Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

Como escolher as crianças do cortejo nupcial

Ambas as famílias têm muitas crianças e vocês estão na dúvida de como escolher aquelas que irão participar do cortejo? Aqui damos algumas dicas para ajudar na escolha das crianças que terão essa linda função.

Felipe & Mari

Ainda que este momento não tenha regras oficiais e que o cortejo possa ser composto tanto por adultos como por crianças, os noivos ainda continuam optando pelos tradicionais pajens e daminhas. Eles trazem graça e fofura à cerimônia, com mini vestidos de festa e pequenos trajes para os meninos e prepara o coração dos convidados antes que você chegue e surpreenda a todos com o lindo vestido de noiva. Além de levarem as alianças, há também as floristas que podem tanto levar um buquê de flores em miniatura ou espalhando rosas para o caminho da noiva. Mas como escolher esses pequenos quando existem muitas crianças na família? Deixamos aqui algumas sugestões para vocês tomarem a decisão final.

Fábio Cézar Fotografia

Idade

Para a escolha, vocês devem levar em consideração a idade daqueles que pretendem colocar no cortejo, e avaliar se podem desempenhar a função proposta. O mínimo aconselhado é a idade de 3 anos, quando começam a entender qual o papel que irão ter e tudo o que devem fazer. Caso tenham escolhido mais de um para cada função, faça pares de mais novos com mais velhos, assim um poderá ajudar o outro, seja na função das plaquinhas com frases curtas de amor, como na função de levar as alianças.

Sim de Cinema

Decida o número de crianças no cortejo

Como já devem saber, nem sempre é apenas uma das crianças que faz a entrada, pode haver, como dissemos, daminhas, pajens e floristas levando as alianças, as plaquinhas e as flores no final. E, além disso, é possível colocar mais de uma criança encarregada de cada tarefa. Muitos noivos, por exemplo, optam por duas floristas que entram juntas. E, para decidir quem fará parte desses momentos, o primeiro que devem fazer é decidir quantas crianças querem para o cortejo. Só então poderão começar a montar a lista para enviarem o modelo de convite de casamento para essa participação especial com suas responsabilidades específicas.

Letícia Affonso

Intimidade

Assim como a escolha de padrinhos e madrinhas, os pajens e daminhas também devem ser pessoas especiais na vida de vocês, esse não é o momento de convidar por formalidades. Eles ocuparão um importante papel nesse dia, quando começar a tocar a sua música para entrada de casamento: antes de surpreender a todos com o modelo do vestido de noiva, serão eles os grandes astros. Por isso, para a escolha, levem em conta o grau de intimidade que têm com as crianças e com os seus pais, escolham aquelas que vocês mais tem contato até que possam falar com elas com naturalidade durante esse momento.

Jane Monteiro Fotografia

O cortejo do casamento ficará eternizado tanto na memória dos pequenos como na de vocês, por isso é importante dedicar um tempo para a escolha das crianças que farão dessa tradição. Se já tomaram a decisão, agora é a hora de enviar os convites de casamento com o pedido para que participem desse momento. Quando tocar a música de casamento, tenham a certeza que as pessoas mais especiais estarão ao lado de vocês para esse dia que promete grandes emoções.

Outros artigos que podem te interessar

  • Critérios para escolher padrinhos e madrinhas
    Protocolo de casamento
    Critérios para escolher padrinhos e madrinhas
    Certamente, todos os casais passam pelas mesmas dúvidas na hora de escolher seus padrinhos. Adotem alguns critérios para facilitar a escolha e não permitam que ninguém fique chateado! Os que já passaram por isso sabem o quanto a escolha é complicada.
  • Conselhos para que as crianças participem da cerimônia
    Protocolo de casamento
    Conselhos para que as crianças participem da cerimônia
    Sejamos honestos, se as vezes um convidado adulto tem que fazer um esforço para assistir toda a cerimônia, imaginem as crianças? O que acham de pensar nelas para esse momento da celebração?
  • Os cortejos da igreja: como personalizá-los?
    Protocolo de casamento
    Os cortejos da igreja: como personalizá-los?
    Padrinhos, pais, os noivos, as daminhas e os pajens. O cortejo é um dos primeiros momentos da festa, a entrada dos protagonistas do dia. E se você quer que toda a festa seja personalizada, pense também em como fazer um cortejo original.
  • Escolhendo e convidando o celebrante de seu casamento
    Protocolo de casamento
    Escolhendo e convidando o celebrante de seu casamento
    Para muitas pessoas, ir à igreja é um hábito semanal e muitos noivinhos estão envolvidos com a comunidade de seu bairro ou cidade. Convide o padre, pastor ou sacerdote que você está familiarizado para celebrar seu casamento!
  • Escolhendo o tapete da nave
    Protocolo de casamento
    Escolhendo o tapete da nave
    A entrada da noiva é muito simbólica, um momento que ficará marcado para sempre. Por isso, planejar com atenção todo o décor da igreja ou do altar ao ar livre é tão importante. Se ainda não haviam pensado no tapete da nave, veja opções encantadoras!