O suor é um "modo" encontrado pelas glândulas sudoríparas para permitir que a temperatura do corpo fique estável e mais fresca, no dia do casamento, pela ansiedade e nervosismo, é provável que muitos casais suem mais que o normal. Muitas pessoas com transpiração excessiva podem sofrer de hiperidrose generalizada, afetando todo o corpo ou apenas algumas partes. No dia C, a mesma importância dada ao vestido de noiva perfeito, ao terno correto, à maquiagem e ao penteado de casamento, também devem ser dada à aparência física dos dois e à higiene corporal. São pontos fundamentais que permitirão que vocês brilhem ainda mais e garantam um visual incrível. Os homens, mesmo que não sofram de nenhum distúrbio, suam, naturalmente, mais que as mulheres. Alguns chegam ao ponto de gotejar, apenas ao dançarem uma única música da festa de casamento. Por isso, conheçam alguns métodos e dicas que podem ajudá-los a não passarem nenhum desconforto nesse dia.

Antitranspirante ou desodorante

A indústria cosmética disponibiliza vários tipos de antitranspirantes e desodorantes e vocês devem conhecê-los para saber diferenciá-los e adotar o que melhor se adapte ao seu corpo. O importante é que procurem um produto de extrema qualidade para uma duração adequada, e assim ter êxito nesse dia tão especial.

  • Desodorante  Retira totalmente o mau cheiro produzido pelo suor, uma vez que possui substâncias ativas que reduzem a concentração de bactérias. O desodorante  pode ou não ter alguma fragrância, para retirar o odor, mas deve ter longa duração. Bem adequado para que a noiva atire o seu maravilhoso buquê de noiva vermelho sem exalar nenhum cheirinho desagradável.
  • Antitranspirante  Extermina as bactérias e inibe o mau cheir. Apresenta elementos, entre seus componentes, que impedem temporariamente as glândulas sudoríparas de produzir o suor. Ideal para onoivo que, provavelmente, não quer aparecer na foto cortando o seu bolo do casamento quadrado ou fazendo o famoso brinde do casal com o terno e a camisa molhados de suor.

Cuidados extras com o rosto e as axilas

Se a ideia é usar um vestido de noiva tomara que caia, deve ter atenção redobrada nesse detalhe. Já o noivo, embora não vá expor sua axila, precisa ficar atento para não correr o risco de ter que ficar de paletó a noite toda para não demonstrar a mancha na camisa. Basta tomarem alguns cuidados essenciais que os deixem protegidos.

  • Procurem lavar a pele com sabonete antiséptico para retirar qualquer resíduo de desodorante.
  • Se optaram por esfoliação no local (algumas noivas também optam por fazer esfoliação total do corpo): atenção para não irritar a pele a ponto de ficar com alguma lesão.
  • Antes de aplicar qualquer produto, seque bem toda a região, impedindo que fungos e bactérias produzam mau cheiro antes mesmo de distribuirem as lembrancinhas do casamento.
  • Caso o modelo de vestido de noiva deixe a pele da axila à mostra poderá camuflar manchas e irritações utilizando o pó translúcido.
  • Independente do método de depilação eleito, deve ser o mesmo que estão habituados usar, evitando assim que a pele fique irritada. A depilação dos pelos na área das axilias e até no rosto, com a retirada do buço, ajuda a controlar a transpiração. Mas escolha um processo que não seja tão agressivo com a sua pele.
  • Caso vocês sofram com a transpiração excessiva a ponto de ser um grande incômodo, podem recorrer a aplicação de toxina botulínica ou o botox, que impede a glândula de produzir o suor. Porém esse procedimento deve ser feito por um médico e dura aproximadamente 6 meses.
  • Não economize e use produtos de qualidade! Seja na maquiagem, nos produtos utilizados para deixar intacto seu penteado com tranças para casamento ou na hora de preparar a pele, o ideal é usar produtos que sejam confiáveis, tenham durabilidade e sejam até a prova d’água. Caso prefira, existem sombras, pós compactos e outros tipos de maquiagem com duração 24 horas.
Susy Asalim Fotografia

Pode parecer desnecessário cuidar até da aparência da axila só porque vão se casar, mas vocês não querem estar "pingando" de suor antes mesmo de ver a decoração da igreja do casamento. Com a grandeza deste tipo de evento todos os pequenos detalhes fazem muita diferença, e vocês devem estar antenados em tudo para não dar margem para falhas. Depois de ler sobre esses cuidados, e colocar as dicas em prática, respire fundo e tente não se estressar além do necessário. A sua calma também ajudará a manter a temporatura do corpo e a maior preocupação será se o seu buquê de flores está perfeito e fresquinho, como você.