Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Qual é a quantidade ideal de padrinhos em um casamento?

Quantos padrinhos deve ter um casamento? A dúvida é bastante comum entre os casais que se preparam para subir ao altar. Saibam qual é a quantidade obrigatória de padrinhos e madrinhas, e toda a etiqueta sobre o tema.

Casal e os padrinhos e madrinhas do casamento

Casal e os padrinhos e madrinhas do casamento

Não existe um protocolo ou uma regra sobre a quantidade de padrinhos e madrinhas de casamento, e escolher um número adequado (e confortável) pode ser um dilema para os casais. A cantora Preta Gil, por exemplo, quebrou todos os paradigmas: convidou 28 casais! Mas, a não ser que você seja uma celebridade com espaço suficiente e um orçamento gigante, é preciso analisar diferentes critérios para chegar ao número ideal. O convite para padrinhos de casamento vem com outras incumbências, entre elas: pensar nas lembrancinhas para os padrinhos, nos trajes e vestidos das madrinhas; ter em mente a organização de todos eles no altar, e planejar até a divisão de tarefas. Como podem ver, há muito que se considerar na hora de fazer essa escolha! Por isso temos conselhos para ajudá-los a decidir quanto padrinhos terá o seu casamento.

Casal e os padrinhos e madrinhas do casamento

Quantos padrinhos deve ter o casamento obrigatoriamente

Tanto a quantidade de padrinhos no casamento civil, no cartório, como a cerimônia religiosa – consideramos aqui a quantidade de padrinhos de casamento na Igreja Católica – têm o mesmo número obrigatório de padrinhos. No caso, eles são as testemunhas do casmento, e são necessárias apenas duas testemunhas (padrinhos). Este número é o obrigatório requerido para oficializar o matrimônio, e fica a critério do casal escolher mais padrinhos. Para você que acha que "menos é mais", dois é o seu número ideal. 

O que diz a etiqueta

Ainda que não haja regra formal, entre cerimonislistas e wedding planners, o número considerado elegante é de até cinco (5) casais no altar. Cinco pessoas ao lado da noiva e cinco ao lado do noivo. Ainda que a etiqueta não especifique com detalhes, este número é o mais aconselhável para quem não quer arriscar-se. Se o que desejam é um estilo tradicional de de festa essa quantidade de casais no altar será suficiente e harmônico, garantindo fotografias impecáveis (e simétricas!).

Casal e os padrinhos e madrinhas do casamento

Tamanho e estética do altar

É importante levar em conta também o tamanho do altar em que será realizada a cerimônia. Se o seu altar é pequeno, tente limitar o número de padrinhos de casamento o quanto for possível. Lembrem-se de que não são apenas os padrinhos e madrinhas os únicos a dividir este espaço com o casal. Ali também estarão os pais dos noivos e, alguns casos, os avós, como uma homenagem. Caso já tenham decidido o número de padrinhos e madrinhas, e o altar não comporte a todos, temos uma solução: reservem o primeiro banco para eles. Assim, ainda terão uma visão privilegiada de toda a cerimônia.

E, ainda sobre distribuição de padrinhos no altar, é preciso ter em mente que eles também dividem espaço com a decoração. Arranjos de flores do casamento e convidados especiais não podem brigar por espaço. É ideal que considerem conversar com o cerimonialista para que esses detalhes sejam acertados. Os fotógrafos da cerimônia agradecem!

Cerimônia de casamento

Tempo da cerimônia

Os protocolos da cerimônia ditam uma ordem de entrada para todos os participantes da cerimônia, incluindo os padrinhos. Seja em pares ou sozinhos, o cortejo até o altar é um momento emocionante, mas deve-se levar em conta que a cerimônia tem outros protolocos e, no caso da cerimônia religiosa, uma liturgia que deve ser seguida. Isso significa que é recomendável calcular o tempo da "fila" dos padrinhos de acordo com a quantidade deles, e adaptar essa entrada a todo o ritual, para que não a celebração não se alargue de forma inecessária. 

Casal e os padrinhos e madrinhas do casamento

As pessoas que acompanham o casal nessa jornada devem ser escolhidas com carinho. Além de mimá-los com um convite especial e lembrancinhas para padrinhos de casamento diferenciadas dos outros convidados, é preciso pensar na logística do altar e no pós-casamento. Afinal, eles devem seguir acompanhando a trajetória do casal, sejam dois, quatro ou 20 padrinhos! E vocês, já decidiram quantos padrinhos estarão ao seu lado no altar?