficiais e que o cortejo possa ser composto tanto por adultos como por crianças, os noivos ainda continuam optando pelos tradicionais pajens e daminhas. Eles trazem graça e fofura à cerimônia, com mini vestidos de festa e pequenos trajes para os meninos e prepara o coração dos convidados antes que você chegue e surpreenda a todos com o lindo vestido de noiva. Além de levarem as alianças, há também as floristas que podem tanto levar um buquê de flores em miniatura ou espalhando rosas para o caminho da noiva. Mas como escolher esses pequenos quando existem muitas crianças na família? Deixamos aqui algumas sugestões para vocês tomarem a decisão final.

Fábio Cézar Fotografia

Idade

Para a escolha, vocês devem levar em consideração a idade daqueles que pretendem colocar no cortejo, e avaliar se podem desempenhar a função proposta. O mínimo aconselhado é a idade de 3 anos, quando começam a entender qual o papel que irão ter e tudo o que devem fazer. Caso tenham escolhido mais de um para cada função, faça pares de mais novos com mais velhos, assim um poderá ajudar o outro, seja na função das plaquinhas com frases curtas de amor, como na função de levar as alianças.

Agoradela Casamentos

Decida o número de crianças no cortejo

Como já devem saber, nem sempre é apenas uma das crianças que faz a entrada, pode haver, como dissemos, daminhas, pajens e floristas levando as alianças, as plaquinhas e as flores no final. E, além disso, é possível colocar mais de uma criança encarregada de cada tarefa. Muitos noivos, por exemplo, optam por duas floristas que entram juntas. E, para decidir quem fará parte desses momentos, o primeiro que devem fazer é decidir quantas crianças querem para o cortejo. Só então poderão começar a montar a lista para enviarem o modelo de convite de casamento para essa participação especial com suas responsabilidades específicas.

Letícia Affonso

Intimidade

Assim como a escolha de padrinhos e madrinhas, os pajens e daminhas também devem ser pessoas especiais na vida de vocês, esse não é o momento de convidar por formalidades. Eles ocuparão um importante papel nesse dia, quando começar a tocar a sua música para entrada de casamento: antes de surpreender a todos com o modelo do vestido de noiva, serão eles os grandes astros. Por isso, para a escolha, levem em conta o grau de intimidade que têm com as crianças e com os seus pais, escolham aquelas que vocês mais tem contato até que possam falar com elas com naturalidade durante esse momento.

Jane Monteiro Fotografia

O cortejo do casamento ficará eternizado tanto na memória dos pequenos como na de vocês, por isso é importante dedicar um tempo para a escolha das crianças que farão dessa tradição. Se já tomaram a decisão, agora é a hora de enviar os convites de casamento com o pedido para que participem desse momento. Quando tocar a música de casamento, tenham a certeza que as pessoas mais especiais estarão ao lado de vocês para esse dia que promete grandes emoções.