The Bird Love Stories
The Bird Love Stories

O dia do casamento é para comemorar com o seu par, amigos e familiares, é um dia para ser lembrado e aproveitado da melhor maneira possível, porque o casal investiu tempo e recursos para deixar o momento perfeito, com uma decoração de casamento impecável e todos os detalhes pensados. Porém, sabemos que não é um dia extremamente tranquilo. A noiva é a pessoa mais requisitada, ela não para, sempre está andando, cumprimentando, dançando e tirando fotos. Sendo assim, uma das partes do seu corpo que mais requerem cuidados antecipados para não sofrer tanto no dia C são os pés!

Além de pensar no dia C, até porque os sapatos de noivas geralmente têm saltos altos, fechados ou abertos, é importante verificar o estado dos pés para que possa fazer um tratamento e deixá-los saudáveis a longo prazo. Por isso, recomendamos procurar locais especializados em podologia, além da pedicure e de alguns cuidados caseiros, para que os seus pés estejam preparados para esse momento. 

Edy Souza Fotografia
Edy Souza Fotografia

Agendar com a pedicure

Ao contrário do muitos podem pensar, cuidar da aparência dos pés não é só para quem vai calçar sandálias e os dedos estarão à mostra, quem optou por sapatos brancos de noiva, tipo scarpin, também precisam pensar em deixar os pés bonitos, com as unhas bem feitas. Afinal, a noiva não ficará com os sapatos o tempo todo, às vezes trocam por sapatilhas ou chinelos para aproveitar e dançar até a última música da festa do casamento.

Portanto, certifique-se que as unhas estão cortadas e lixadas, sem exagerar. Unhas grandes do pé podem acumular sujeira e unhas muito curtas correm o risco de encravar. A pedicure pode cuidar disso, além de remover a cutícula com cuidado para não inflamar e passar o esmalte da preferência.

Consultar um podólogo

Algumas pessoas apresentam a pele do pé com ressecamento, descamação, maus odores, rachaduras e, em casos mais extremos, até sangramentos. Para esses casos, é indicado procurar um podólogo. Há muitas clínicas com equipamentos específicos e tratamentos eficientes para lidar com qualquer adversidade que, às vezes, se originou de problemas no organismo, como intoxicação ou má circulação, ou de doenças de pele por andar descalço ou usar muito sapatos abertos. 

Mas há que saber que existem fatores que podem peorar as condições dos seus pés. As rachaduras atraem bactérias e a umidade ocasiona micose. É fundamental lavar bem os pés e secar entre os dedos para prevenir, além de marcar consulta com um especialista.

Há também produtos no mercado para eliminar ou prevenir maus odores e a transpiração. Antissépticos e desodorantes específicos são boas opções para que a estrela da festa fique mais confortável.

Arca Fotografia
Arca Fotografia

Hidratar e proteger

Pedicures e podólogos podem cuidar dos pés, tanto da saúde quanto da beleza, mas há alguns métodos para fazer em casa que ajudam nessa tarefa de ter pés hidratados e saudáveis. Aposte na esfoliação uma vez por semana para remover excesso de pele do pé e deixar a sola lisinha para receber o creme hidratante. Produtos com vitamina B3 e óleos naturais, como de amêndoas, girassol e hortelã, são eficazes nessa tarefa, além de refrescar os pés.

Depois da hidratação, calce uma meia de algodão, para não ficar descalça e com os pés expostos em rasteirinhas e chinelos. E não se esqueça de levar sapatilhas para noivas para descansar os pés durante a festa, se for usar salto.

Para relaxar

Tem coisa melhor do que uma massagem e um escalda-pés para se preparar para a celebração e para relaxar do pós-festa? Pode colocar vinagre na água morna em uma bacia e mergulhar os pés por alguns minutos ou, no lugar do vinagre, usar sais e óleos essenciais para aliviar a tensão, calos e bolhas. A massagem tem que ser feita na planta do pé pressionando levemente, com óleos de amêndoas ou hidratante.

O dia C não deve ser um dia cansativo, com dores e incômodos, e os pés relaxados e bem cuidados só vão facilitar para que a noiva aproveite as músicas do seu casamento até o fim!