A busca pelo conforto nas festas de casamento tem se tornado um item indispensável na hora de escolher os sapatos de noiva, afinal a festa não é só para os convidados, a dona da noite também quer se divertir e dançar na pista até a noite virar dia, ou o dia virar noite. As sapatilhas já caíram no gosto das mulheres há muito tempo, sempre relacionadas ao dia-a-dia, no entanto as coisas têm mudado. Apesar dessas mudanças é necessário ter cuidado na hora de escolher a sapatilha, para que, claramente, combine com o vestido de noiva, além de combinar também com todo o clima da cerimônia.

Da telona para a vida real

Um dado curioso sobre esse tipo de calçado que hoje em dia é tão popular é que o seu surgimento está bastante associado ao cinema. Ícone da sétima arte, a atriz francesa Brigitte Bardot praticava balé clássico e queria um calçado que pudesse ser usar tanto nas aulas quanto em sua rotina do dia a dia. A partir daí, em 1956, foi criado um modelo de calçado chamado “Cendrillon”, por Rose Repetto, mãe do bailarino Roland Petit e criadora da marca francesa Repetto, que nasceu em 1947 inicialmente para produzir calçados e acessórios para bailarinos.

No filme “E Deus criou a mulher”, de Roger Vadim, Brigitte usou sapatilhas, e outro ícone do cinema, a atriz Audrey Hepburn, também aderiu a elas em outras obras em que atuou, como no filme “Cinderela em Paris”, de Stanley Donen.

Conforto adaptável

As mulheres mais altas e as que não estão acostumadas com salto veem na sapatilha de noiva uma opção bastante plausível, e há modelos para todos os tipos de ocasiões.

Em termos estéticos, o salto sempre acaba alongando a silhueta e deixando a perna mais torneada, especialmente caso seja um vestido de noiva curto.

Porém, para as noivas mais baixinhas, não é necessariamente um problema não usar exclusivamento o sapato branco para noiva com o salto, sempre considerando que a ponta da sapatilha apareça, e dessa forma o vestido não achata o corpo da mulher.

Estilos de celebração

Mesmo que sua festa não tenha um ar mais informal ou rústico, com o qual já logo se associa esse tipo de calçado, com certeza você encontrará modelos de sapatilhas lindas e elegantes. Já se você escolheu pela decoração de casamento rústica não pense duas vezes em dar esse descanso aos seus pés.

Com todo esse boom no mercado das sapatilhas, muitas marcas começaram a criar modelos especiais e exclusivos para casamentos, como é o caso das sapatilhas forradas de cetim, as sapatilhas de renda, com bordados de pedrarias, cristais e muitas outras opções. Se você é ainda mais moderninha, pode optar pelos sapatos de noiva coloridos, há versões lindíssimas de sapatilhas em cores, e é uma maneira de dar uma cara diferente ao look.

As vantagens de substituir os sapatos de salto é que é, quase uma certeza, que você não terminará a festa em chinelos com o vestido se arrastando pelo chão, poderá curtir sem preocupação e dançar todas as suas músicas de festa de casamento. E mais: pode aproveitar todo os despojamento da festa, já que você já estará assim confortável, e pular muito na hora de jogar o buquê de flores! Confira na nossa galeria qual pode ir melhor com seu vestido de festa. Inspire-se!