A intensidade dos preparativos para o casamento pode deixar os noivos com níveis de ansiedade elevados. Seja para decidir como fazer lembrancinhas de casamento ou criar quais as melhores canções para colocar na lista das músicas para a festa de casamento, as inúmeras tarefas podem interferir no aspecto psicológico de quem está envolvido na organização do grande dia. Pensando nisso, é importante saber sobre alternativas naturais que ajudam a diminuir o estresse porque, além de fazer bem para a mente, podem ajudar e previnir possíveis inseguranças em relação às escolhas do dia C também, como as tonalidades da decoração de casamento e outros detalhes, por exemplo.

Óleos essenciais são milenares e utilizados por diversas culturas, incluindo China, Egito, Índia e muitos países ao sul da Europa. Nos tempos antigos, certos bálsamos e fragrâncias vegetais eram considerados mais valiosos do que o ouro. Existem várias referências a substâncias vegetais até na Bíblia. Agora, com o conhecimento oferecido pela pesquisa científica moderna, é possível investigar o potencial impressionante de cura encontrado em óleos essenciais. 

Subindo ao altar sem ansiedade

O melhor dos óleos essenciais é que eles são naturais, extraídos de flores, folhas, casca e raízes. Escolher óleos puros, ou seja, óleos que não foram diluídos em substâncias químicas ou aditivos é o ideal para quem busca resultados. Esses óleos essenciais puros têm potencial para proporcionarr alívio e cura para uma variedade de doenças, incluindo ser um remédio natural para a ansiedade.

Um estudo realizado em 2014 pelo Colégio Americano de Ciências da Saúde propôs que 58 pacientes de uma clínica recebessem massagens manuais uma vez por dia por uma semana com uma mistura de óleos essenciais diluídos em óleo de amêndoa. A mistura de óleos essenciais era de bergamota, incenso e lavanda. Todos os pacientes que receberam a massagem das mãos de aromaterapia relataram menos dor e depressão, destacando que essa massagem com uma mistura de óleo essencial é mais eficaz para o controle da dor e depressão do que a massagem sozinha. E, para combater a ansiedade, segue uma lista com os óleos mais indicados.

1. Lavanda (Lavandula angustifolia)

Considerado o óleo essencial mais comum, os benefícios do óleo de lavanda incluem um efeito calmante e relaxante. Ele é considerado um verdadeiro reparador do sistema nervoso e ajuda na paz interior, sono, inquietação, irritabilidade, ataques de pânico, estômago nervoso e tensão nervosa em geral. Existem uma uma série de ensaios clínicos envolvendo a inalação de óleo essencial de lavanda que indicam uma redução no estresse e ansiedade. Outras pesquisas demonstram a capacidade da lavanda de diminuir a ansiedade em pacientes submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica e em pessoas que temem a visita ao dentista, por exemplo.

2. Rosa (Rosa damascena)

Um dos benefícios do óleo essencial de rosa é que ele se adapta ao coração emocional e talvez seja o segundo mais popular depois da lavanda para aliviar a ansiedade e a depressão, ajudando com ataques de pânico, luto e choque. Colocar esse óleo em um difus nos momentos que antecedem a caminhada ao altar , com uma música instrumental de casamento ao fundo, é uma dica que combina com a atmosfera de feminilidade, sensibilidade e entrega da noiva, além de beneficiar todos ao seu redor no dia da cerimônia.

3. Vetiver (Vetiveria zizanioides)

Vetiver tem uma energia tranquila e muito usado em caso de traumas, porque ele ajuda na busca pela autoconsciência, na calma e na estabilização. Esse óleo funciona como um tônico para o sistema nervoso: diminui a agitação e a hipersensibilidade, além de ser útil em ataques de pânico e choques.

4. Ylang Ylang (Cananga odorata)

Um trunfo no tratamento para ansiedade e depressão devido a seus efeitos calmantes e edificantes. O ylang ylang ajuda estimulando alegria, coragem, otimismo e acalma o medo. Ele age diminuindo a agitação do coração e palpitações nervosas e é também considerado um sedativo moderado que pode ajudar na insônia. A inalação deste óleo é útil para acalmar o sistema nervoso e dissipar o medo e ansiedade. É a primeira escolha para regular e equilibrar um sistema nervoso super estimulado.

O ylang ylang também tem a capacidade de ajudar a aprofundar a respiração celular e normalizar os padrões de respiração, o que é útil para o tratamento de ataques de pânico. Recomenda-se usar este óleo tão completo com parcimônia, pois pode causar hipersensibilidade ou ser irritante para a pele. Evite usá-lo em caso de baixa pressão arterial.

Tudo parecerá mais simples com a claridade mental proporcionada pelo óleos. Direcionar a visão de uma decoração de casamento simples e elegante ao cerimonialista ou, até mesmo, escolher o vestido de noiva ideal não irá desprender muita energia!