Esses dias vimos na televisão a notícia de uma meninas que se alimentava de shakes para emagrecer há alguns meses e, de repente, suas pernas pararam de funcionar. Ela não tinha as vitaminas necessárias para fazer seu corpo funcionar normalmente, então o corpo decidiu não cooperar mais, cortou uma operação necessária: caminhar.

Convenhamos, em pleno século XXI a gente ainda acredita em dietas milagrosas. Como se já não estivesse provado que temos que queimar as calorias que consumimos, a questão é matemática. Isso ajuda o metabolismo a trabalhar e quanto mais nos mexemos, mais queimamos. Por isso, trazemos 15 regras que são necessárias para quem quiser perder peso e mantê-lo para a vida toda. Confira!

1. Não existem alimentos proibidos

A única coisa a ser proibida é o que te faz mal, causa alergia ou dificulta sua digestão. No geral, carnes, carboidratos, vegetais e gorduras saudáveis são todas necessárias para o funcionamento do organismo.

2. Consuma menos do que gasta

Como disse acima, é questão de matemática. Somente um nutricionista pode contabilizar esse número para você.

3. Atividade física é fundamental

É tão gostoso se mexer! Faça o que te dá prazer, seja dança, bicicleta no parque, caminhada com uma amiga...

4. Não ceda às calorias vazias

O que um refrigerante, um bolinho industrializado, balas e álcool aportam a você? Nada saudável. Não têm vitamina, só ajudam a inchar.

5. Não passe fome

O problema é que quando chegamos ao pico da fome, queremos algo gordo e é mais fácil comer um pão de queijo recheado com catupiry do que uma torta de espinafre light.

6. Você deve poder levar a dieta para a vida toda

Sucumbir à dieta do shake ou da sopa te faz emagrecer em uma semana e ganhar tudo depois. Uma dieta para a vida te ajuda a manter o peso.

7. Cuidado com as bebidas!

A gente cuida da coxinha que come, mas esquece que suco de laranja é muito calórico! Melhor sempre chupar a fruta ou saborizar a água com rodelas de laranja e limão.

8. Não deixe a vida social de lado

Só não caia de cabeça na cervejinha com batata frita. Faça escolhas inteligentes, peça uma carne na brasa, coma um espetinho sem farofa.

9. Não fique sem comer

Pular o almoço achando que estará perdendo calorias é loucura. Quando você se ligar, estará na padaria devorando um rissole bem gorduroso, frio e sem graça.

10. Comer é um prazer

Você verá que ao eliminar o excesso de sal e gordura seu paladar ficará mais aguçado. Então, saberá degustar a comida e não comer de forma mecânica qualquer coisa que aparece!