Larissa Guimarães Fotografia
Larissa Guimarães Fotografia

Chamado de "Astro Rei", o sol é realmente o protagonista do verão, mas é preciso ter cuidado para que a exposição só traga uma pele bronzeada, e não faça danos na cutis. Mesmo em dias nublados a ação do sol pode ser perigosa, e a exposição exagerada pode provocar perda da firmeza e da vitalidade da pele, além de manchas e até doenças graves. Para os casais que estão na fase dos preparativos e planejamento do seu enlace, pensando na decoração do casamento ao ar livre para uma estação calorosa, ou aqueles que acabaram de chegar da lua de mel, reunimos conselhos para vocês manterem os cuidados com a pele no pós-verão. Lembrando que é sempre recomendável consultar o dermatologista.

Casa da Bruxa Hotel
Casa da Bruxa Hotel

1. Use protetor solar

Os raios ultravioletas (UV) do sol são nocivos o ano todo, mesmo em dias nublados. Por isso, é fundamental o uso constante de protetor solar que ofereça no mínimo fator de proteção 30 e que seja resistente à água. Passar o filtro solar no rosto e corpo se faz necessário em locais adversos porque tanto a água e a areia quanto a neve refletem os raios solares, então quem está aproveitando as férias ou mora em cidades litorâneas ou de frio intenso precisa se cuidar, mesmo depois da estação mais quente do ano.

2. Beber água

A primeira sugestão é clássica e necessária. Beber água regularmente, de um a dois litros por dia, mantém a pele e o cabelo saudáveis porque equilibra o organismo com um todo – digestão, rins, circulação - e regula a temperatura corporal. Tudo isso beneficia o corpo interna e externamente. É uma forma de hidratar naturalmente de dentro para fora e se sentir bem em qualquer modelo de vestido para festa ou traje.

3. Banho com água morna à fria

A água quente remove a barreira protetora da pele e é isso que provoca ressecamento, principalmente quando estamos no verão, com temperaturas altas e em clima seco. Portanto, tente tomar banho com água morna à fria para evitar coceira, pele ressecada e manchas vermelhas. Reduzir o tempo do banho também é bom para o corpo e para o meio ambiente.

Para a noiva que está pensando em algum modelo de penteado para casamento que deixe as madeixas em evidência, saiba que a água fria reduz a oleosidade e a escamação nos fios, porque remove as impurezas e as células mortas do couro cabeludo.

4. Lavar rosto e corpo

Usem sabonetes neutros e suaves para lavar o corpo e o rosto, ainda mais se vocês chegaram de viagem e estão bronzeados. Há no mercado alguns produtos específicos como loção e gel de limpeza. Além de proporcionar uma sensação refrescante e hidratante em meio a muita poluição.

5. Receitas caseiras

Cremes hidratantes próprios para o rosto também são bons investimentos. Mas se quiser apostar em receitas caseiras, temos algumas sugestões para hidratar a pele, acalmar a vermelhidão e reduzir a oleosidade, que aumenta devido ao calor.

  • Para hidratar

Abacate

Misture ¼ de abacate com 1 colher de sopa de semente de linhaça e outra de mel, deixe o creme que se forma no rosto por 20 minutos, depois enxague com água fria.

Amasse um abacate e misture com uma colher de mel até virar uma pasta. Aplique sobre a pele (já limpa) e deixe agir por 20 minutos. Enxágue. Se você conseguir, faça essa receita uma vez por semana e veja a diferença.

Pepino

Bater um pepino médio com meia colher de sopa de amido de milho e fazer uma máscara hidratante. Deixe no rosto por 20 minutos, depois enxague com água fria.

Cenoura e mamão

Corte meia cenoura e bata junto com um pedaço pequeno de mamão. Deixe no rosto por 20 minutos, depois enxague com água fria.

  • Para acalmar a pele

Chá de camomila gelado

O chá acalma e alivia o exagero à exposição solar. Prepare-o e deixe gelar. Aplique sobre a pele e deixe agir por alguns minutos. Depois enxague com água.

  • Brilho natural

Clara de ovo e mel

Para fazer a mistura, bata uma clara de ovo até formar o ponto de neve. Depois acrescente uma colher de mel e misture. Para aplicar, é necessário umedecer o rosto antes, com água morna. Deixe agir por 15 minutos, lave com água fria e repita o processo. Assim como as outras máscaras, fazer uma à duas vezes por semana ajuda nos resultados, deixará a pele lisinha e brilhosa.

Iogurte, aveia e mel

Coloque em um recipiente três colheres de mel, meia xícara de iogurte e duas colheres de aveia em flocos. Aplique na pele e faça movimentos circulares durante uns 15, 20 minutos. Depois lave o rosto com água gelada. Assim como a receita do abacate, se conseguir faça uma vez por semana. Ajuda a remover as células mortas, hidrata e ajuda a dar um brilho natural.

6. Óleo de coco

O óleo de coco merece uma atenção especial porque vale para o rosto, corpo, cabelo e unhas. Há produtos com este ingrediente e outros ativos para passar nos cabelos, além de xampus e condicionadores. Para o rosto e corpo recomendamos misturar óleo de coco com meia colher de cúrcuma em pó, deixar 10 minutos e enxaguar. Esses dois ingredientes são capazes de rejuvenescer, cicatrizar e desinflamar a pele, sendo um ótimo aliado no pós-verão.

7. Água termal

Outra boa alternativa é borrifar água termal gelada no rosto e isso vale para o ano todo. O produto protege contra os raios solares, poluição e bactérias, hidrata, refresca e acalma, porque tem propriedades curativas e ainda prepara a pele para a maquiagem. É vendida em farmácias e todos podem usar, sem restrições. Uma das receitas caseiras é ferver um copo e meio de água com um sachê de chá de camomila e meia batata doce por 10 minutos, coar e esfriar para depois colocar em um borrifador. A mistura dura um mês se manter na geladeira.

8. Esfoliação

A ideia é remover as células mortas e recuperar a pele, então a esfoliação é boa pedida. Uma receita para se fazer em casa é misturar açúcar, mel e fubá, passar no rosto e massagear com muita delicadeza. Mesmo assim, procure um dermatologista para verificar qual produto e procedimento são os mais adequados, porque pode agredir a pele se você a tem muito sensível.

Há quem faça também a esfoliação com limão e açúcar. A dica é misturar 1 limão grande espremido para cada 2 colheres cheias de sopa de açúcar, lembrando que deve utilizar açúcar refinado. Tenha cuidado para não passar essa mistura caso o rosto tenha acne inflamada ou em outras partes do corpo mais delicadas, e tenha atenção para lavar bem a pele depois. Use muita água para retirar todo o limão da pele.

9. Escalda-pés

Pode colocar vinagre na água morna em uma bacia e mergulhar os pés por alguns minutos ou, no lugar do vinagre, usar sais e óleos essenciais para aliviar a tensão, calos e bolhas. A massagem tem que ser feita na planta do pé pressionando levemente, com óleos de amêndoas ou hidratante. O escalda-pés é excelente para descansar depois de usar sapatos de salto alto ou depois de caminhar muito durante uma viagem.

Esses cuidados melhoram o bem-estar do casal para que possam aproveitar cada momento do dia C, desde a preparação, passando pela festa, dançando todas as música do casamento, e até depois da lua de mel. Apreciar os momentos de maneira saudável sempre vale mais a pena. A sua pele agradece!