Espaço Mairiporã

Preta Gil quebrou todos os paradigmas quanto ao número de padrinhos e convidou logo 28 casais! Mas, a não ser que você seja uma celebridade com espaço suficiente e orçamento grande, é preciso analisar diferentes critérios para chegar ao número ideal, considerando inclusive as lembrancinhas de casamento especiais que, como manda a tradição, cada um irá receber, e que podem pesar no bolso. Assim como pensou precisamente nos sapatos de noiva que combinriam perfeitamente como o look, acessórios, penteado e vestido de noiva, deve tomar o mesmo cuidado com seu altar e o número de pessoas que estarão ali com você para testemunhar a união.

Bom senso é a regra. Não se esqueça que o altar não é o local de socializar. Devem estar apenas os amigos que fizeram e fazem parte da vida do casal. Com os menos íntimos, deixe para curtir a festa depois da cerimônia. Já que nem sempre é fácil decidir quantos irão testemunhar a união, lhe damos algumas dicas para que você chegue ao número ideal.

Obrigatório

Tanto em casamentos no cartório como na igreja, são necessárias apenas duas testemunhas, que são considerados os padrinhos. Este número é o obrigatório, ter mais do que isso fica a critério dos noivos. Para você que acha que "menos é mais", 2 é o seu número! Com essa quantidade fica muito mais fácil decidir qual será o modelo de vestido de festa perfeito para suas madrinhas.

Leonardo Mota Foto e Vídeo

Etiqueta

Já a etiqueta limita o número de casais a 5. Cinco pessoas para o lado da noiva e cinco ao lado do noivo. Ainda que a etiqueta não especifique muito, este número é o mais aconselhável para quem não quer arriscar-se. Se o que procura é um estilo tradicional, de festa e de decoração de casamento simples e elegante, 5 casais serão suficientes para dar este toque sutil ao altar e harmonizará com todo o contexto que você escolheu.

Tamanho do altar

É importante levar em conta o tamanho do altar em que será realizada a cerimônia. Se o seu altar é pequeno tente limitar o quanto possível. Tudo deve estar em perfeita harmonia, desde a decoração, pessoas no altar e espaço da equipe de filmagem para registrar a cerimônia. Não considerem apenas o numero de padrinhos, pensem nos pais dos noivos, que também devem estar com vocês.

Se você já decidiu os padrinhos e o altar, e não quer abrir mão nem de um nem do outro, reserve o primeiro banco para que eles fiquem sentados ali e deixe apenas os pais dos noivos ao lado. Essa opção é perfeita também para casamentos mais descontraídos ou com a sua decoração de casamento rústico, onde o banco de madeira dos padrinhos pode compor essa mesma temática, com flores para casamento que sigam o estilo.

Babi Bertagnoli Fotografia

Estética

Pense como ficará a organização e o décor. Ficarão padrinhos em frente aos arranjos de flores e outros detalhes da ornamentação? Se a resposta é sim você terá que reorganizar o número de padrinhos ou os arranjos e decorações. É importante que a decoração da igreja para o casamento ou do altar ao ar livre esteja em evidência para que saia tudo perfeitamente nas fotos. Acreditem: vocêm irão querer a recordação desse momento tão bonito exatamente como foi pessoalmente.

Duração da cerimônia

Já imaginou o quanto duraria a entrada de 56 padrinhos e o tempo até que todos estivessem em seu lugar determinado? Some isso à benção ou sermão do padre, beijo dos noivos e algumas leituras religiosas. A cerimônia seria, ao invés de emocionante, interminável! Considere quanto tempo levará para a entrada do seu número de casais.

Agora que já sabe qual é o número ideal que deve convidar para esse papel tão importante, é a hora de enviar os convites de casamento diferentes para eles, já que eles merecem uma atenção especial e decidir qual será o vestido de festa das suas madrinhas.