Aquiles Torres Fotografias
Aquiles Torres Fotografias

Casar ao ar livre está no topo da lista de preferência entre noivos nos últimos anos. Os casais tem buscados cenários cercados por natureza como pano de fundo para receber suas bênçãos. O que podemos notar com a crescente tendência é que as propostas de decoração para casamento estão cada vez mais autênticas e adoráveis, onde elementos originais trazem mais encanto a todo o décor. É o caso dos portais, que enriquecem a produção e ainda rendem lindas fotos do vestido de noiva ou do traje do noivo na chegada à cerimônia. 

Patrícia Campos Cerimonial
Patrícia Campos Cerimonial

Seja na praia, no campo ou na cidade, incluir um portal será um ótimo aliado na ornamentação. São diversas alternativas e acabamentos, assim, é preciso encontrar o que melhor se adapta a todo o contexto e à identidade visual do seu dia. O formato também garante originalidade e traz maior sintonia com o espaço da cerimônia e, por isso, hoje contamos tudo sobre os portais, como usá-lo e como deixá-lo ainda mais charmoso.

Fazenda das Taipas
Fazenda das Taipas

De acordo com o espaço

Caso a cerimônia seja realizada num grande gramado ou num jardim extenso, o portal deve ser proporcional ao tamanho da área que estará o altar, um bom recurso para delimitar o local da cerimônia. As portas duplas são ideais para espaços amplos, podem ser de madeira antiga trabalhada, de ferro ou de vidro, que acompanhe o estilo da decoração de casamento simples e elegante e se integrem com cadeiras ou bancos da cerimônia. Independentemente de qual modelo escolham, tanto a altura como a largura também precisam estar de acordo com o tamanho do local, garantindo mais graça ao detalhe. 

Dream Image - Foto e Filme
Dream Image - Foto e Filme

Com o acabamento perfeito

Além de carregarem um certo misticismo, existe uma simbologia em torno dos portais. É o primeiro passo em direção ao "sim", e quando são abertos todos os olhares se voltam para um dos protagonistas do dia, um dos ápices no início da cerimônia. Por isso, deixem a imaginação fluir e usem muita originalidade para incluir um portal cheio de personalidade.

Soul Side Photo
Soul Side Photo

Podem ser estilizados com vários recursos. Usar as flores do casamento é a opção mais clássica, já arranjos florais são infalíveis, mas podem investir em tecidos esvoaçantes presos à estrutura, galhos secos, frutas, folhagens e muitos outros elementos. São muitas opções de acabamentos para surpreender a todos e valorizar o ambiente com um portal incrível que se destaque na área da cerimônia.

Marchiori Eventos
Marchiori Eventos

A passarela certa

Com uma importante missão de protagonizar a caminhada até o altar, a passarela merece ser bem planejada, ela é parte integrante e fundamental para dar mais charme ao portal. Para acertarem na escolha, procurem uma alternativa que tenha a largura adequada para a abertura do portal. As cores e estampas devem estar em harmonia com a paleta de cores das flores e do próprio portal, e podem até investir em algo que crieo um contraste, e assim eleve o décor do ambiente.

Ecology Decorações
Ecology Decorações

Personalidade ao pé da letra

O casal pode se unir e, literalmente, colocar a criatividade para fora e conceber um portal autêntico. Podem repaginar aquelas portas abandonadas que estão sem uso e colocar as iniciais do casal, fazer um efeito descascado ou até escolher uma pintura original. Se a cerimônia for realizada na praia, podem fazer um portal com a base de bambu, coberto com flores e tecidos coloridos, fáceis de fazer, e será um item inesquecível do dia, especialmente por ser feito com amor.

Denis Silveira Fotografia
Denis Silveira Fotografia

Sabendo o significado poético que o portal representa, cada vez mais presenciamos o seu uso, e surgem propostas fascinantes, que elevam o décor e comovem os casais com esse pequeno detalhe. Seja um arco de flores, um portão de ferro, uma porta vai-e-vem ou portas marroquinas, as possibilidades para que casal tenha uma entrada triunfal são imensas, com a noiva empunhando seu buquê de flores, ou o noivo com seu traje marcante. Por isso, assim que definirem o espaço e estilo de décor, pensem no portal cujas portas darão início à cerimônia.